O cartão de crédito facilita a vida de muita gente, mas pode ser uma dor de cabeça quando o assunto é segurança. Com o aumento no seu uso para pagamentos, e também com o crescimento de transações informais e online, os golpes aumentam proporcionalmente.
Confira, então, nossas dicas para não cair em ciladas ao utilizar o seu cartão!
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ToggleQuais são os golpes mais comuns no cartão de crédito?
O mercado financeiro mudou nos últimos anos, bem como as formas de pagamento, o que criou espaço para estelionatários praticarem novos e “criativos” golpes. Para quem usa o cartão de crédito, é preciso atenção.
Para minimizar os riscos do cartão de crédito, confira os tipos mais comuns de golpes a seguir!
1. Clonagem e falsa confirmação de dados
Esse crime consiste na cópia dos dados do cartão do usuário. O golpe do cartão clonado pode acontecer de diversas formas: a principal é obtendo os seus dados por meio da cópia das informações pessoais, como nome, validade, número e código de segurança do cartão.
Geralmente, os estelionatários obtêm esses dados em sites falsos, nos quais você registra o seu pagamento, e em lojas físicas, ao tirar uma foto do cartão ou por meio de um “chupa cabra” (aparelho colocado nos leitores de cartões em lojas ou em caixas eletrônicos).
Para evitá-lo, você pode:
- Optar pelos pagamentos por aproximação, nos quais não é preciso inserir o cartão em uma máquina que pode estar adulterada;
- Manter sempre o cartão à vista, sem entregá-lo para funcionários;
- Comprar apenas em sites seguros, que têm “https” no início da URL;
- Ativar o aviso de compras por SMS/app para monitorar transações.
2. Troca de cartão
Redobre a atenção na hora de pagar! No golpe da troca de cartão de crédito, os estelionatários se aproveitam de distrações para roubar os clientes.
Funciona assim: ao entregar o cartão para realizar um pagamento, o golpista te distrai e, ao mesmo tempo, observa o número da senha que você digita. Rapidamente, ele troca o seu cartão e te entrega a versão falsa.
Você nem percebe na hora e vai embora e, então, com o seu cartão e senha em mãos, ele faz vários pagamentos e te traz uma série de dores de cabeça! Por isso, para tentar evitar esse golpe, nunca tire os olhos do cartão e proteja bem a sua senha quando for digitá-la.
3. Golpe da ligação do banco
Neste golpe, uma pessoa se passando por um atendente do seu banco te liga dizendo que identificou transações suspeitas no seu cartão. Por isso, informa que precisará fazer o bloqueio e, para isso, você deve confirmar alguns dados.
Em seguida, ele pede informações como saldo da conta, número do cartão, senha, etc. Além disso, também pode solicitar que você baixe algum aplicativo no telefone, por meio do qual será possível roubar os seus dados.
Lembre-se: bancos e outras instituições financeiras nunca ligam pedindo para que você informe os seus dados pessoais, nem sua senha. Além disso, você nunca precisará fazer download de um novo aplicativo.
Para evitar cair nesse golpe, tente manter a calma e desligue imediatamente se a ligação parecer suspeita. Em seguida, confirme eventuais fraudes pelos canais oficiais do seu banco ou falando com o seu gerente.
4. Golpe do Delivery/Golpe do Motoboy
Essa modalidade de golpe é uma das maiores preocupações dos usuários de aplicativos de comida e de serviços de entrega. Nele, o cliente faz um pedido usando algum app e, quando o motoboy chega, ele oferece uma maquininha com o visor quebrado ou manchado, o que inviabiliza a visualização do preço.
O entregador, então, digita um valor bem superior ao correto e o consumidor digita a senha sem desconfiar do erro. Em vários casos, a maquininha pertence ao motoboy e ele fica com todo o dinheiro do golpe.
Para evitar esse tipo de problema, você pode cadastrar o cartão no aplicativo de entregas e fazer o pagamento na hora. Outra opção é se recusar a passar o valor com a maquininha quebrada.
5. Golpes com links falsos (pishing)
Neste tipo de golpe, você recebe um e-mail ou SMS dizendo que precisa confirmar uma compra ou conta. Porém, ao clicar, é levado a um site falso, onde digita os dados do cartão.
Com isso, os criminosos conseguem acesso aos seus dados e podem fazer transações financeiras como se fossem você. Então lembre-se: nunca clique em links de e-mails ou mensagens duvidosas.
Se realmente precisar confirmar alguma compra, digite você mesmo o site do banco ou loja no navegador. Além disso, ative a verificação em duas etapas do cartão de crédito sempre que possível.
6. Golpes em compras online falsas
Neste golpe, é comum encontrar sites ou perfis em redes sociais que vendem produtos com um preço muito abaixo da média. Acreditando se tratar de uma promoção, o cliente faz a compra e informa os dados do cartão — mas nunca recebe o produto.
Uma forma simples de evitar esse tipo de problema é pesquisando a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui. Além disso, embora seja possível que se trate de uma promoção, é prudente desconfiar de ofertas muito boas.
Por fim, lembre-se: cartões virtuais temporários ou com limite ajustável são os mais seguros para fazer compras online.
7. Golpe da compra por aproximação
O cartão por aproximação pode oferecer vantagens quando o assunto são golpes, mas ele não é totalmente imune a riscos. No golpe da compra por aproximação, criminosos tentam cobrar pequenas quantias por aproximação em lugares movimentados (ônibus, filas) usando um leitor de cartão portátil.
Embora seja mais difícil obter sucesso porque, em geral, as compras por aproximação demandam um certo tempo para que a leitura seja efetuada, há quem saia prejudicado. Por isso, capinhas protetoras (capinhas anti-RFID) podem ser uma boa ideia.
