De acordo com os dados do Banco Central, o número de cartões de crédito equivale a quase o dobro da população economicamente ativa no Brasil. Isso significa que o brasileiro tem a tendência de ter mais de um cartão — o que pode representar, por um lado, mais inclusão financeira, mas também pode contribuir para o endividamento.
Nesse cenário, bloquear um cartão pode ser necessário em situações como perda, roubo, fraudes ou simplesmente para maior segurança. Também pode ser uma alternativa para quem busca evitar dívidas e se organizar melhor.
Ao longo deste conteúdo, você entende como bloquear o cartão de crédito, em quais cenários ele pode ser bloqueado pelo banco e o que fazer para evitar que isso aconteça. Continue lendo e confira!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleConheça 4 jeitos de bloquear o cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a fazer compras, construir um bom relacionamento com um banco e alcançar seus objetivos financeiros. No entanto, ele também pode ser uma armadilha: dados do Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) mostram que 84,7 milhões de clientes possuíam saldo devedor maior que zero.
Além disso, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), observou que o percentual de famílias endividadas atingiu 78,8% em 2024. Dessas famílias, 86,9% mencionam o cartão como a principal causa do endividamento.
Nesse cenário, o bloqueio do cartão pode ser uma alternativa para evitar compras impulsivas e o aumento das dívidas. Algumas formas de realizar essa ação são:
- Usando o aplicativo do banco: a maioria das instituições financeiras permite bloqueios temporários ou definitivos pelo app.
- Ligando para a central de atendimento: o serviço de atendimento do banco pode te ajudar a realizar o bloqueio imediato do cartão de crédito.
- Usando um caixa eletrônico: alguns bancos permitem que o bloqueio seja feito diretamente em um terminal de autoatendimento.
- Indo até a agência bancária: para bloqueios definitivos ou casos específicos, a visita a uma agência pode ser necessária.
Posso bloquear o cartão pelo celular?
Sim, a maioria dos bancos oferece essa opção. Basta acessar o aplicativo oficial da instituição financeira, procurar a seção de “Cartões” e selecionar a opção de bloqueio.
Alguns bancos permitem, ainda, bloqueios temporários, que podem ser revertidos a qualquer momento. Essa pode ser uma opção interessante para quem está tentando ter mais organização financeira.
O que acontece quando o cartão é bloqueado?
Quando um cartão é bloqueado — a pedido do titular ou do banco —, as suas funções são imediatamente suspensas. Isso significa que:
- Não é possível realizar compras ou saques;
- Pagamentos automáticos vinculados ao cartão, como streamings, podem ser recusados.
Dependendo do motivo para o bloqueio, a situação pode ser revertida pelo app, telefone ou diretamente com o banco. Se o cartão foi bloqueado por suspeita de fraude ou roubo, por outro lado, o banco deve emitir um novo cartão com outra numeração.
Como bloquear meu cartão?
A seguir, você encontra o passo a passo específico para bloquear cartões nos principais bancos brasileiros. Confira!
Como bloquear o cartão Itaú
O bloqueio do cartão Itaú pode acontecer por meio do aplicativo. Basta:
- Fazer login na sua conta;
- Acessar a seção de Cartões;
- Escolher a opção “Bloquear cartão”.
Você também pode ligar para a central de atendimento nos telefones 4004 4828 (para capitais) ou 0800-970-4828 (para demais localidades).
Por fim, outra opção é comparecer pessoalmente em uma agência com um documento de identidade.
Como bloquear o cartão do Banco do Brasil
O Banco do Brasil também permite o bloqueio por meio do aplicativo. Basta:
- Fazer login na sua conta;
- Acessar o menu “Meus cartões”;
- Selecionar a opção de bloqueio.
Você também consegue bloquear o cartão por telefone, ligando para 4004 0001 (capitais) ou 0800 729 0001 (demais regiões).
Por fim, pode solicitar o bloqueio pelo caixa eletrônico. Nesse caso, basta usar a sua senha para confirmar a operação.
Como bloquear cartão do Nubank
O jeito mais simples de bloquear o cartão do Nubank é pelo aplicativo. Nesse caso, você pode entrar em contato com o suporte via chat, ou acessar a aba “Meus cartões”, escolher o cartão desejado e selecionar “Bloquear”.
Outra opção é ligar para 0800 608 6236 e solicitar o bloqueio por telefone.
Como bloquear cartão Santander
No aplicativo Santander, basta:
- Acessar a sua conta;
- Acessar a área “Cartões”;
- Escolher o cartão;
- Clicar em “Bloquear”.
Se você preferir, também pode fazer o processo por telefone: basta ligar para 4004 3535 (capitais) ou 0800 702 3535 (outras localidades).
Por fim, você pode ir até uma agência Santander com documento de identificação e solicitar o bloqueio a um atendente.
Como bloquear cartão da Caixa
No aplicativo da Caixa, você deve:
- Fazer login na sua conta;
- Acessar a área “Cartões”;
- Escolher a opção “Bloquear”.
Para fazer o bloqueio por telefone, pode ligar para 4004 0104 (capitais) ou 0800 104 0104 (demais localidades).
Outra opção é ir até uma agência da Caixa com um documento de identificação e solicitar o bloqueio.
Como bloquear cartão do Bradesco
Uma forma simples de solicitar o bloqueio do cartão Bradesco é pelo aplicativo. Basta:
- Fazer login na sua conta;
- Acessar a aba de “Cartões”;
- Escolher a opção “Bloqueio”.
Você também pode resolver o bloqueio por telefone, ligando para 4002 0022 (capitais) ou 0800 570 0022 (outras localidades).
Outra opção é ir até um caixa eletrônico e usar a sua senha para solicitar o bloqueio.
Quando devo bloquear o cartão?
Para além das situações mais óbvias, como em caso de perda ou furto do cartão, ou em caso de fraudes e compras não autorizadas, o bloqueio de cartão, também pode ser uma medida vantajosa para quem quer se organizar melhor financeiramente e evitar o acúmulo de dívidas.
Ao bloquear o cartão, principalmente os menos importantes, como cartões de loja, você reduz a tentação de compras impulsivas e passa a depender apenas do dinheiro disponível na sua conta, o que ajuda a desenvolver um planejamento financeiro mais sólido. Além disso, sem o uso do crédito, fica mais fácil visualizar exatamente quanto dinheiro você ainda tem e, dessa forma, evitar gastar mais do que ganha.
Outro benefício é a possibilidade de reorganizar as finanças sem a pressão do crédito imediato. Com o cartão bloqueado, o consumidor pode priorizar o pagamento de dívidas existentes e focar na construção de uma reserva de emergência. Isso também incentiva um consumo mais consciente, baseado no que realmente é necessário, em vez de depender do crédito para suprir desejos momentâneos.
Ou seja: o bloqueio do cartão também pode ser uma forma de cuidar melhor do seu dinheiro, tendo mais controle sobre o que entra e o que sai da sua conta. E, agora que você já conhece essa opção, aproveite para entender como construir o seu orçamento familiar.