fbpx

Pix com cartão de crédito é possível? Vale a pena? Entenda agora

Tempo de leitura: 3 minutos

“Aceita PIX?” O PIX já faz parte da rotina dos brasileiros e está ajudando muita gente a fazer pagamento de um jeito mais prático. Como o método é novo — foi lançado em novembro de 2020 —, é natural termos dúvidas sobre ele. Por exemplo: “estou sem dinheiro na conta, posso fazer um PIX com cartão de crédito?”

Já podemos adiantar que a resposta é SIM. Existem algumas formas de usar o limite do cartão para fazer um PIX. Entretanto, é muito importante que você tenha outras informações para ter certeza de que essa é a melhor escolha para sua vida financeira. 

Continue a leitura para entender melhor!

Como funciona o PIX? 

O PIX é um método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC). A sua principal vantagem é a praticidade: basta informar a chave ou ler o QR Code para mandar dinheiro de uma conta para outra em qualquer dia e horário. 

Na prática, ele funciona de maneira muito parecida com as transferências TED/DOC. Afinal, uma pessoa utiliza o saldo que tem na conta para enviar dinheiro para outra conta. As principais diferenças são que ele é gratuito e ilimitado para pessoas físicas e não tem limites de horário.

Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do PIX? Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto. SAIBA TUDO SOBRE O PIX

Dá pra fazer PIX com cartão de crédito? 

Se o PIX é parecido com uma transferência bancária, faz sentido dizer que é necessário ter dinheiro em conta para utilizá-lo , certo? Por isso, o jeito mais prático de fazer um PIX é utilizando seu saldo bancário.

Acontece que existem algumas instituições e carteiras digitais que permitem o uso do limite do cartão de crédito para fazer PIX. Geralmente, funciona assim: você usa o seu limite pré-aprovado para colocar dinheiro na conta e, em seguida, utiliza a plataforma para fazer o PIX a quem desejar.

Como vamos ver com mais detalhes ao longo do texto, é possível que juros e outras taxas estejam envolvidas nessa operação. É como se você estivesse fazendo um empréstimo, entende? Sendo assim, é indispensável analisar a proposta com cuidado.

Quais empresas oferecem Pix com cartão de crédito?

Agora que você já entendeu como é possível fazer PIX com cartão de crédito, selecionamos algumas empresas que disponibilizam essa opção. Veja, e compare as condições!

PicPay

Quem utiliza o app de pagamentos PicPay, mas não tem saldo suficiente para fazer uma transação, pode utilizar o limite do cartão de crédito cadastrado para depositar o valor na carteira e fazer um PIX.

Para isso, basta cadastrar um cartão válido e, na hora de fazer o pagamento, selecionar que deseja utilizá-lo na operação. Essa é uma funcionalidade nova e que está sendo liberada aos poucos. Então, se essa opção ainda não apareceu para você, é só manter o app atualizado e aguardar, beleza? 

Confira quais são as taxas do serviço:

  • pagamentos no crédito à vista: 3,99% do valor total;
  • pagamentos parcelados (é possível parcelar em até 12x): 3,99% + juros que variam de acordo com a quantidade de parcelas.

Banco Digio

Clientes do Banco Digio também podem utilizar o limite disponível no DigioCartão para fazer PIX. Só que o valor da operação deve ser entre R$ 50,00 e R$ 3.000,00. O pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes e é preciso pagar uma taxa de 9,9% ao mês.

RecargaPay 

RecargaPay é uma carteira digital que permite aos clientes adicionar saldo em suas contas por meio do cartão de crédito. Após o processo, é possível fazer recargas de celular, pagar contas e também fazer um PIX. É cobrada uma taxa de 2,99%.

Empréstimo com limite do cartão de crédito

Algumas instituições ainda não disponibilizam o PIX com cartão de crédito. Mas em alguns casos é possível fazer um empréstimo com o limite do cartão e realizar operações de pagamento (inclusive, o pagamento instantâneo). 

Em alguns bancos, basta o cliente ir até um caixa eletrônico e fazer o saque do valor desejado do limite pré-aprovado. 

Com o dinheiro em mãos, é só depositá-lo em uma conta bancária de sua titularidade para fazer o PIX. Vale lembrar que o empréstimo com cartão de crédito também possui taxas e juros que variam de acordo com a instituição.

Pix com cartão de crédito vale a pena? 

Fazer um PIX do modo convencional, ou seja, utilizando o dinheiro da conta, é (quase) sempre a melhor opção. No entanto, sabemos que imprevistos acontecem e que nesses momentos o cartão de crédito pode ser uma verdadeira luz no fim do túnel. 

Antes de fazer qualquer transação financeira (especialmente empréstimos), é fundamental comparar as suas vantagens e desvantagens. Nós vamos listar algumas aqui, mas lembre-se de que estamos pensando de forma generalizada.

Isso significa que você pode adaptar essa lista de acordo com a sua vida financeira, combinado? 

Pontos positivos

  • em algumas instituições é possível parcelar o valor;
  • a pessoa vai receber o pagamento imediatamente;
  • o pagamento será realizado na próxima fatura do cartão (o que pode ser o fôlego que você precisa para resolver um problema urgente).

Pontos negativos

  • vai ser preciso pagar juros e taxas;
  • o limite do cartão de crédito fica comprometido.

Além do PIX, você sabia que dá para pagar contas e boletos utilizando o cartão de crédito? Nós fizemos um conteúdo completo com o passo a passo de como fazer isso de maneira estratégica. Não deixe de conferir! 

Esse artigo foi útil?
[Total: 1Média: 5]

Tags relacionadas

Leandro Jesus

Você pode gostar também