Outra ação que pode ajudar na sua segurança, neste e em outros casos, é ativar notificações imediatas de uso pelo app do banco. Assim, você sabe quando uma compra é feita no seu cartão e pode cancelá-lo com mais rapidez, se necessário.
O que fazer depois de sofrer um golpe no cartão?
Se você notou irregularidades no seu cartão ou na sua conta bancária e suspeita ter sido vítima de um golpe, o primeiro passo é manter a calma. Nesse tipo de situação, agir rápido é a melhor maneira de evitar transtornos e minimizar os prejuízos. Você deve:
- Bloquear o cartão imediatamente: seja pelo aplicativo do banco, seja ligando para a central de atendimento, solicite o bloqueio total do cartão e a emissão de um novo. Assim, as transações ficam paradas.
- Identificar movimentações suspeitas: anote todas as compras, transferências e outras transações que não foram feitas por você. Para comprová-las, tente armazenar detalhes como nome da loja, horário e valor.
- Peça a abertura da contestação dessas transações: depois de falar com o seu banco e relatar o golpe, você pode contestar as transações indevidas. O valor fica suspenso enquanto o banco faz uma análise interna e decide se efetuará o estorno.
- Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.): o boletim de ocorrência pode ser feito online ou na delegacia mais próxima. Ele é importante sobretudo nos casos em que houve roubo de dados pessoais ou em que o cartão foi entregue a terceiros. Lembre-se, ainda, de guardar o número do B.O., pois ele pode ser necessário durante a contestação das transações.
- Comunique a fraude aos órgãos de proteção ao crédito: você pode cadastrar um alerta de fraude em órgãos como o Serasa, o SPC ou o Boa Vista. Assim, previne que os criminosos usem seus dados para fazer compras ou abrir contas em seu nome.
- Altere suas senhas: trocar a senha do cartão, dos aplicativos, do e-mail e de outros cadastros online também é uma forma de aumentar a segurança e evitar que criminosos tenham acesso a mais dados sensíveis. Sempre que possível, ative a verificação em duas etapas.
A responsabilidade é minha ou do banco?
Cada caso é um caso. Mas o banco absorve a responsabilidade financeira em caso de golpe, na maioria dos casos.
A justiça vê essa responsabilidade porque, por lei, as instituições financeiras devem zelar por seus clientes em caso de operações suspeitas. Contudo, é importante comunicar o golpe o mais rápido possível e colaborar com o processo de investigação.
Além disso, faça a sua parte e tenha atenção na hora das transações, para que os bancos não tenham margem para levantar suspeitas e te responsabilize pelo prejuízo.
E se o banco não quiser estornar o valor?
Caso o banco não queira se responsabilizar e fazer o estorno do cartão de crédito, você pode registrar uma reclamação no Procon, explicando o ocorrido, ou em sites como o Reclame Aqui. Em casos em que houver prejuízo comprovado e recusa indevida do banco, você também pode acionar a justiça.
Caso a instituição financeira tente lhe responsabilizar por coisas que fogem ao seu controle, como a clonagem do cartão, você pode, ainda, entrar com uma ação de danos morais.
5 dicas para evitar golpes no cartão de crédito
Agora que você já sabe o que fazer caso sofra um golpe no cartão, que tal entender também as maneiras de se proteger para que isso não aconteça? Confira, a seguir, 5 dicas práticas!
1. Cheque se o site é seguro
Uma das maneiras de verificar a segurança de um site é confirmando se ele tem uma URL https. Outra opção é, antes de comprar, ler a opinião de outros consumidores, verificar as redes sociais das empresas e pesquisar se o site tem muitas reclamações em plataformas de auxílio ao consumidor, como o Reclame Aqui.
2. Não compartilhe informações sensíveis
Sua senha e código de segurança do cartão (CVV) são de uso pessoal e foram criados exclusivamente para te proteger. Por isso, nunca compartilhe com ninguém! O mesmo vale para os seus dados, como CPF, RG, data de nascimento etc.
Para evitar golpes em estabelecimentos ou na rua, repare se tem alguém te observando ao utilizar a maquininha, e, se possível, oculte seu código de segurança com um adesivo para que ninguém consiga gravá-lo.
E uma dica extra: nunca anote senhas em locais de fácil acesso! Guarde-as em local seguro e procure escreve-las como um código que só você entende. Assim, mesmo que alguém encontre suas anotações, não conseguirá identificar qual é a senha.
3. Redobre a atenção em locais cheios
É muito fácil se distrair em grandes eventos e aglomerações. Ao ter o cartão devolvido após uma compra, certifique-se que ele é realmente seu, observando as cores e o nome gravado. Além disso, confira se o valor digitado corresponde ao preço da compra e atente-se para que ninguém esteja de olho enquanto você digita a senha.
4. Habilite os avisos de compra
Essa é uma dica de ouro! Atualmente, quase todas as instituições financeiras possuem plataformas que permitem o cadastro de avisos de segurança. Utilize esse benefício! Com ele, você pode identificar rapidamente possíveis fraudes.
Caso não reconheça uma compra, lembre-se de cancelar seu cartão imediatamente.
5. Use cartões virtuais para compras online
Os cartões virtuais funcionam com dados que mudam a cada compra ou têm prazo de validade curto, o que impede que o cartão seja usado novamente, mesmo que os dados vazem. Além disso, podem ser facilmente gerados ou excluídos, facilitando o pedido de cancelamento em caso de fraude — sem afetar outros cartões ou compras.
Pronto: você sabe tudo o que precisa fazer para se proteger. Aproveite, então, para aprender a aproveitar essa ferramenta ao máximo e veja como fazer um pix com o cartão de crédito!