Você pode não saber, mas nem só de negativação vive o Serasa.
Além do serviço de proteção ao crédito, a empresa conta com outros recursos muito úteis ao consumidor, e que podem te ajudar a ter o controle sobre o seu dinheiro.
Um desses serviços é o Serasa Score. Já ouviu falar? Prossiga a leitura para entender como ele funciona, as novidades na pontuação do novo Serasa Score 2.0, como ele pode te ajudar a conseguir crédito e muito mais!
Você vai ver nesse conteúdo:
Toggle- O que é o Serasa Score?
- Serasa Score 2.0: como ele funciona?
- Por que a mudança para o Serasa Score 2.0 e como ela impacta a vida financeira dos brasileiros?
- Quais são os benefícios do Serasa Score?
- Quem pode utilizar o Serasa Score?
- O que pode aumentar a minha nota?
- Como consultar o meu Score?
- Nossa opinião sobre o Serasa Score
O que é o Serasa Score?
Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a possibilidade que uma pessoa tem de arcar com suas dívidas. É a pontuação de crédito do brasileiro, e funciona como um currículo financeiro, onde empresas consultam sua pontuação na hora de liberar crédito ou financiamento a você.
A maioria das empresas verifica esse sistema em suas análises de crédito. O Nubank, por exemplo, consulta o banco de dados para fornecer o cartão de crédito aos clientes, assim como outras instituições financeiras.
Quanto mais alta for a sua pontuação, melhor será a sua reputação como um bom pagador, e mais chances você terá de conseguir as melhores condições de crédito ou financiamento.
Serasa Score 2.0: como ele funciona?
A pontuação da Serasa Score varia de acordo com o seu histórico de crédito no mercado, com a frequente negativação de dívidas no seu nome e com o que é informado pelo Cadastro Positivo.
A pontuação, como você viu, vai até 1000 pontos. Porém, recentemente, o Serasa Score passou por uma reformulação na sua política de pontos e, por isso, se chama Serasa Score 2.0. O objetivo da mudança é oferecer uma forma de avaliação mais justa e transparente para o consumidor.
No novo formato, os bons hábitos financeiros, como o pagamento das contas em dia, têm mais peso na pontuação final, diferente do que era antes.
Veja como funciona a nova classificação de pontos do Serasa Score 2.0:
- de 0 a 300 pontos: score baixo (risco alto de inadimplência);
- de 301 a 500 pontos: score regular (risco médio de inadimplência);
- de 501 a 700 pontos: score bom (risco baixo de inadimplência);
- de 701 a 1000 pontos: score excelente (risco muito baixo de inadimplência).
Por que a mudança para o Serasa Score 2.0 e como ela impacta a vida financeira dos brasileiros?
A nova pontuação do Serasa Score propõe uma análise mais justa do comportamento financeiro dos brasileiros. Antes, o histórico de dívidas do consumidor tinha o maior peso nessa contagem, sendo 30,2%, seguido do histórico do pagamento de dívidas, 26,4%.
Assim, se o consumidor antes atrasasse contas que não envolviam crédito, como as de telefone, água e luz, sua pontuação baixava e isso prejudicava o perfil financeiro para conseguir crédito.
Agora, os pagamentos de operações de crédito, como empréstimos, cartão de crédito e financiamentos, pesam mais, sendo os mais relevantes para a composição do histórico, tendo peso de 43,6%. O histórico de dívidas, que antes tinha mais importância, agora tem 13,7% de peso.
Isso quer dizer que, a partir dessa mudança, quando o consumidor paga as contas adiantadas ou no prazo isso é levado em consideração — e não somente o que ele deixou de pagar, como era antes.
Essa nova política contribui para que os consumidores tenham uma vitrine financeira mais condizente com o seu verdadeiro comportamento, o que facilita o acesso a crédito para quem realmente precisa. Bem melhor, concorda?
Quais são os benefícios do Serasa Score?
Saber como funciona a Serasa Score é fundamental para incentivar a manter suas contas em dia e não perder oportunidades de crédito.
Conheça algumas vantagens.
Entender como o Cadastro Positivo pode ajudar no seu Score
O Cadastro Positivo é um cadastro utilizado pelos órgãos de proteção ao crédito e informa o histórico positivo de pagamentos realizados pelo cliente, não só os atrasos e a falta de pagamento, como acontece na negativação.
É uma oportunidade para negativados poderem mostrar que não é porque aconteceu um descuido que eles sempre serão maus pagadores.
