fbpx

Por que meu score baixou? descubra o que faz seu score cair do nada

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já deve ter feito essa pergunta ao consultar seu score ou mesmo ao contratar algum produto financeiro e — para sua surpresa — descobrir que seu pedido foi recusado durante a análise de crédito por causa da baixa pontuação. 

Se você chegou até aqui com esta dúvida, nós te ajudaremos a entender quais são as causas da baixa na sua pontuação, já que o score não sofre oscilações sem um motivo. Essa é uma situação bastante comum e vários motivos podem impactar nessa mudança. 

Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber para cuidar melhor da sua pontuação! 

O que é score serasa?

O serasa score é uma pontuação que representa seu comportamento financeiro no mercado: se você paga as contas em dia, como utiliza seu cartão de crédito, como e quando contrata produtos financeiros, se pagou suas contas nos meses anteriores… Enfim, são vários os fatores que refletem diretamente no seu score

A pontuação funciona dentro de um ranking que vai de 0 a 1000 pontos. Quanto maior a pontuação, melhor sua reputação como bom pagador e mais facilidades você encontrará para obter crédito no mercado. 

Quais são as faixas de score do serasa?

Você já deve ter visto a situação do seu score como “baixo” ou “bom”, por exemplo, quando o acessou, mas ainda não entende muito bem como isso funciona, certo?

As faixas de classificação do score servem para definir sua situação no Serasa de acordo com sua pontuação. Assim como informações negativas e positivas interferem diretamente no resultado, as faixas do score Serasa oscilam de acordo com os mesmos fatores. 

Por isso, o sistema te coloca automaticamente em uma das faixas. Atualmente, existem quatro classificações do Serasa score: 

● Muito bom: 701 a 1.000;

● Bom: 501 a 700;

● Regular: 301 a 500;

● Baixo: 0 a 300.

Agora que você conhece as faixas, uma dica importante é focar em manter-se em uma faixa positiva ou sempre evoluir dentro da sua pontuação. Mantenha uma relação financeira saudável e isso refletirá diretamente no seu score.

Meu escore baixou do nada, o que pode ser?

É bastante comum essa dúvida quando se trata de alterações aparentemente sem explicação no Serasa score. Mas calma que nem tudo está perdido! Primeiro é preciso entender o que o órgão leva em conta para definir sua pontuação.

Vale destacar que a pontuação de crédito funciona de forma dinâmica, variando de acordo com suas movimentações financeiras e o seu comportamento de crédito. 

Provavelmente, você não encontrará problemas caso pague suas contas em dia, mas é preciso se atentar a outros fatores que podem te pegar de surpresa. Vamos entender do que o score Serasa é feito? 

O que compõe o score do Serasa?

De acordo com o Serasa, a pontuação do score é composta por seis pilares que são utilizados na análise do cenário financeiro de cada pessoa. Cada uma das causas impacta diretamente no score, que muda conforme seu comportamento em relação aos itens. 

Confira a composição do Serasa score:

Causa% de participação no score
Pagamento de crédito43,6%
Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas19,3%
Histórico de dívidas13,7%
Tempo de uso do crédito10,1%
Crédito contratado7,9%
Pagamento de dívidas5,5%

Como aumentar o score?

Uma vida financeira saudável gira em torno de maneiras para sempre aumentar de maneira prática seu score. E não é à toa, já que quanto maior seu score, maiores são as possibilidades de conseguir crédito e credibilidade no mercado. 

Por isso, você pode seguir algumas dicas importantes para mudar o cenário do seu score e avançar na pontuação. Confira:

1. Busque limpar seu nome 

Se você possui dívidas, isso pode atrapalhar sua pontuação e impactar negativamente seu score. Por isso, procure a melhor maneira de limpar o seu nome e restabelecer a confiança dos birôs de crédito. 

Você pode começar negociando agora suas dívidas com a Meu Acerto

2. Pague as contas sempre em dia

Essa é uma das regras fundamentais da vida financeira: manter o pagamento de contas essenciais, como luz, água e internet, é importante, já que até mesmo dois ou três dias de atraso podem acionar os birôs de crédito. 

Mas, além das contas em dia – principalmente do cartão de crédito, que pode ser um vilão –, é preciso pagar corretamente suas dívidas que foram negociadas, já que qualquer quebra de acordo pode impactar e muito na sua pontuação.  

3. Mantenha ativo e utilize o cadastro positivo 

Entender o que é o cadastro positivo e como ele muda a sua vida é essencial para ter um bom score de crédito. Ele funciona basicamente como seu currículo financeiro, em que o mercado analisa se você paga as contas em dia, seu comportamento de compras com cartão e a contratação de empréstimos, crediários e financiamentos. 

Por isso, além de manter ativo seu cadastro positivo, procure ter sempre um bom comportamento de crédito para que seu histórico seja saudável e positivo. Assim, você terá mais relevância com as instituições que o acessam para, por exemplo, te liberar mais crédito. 

4. Tenha bons hábitos financeiros e controle de crédito

A saúde da sua vida financeira é algo que você sempre vai precisar. Procure, então, ter hábitos que reflitam positivamente no seu score, como: 

  • pedir crédito com moderação. Novas contratações de cartões de crédito, financiamentos e empréstimos podem fazer a pontuação cair, tome cuidado; 
  • reduzir gastos desnecessários, pois isso pode te salvar de possíveis descontroles que ocasionam dívidas dentro do orçamento. Evite ao máximo; 
  • pagar o valor total das faturas de crédito. Isso vai evitar que você pague juros de parcelamento nas faturas ou até mesmo que a fature atrase; 
  • ter as dívidas e contas sob controle. Faça um controle financeiro de todos os seus gastos mensais, assim você mantém seu orçamento sob constante monitoramento; 
  • montar uma reserva de emergência. Prepare-se para qualquer eventualidade que possa impactar negativamente seu score, como dívidas atrasadas ou gastos além do planejado no orçamento. 

Gostou deste conteúdo? Confira mais artigos como este no Blog da Acerto. Aproveite também e siga a Acerto no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira!

Esse artigo foi útil?
[Total: 1Média: 5]

Tags relacionadas

Leandro Jesus

Você pode gostar também