fbpx

Dicas para aumentar o score: 9 dicas práticas

Tempo de leitura: 4 minutos

Certamente você já ouviu falar que um bom score é fundamental para ter acesso às melhores ofertas de crédito, seja cartões, financiamentos ou empréstimos, entre outros. 

Além disso, ter uma reputação de bom pagador só traz benefícios, não é verdade?

Por refletir diretamente o comportamento e a vida financeira das pessoas, o score de crédito pode parecer um pouco complexo de entender. Ainda mais, com relação ao aumento da pontuação.

Mas não é nada difícil e depende exclusivamente de você. Por isso, entendemos que você tenha dúvidas, como o que fazer para aumentar a pontuação do score ou o que faz a pontuação aumentar ou diminuir e, até mesmo, qual o jeito mais fácil de melhorar o score? 

Calma, que vamos te explicar o que está acontecendo com a sua pontuação e daremos algumas dicas importantes para você melhorá-la. Acompanhe, neste artigo da Acerto!

Qual o jeito mais fácil de aumentar o score?

Com uma boa pontuação do score, fica mais fácil conseguir aquele tão sonhado crédito. Mas para aumentá-la, será que existe um jeito mais fácil? Bom, de fato não existe uma fórmula para melhorar fácil ou rapidamente. 

O aumento de score é um processo que considera a evolução do comportamento financeiro da pessoa, exigindo um pouquinho de paciência para o aumento acontecer. Não há um jeito fácil, mas existem ações que você pode tomar para ter um controle financeiro mais saudável, contribuindo positivamente para a sua pontuação.

Atenção! Saiba que muitos golpistas oferecem serviços como “pagar para aumentar o score fácil”. Cuidado com e-mails ou mensagens de SMS de empresas que prometem aumentar seu score em troca de pagamento. É golpe! Não aceite. Verifique sempre informações, descontos e feirões diretamente nos birôs de crédito, como o Serasa, e em empresas oficiais de negociação de dívidas, como a Acerto

O que faz cair o score?

Antes de falarmos sobre as dicas para aumentar o score, é importante entender o que pode fazer a sua pontuação cair. Você já parou para pensar nisso? Certamente, algumas ações presentes no dia a dia fazem parte desses fatores, mas é sempre bom tê-las anotadas para não esquecer. Entre os principais fatores que podem afetar o score de crédito, estão:

  • atrasos frequentes no pagamento de contas de luz, água ou telefone;
  • não pagar em dia outras contas, como de cartão de crédito principalmente;
  • utilização excessiva do crédito disponível, como gastos descontrolados ou usar todo o limite do seu cartão;
  • pedidos ou solicitações frequentes de crédito, como cartões e empréstimos;
  • ter muitas contas em atraso ou negativadas;
  • dados cadastrais desatualizados nos birôs de crédito.

O que faz aumentar o score?

Por outro lado, existem alguns fatores que podem ajudar a aumentar o score de crédito. Algo que ajuda nessa jornada em busca de uma pontuação mais relevante. Resumidamente, alguns fatores são:

  • histórico de pagamento de contas em dia;
  • baixa utilização do crédito disponível;
  • ter contas no seu nome;
  • tempo de relacionamento com instituições financeiras;
  • ter um cadastro positivo ativo. 

Confira 9 dicas para aumentar score

Agora que você já conheceu alguns fatores que ajudam a aumentar seu score, nós preparamos também algumas dicas que vão te ajudar a entender como organizar melhor sua vida financeira. Confira: 

1. Faça a regularização de contas atrasadas 

Contas em atraso são um dos principais motivos para a queda do score de crédito. O atraso pode impactar diretamente seu comportamento financeiro e atrapalhar sua evolução em busca de uma boa pontuação. Por isso, é importante regularizar essas pendências o quanto antes. 

2. Pague as contas de cartão de crédito pontualmente 

O cartão de crédito é uma ferramenta poderosa para aumentar o score de crédito, mas só é positivo se as faturas mensais forem pagas corretamente. 

Além disso, pagar as contas em dia é fundamental para evitar juros e multas, garantindo uma boa pontuação.

3. Mantenha o Cadastro Positivo ativo 

O Cadastro Positivo é uma ferramenta que ajuda a avaliar o perfil de crédito do consumidor. Ele reúne informações sobre o histórico de pagamento, como empréstimos, financiamentos e contas de consumo, e pode ser consultado pelas empresas na hora de conceder crédito. 

Por isso, se você procura ter um bom score, mantenha o seu cadastro ativo e usufrua desse benefício.

4. Negocie suas dívidas e limpe seu nome

Dívidas em aberto podem prejudicar, e muito, sua pontuação do score, baixando-a consideravelmente e, até mesmo, negativando sue nome nos órgãos de proteção ao crédito. 

Se você se encontra nessa situação, saiba que ainda sim é possível melhorar sua pontuação. Siga essas orientações: 

  • encontre todas as suas dívidas em aberto e tenha uma relação completa delas; 
  • analise todas as dívidas e principalmente os valores em aberto de cada uma;
  • entenda sua situação financeira e quanto você conseguirá dispor para se comprometer com o pagamento das dívidas;
  • busque negociar os débitos — seja para quitá-los ou fazer um parcelamento;
  • honre seus compromissos e evite atrasar ou deixar de pagá-los para que seu nome não seja negativado e você perca a evolução da sua pontuação. 

5. Mantenha seus dados atualizados nos birôs de crédito

Manter os dados atualizados nos birôs de crédito é algo importante para garantir mais relevância à sua pontuação. Principalmente, se ela está em constante evolução. Isso porque, as empresas que concedem crédito usam essas informações para encontrar você com facilidade e verificar seu histórico de crédito. 

6. Tenha as contas no seu nome

Ter contas em seu nome, como telefone, água, luz, internet etc., ajuda a construir um histórico financeiro e pode aumentar o score. 

Isso acontece porque os órgãos de proteção ao crédito conseguem ver que você é uma pessoa responsável e que honra seus compromissos financeiros. 

Portanto, se as contas da sua casa não estão no seu nome e você cumpre pontualmente com os pagamentos, esta é uma chance de contribuir para o aumento da sua pontuação.

7. Mantenha um controle financeiro saudável 

Manter um controle financeiro saudável é fundamental para um bom score. Isso significa que você deve ter um planejamento financeiro, definir um orçamento mensal e evitar gastos desnecessários. 

Quando você mantém um controle financeiro saudável, é mais fácil pagar suas contas em dia e isso reflete positivamente no seu score. 

8. Peça crédito apenas em momentos de urgência 

Pedir crédito com frequência pode ser um sinal de alerta para os órgãos de proteção ao crédito, pois pode indicar que você está passando por dificuldades financeiras. 

Por isso, é importante que você só peça crédito em momentos que realmente precisar.

9. Faça uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é fundamental para manter suas finanças saudáveis e evitar imprevistos que possam comprometer seu score. 

Alguns imprevistos, como desemprego, doença, manutenções ou compras emergenciais outras situações podem ser melhor resolvidas se você possui uma reserva para passar por isso. 

Analise, então, sua situação financeira e o quanto você pode dispor para fazer a reserva. Esse será um passo importante, principalmente para você ter um melhor controle financeiro e uma vida financeira mais saudável e segura. 

Gostou deste conteúdo e das dicas que preparamos? Confira mais artigos como este no Blog Acerto e mantenha a saúde financeira em dia. Aproveite também e siga a Acerto no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira!

Esse artigo foi útil?
[Total: 0Média: 0]

Leandro Jesus

Você pode gostar também