Por isso, o Cadastro também funciona como uma vitrine financeira, que valoriza os seus acertos. Então, se inscrever no Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar o seu score.
Receber dicas sobre educação financeira
O sistema também te dá dicas de como melhorar a sua nota de acordo com o seu histórico e, consequentemente, como melhorar sua relação com o dinheiro. Dessa forma, você consegue utilizar as boas práticas para aumentar suas chances de conseguir crédito sempre que precisar.
Crédito facilitado
Essa pode ser a parte mais importante: quanto maior a sua nota, melhores são as suas chances de conseguir empréstimos, cartões e financiamentos.
Por isso, se você pretende comprar um carro ou reformar a casa, e precisa de opções de pagamento facilitadas, ele será o seu aliado para conseguir esse crédito.
Quem pode utilizar o Serasa Score?
Os bancos e instituições financeiras podem consultar a sua nota antes de aprovar um financiamento, um limite de crédito ou qualquer outro serviço financeiro. Essa é uma forma que eles têm de saber se você é realmente um bom pagador.
Mas fique atento! Cada empresa utiliza as informações da Serasa Score de forma diferente e tem sua própria política para avaliação financeira. Isso não quer dizer que, pelo fato de seu score ser alto, ela obrigatoriamente deve liberar crédito a você, certo?
O que pode aumentar a minha nota?
Um conjunto de fatores é responsável pela sua nota. Mas você pode trabalhar individualmente em cada um deles para aumentar suas chances de ter uma pontuação melhor!
São eles:
Tenha o nome limpo
A primeira coisa a ser feita quando se está negativado e com pontuação baixa é limpar seu nome.
Estar com o nome sujo é a primeira coisa que baixa muito a sua pontuação. E quanto maior é o tempo da sua inadimplência — ou seja, quanto mais tempo o seu nome fica sujo — mais esse fato impacta no seu score.
Afinal, a nota serve justamente para entender o seu potencial como pagador. Se você demora para negociar sua dívida e tirar o seu nome do SPC ou Serasa, o sistema entende que você tem chances de repetir isso com outras empresas. Por isso, tenha atenção!
Atualize seus dados constantemente
Essa é uma tarefa bem simples e que não demanda nenhum investimento, apenas alguns minutinhos.
Atualize seus dados no site da Serasa e preencha o máximo de informações no seu cadastro que, quanto mais completo, mais confiável será.
Pague suas contas em dia
Esse é o beabá, mas que não custa reforçar. Muita gente se esquece do vencimento de uma conta ou, quando ela não chega, não procura outros meios para pagá-la.
E o tempo que você leva para pagar uma conta, mesmo que ela não deixe o seu nome sujo, também é levado em consideração no score, que diminui.
Além disso, evite fazer o pagamento mínimo do cartão de crédito ou deixar para pagar as contas no dia do vencimento. Afinal, no primeiro caso isso mostra certo descontrole financeiro e, no segundo, o pagamento pode demorar alguns dias para ser compensado.
Como consultar o meu Score?
Vamos a um passo a passo de como você pode consultar a sua nota de forma fácil e gratuita:
- Faça login com a sua conta no site Serasa Consumidor ou se ainda não tiver o cadastro, você pode entrar utilizando seu e-mail ou perfil do Facebook para começar;
- Digite o seu CPF e clique em “Consultar Agora”;
- As informações aparecerão na tela e são direcionadas de acordo com o seu perfil;
- Clique em “Entenda seu score” para tirar possíveis dúvidas e confira as dicas que podem aparecer para você.
Viu como é fácil?
Nossa opinião sobre o Serasa Score
O Serasa Score é uma boa ferramenta de controle e compreensão do seu perfil de consumidor, assim como seu comportamento como pagador.
Ela oferece uma visão positiva, e não só a de negativação, o que é ótimo.
Afinal, parece muito injusto que as empresas só se baseiem nas suas contas não pagar na hora de te fornecer crédito, e não em todas as outras que você pagou em dia.
Mas lembre-se de que a nota não garante que você consiga crédito, ok?
Essa é uma pontuação que apenas ajuda a mostrar para as empresas que você tem potencial como bom pagador e também contribui para você entender melhor sobre sua própria vida financeira.
Por isso vale a pena acompanhar!
Gostou deste conteúdo? Confira mais artigos como este no Blog Acerto. Aproveite também e siga a Acerto no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira!