Todo mundo precisa de um banco.
Independente se você investe ou não, ou de te muito dinheiro guardado, é essencial escolher uma instituição financeira para fazer transações básicas do dia a dia, como:
- pagamentos;
- transferências;
- compras no crédito;
- saques em dinheiro.
Mas já faz um bom tempo que abrir uma conta não significa burocracia: separar um dia, ir a uma agência, enfrentar fila, levar vários documentos…
A chegada dos bancos digitais dá uma nova alternativa para quem não tem tempo para esses processos, ou prefere a praticidade de fazer tudo em poucos toques.
Mas esses são apenas alguns dos motivos que fazem com que esses bancos sejam boas opções para quem quer migrar ou abrir a primeira conta.
Por isso nós listamos outros motivos que podem te ajudar a tomar essa decisão:
Praticidade
O primeiro e principal motivo, e que nós já citamos, é que dá para abrir uma conta na sua de casa, no ônibus, no trabalho… em qualquer lugar, desde que você tenha acesso a internet.
Afinal, como nesse formato a maioria das ações são feitas pelo celular, você acaba levando a sua agência com você.
E com isso, você consegue acessar de maneira fácil ao seu extrato, pedir um empréstimo, fazer uma transferência ou pagar uma conta de onde está, em qualquer horário.
Por isso é tão prático — desde a criação até o uso.
Economia
Por serem digitais, esses bancos economizam muito com agências, funcionários e outros gastos que bancos tradicionais costuma ter.
E sabe para quem eles repassam esta economia? Para o cliente!
Em média, uma pessoa gasta aproximadamente R$ 800,00 por ano com tarifas bancárias. Mas a maioria dos bancos digitais tem contas gratuitas, sem tarifas.
O Banco Inter, por exemplo, é um Banco 100% gratuito, sem nenhuma tarifa escondida. Lá, o cliente faz todo processo de abertura de conta pelo aplicativo, e pode usar todos os serviços sem nenhum custo extra, sem tarifas ou asteriscos.
Até o saque é feito de forma gratuita.
Mas lembre-se que nem todos os bancos são 100% isentos de taxas.
Por isso, antes de escolher seu banco digital, verifique todos os detalhes sobre essas cobranças.
Segurança
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os bancos digitais podem ser infinitamente mais seguros que as agências físicas.
Primeiro pela criptografia de dados — a mesma usada para negociações online — , que ajuda a proteger suas informações online, garantindo a sua privacidade e diminuindo riscos.
Segundo que, por fazer tudo de casa, você já corre menos riscos com problemas que podem acontecer em agências físicas, de todos os tipos, como golpes ou as famosas “saidinhas de banco”.
Além disso, muitos bancos digitais têm a opção do “cartão de crédito digital”, que é nada mais que uma versão do seu cartão que pode ser usado para comprar online, diminuindo as chances de que ele seja clonado.
Variedade de produtos
Por fim, mas não menos importante: os bancos digitais também vieram para revolucionar a forma com que lidamos com os produtos dos bancos.
Isso porque, além dos tradicionais empréstimos e cartões de crédito, essas instituições vieram com outras soluções — muito mais modernas e funcionais — para os seus clientes.
Um bom exemplo é o cashback: a possibilidade de fazer compras e ganhar parte do dinheiro de volta. Isso mesmo: você compra um produto de acordo com as normas daquele banco, e parte do dinheiro retorna para a sua conta.
Outro bom exemplo são as opções de investimento: com os bancos digitais ficou muito mais fácil e acessível investir dinheiro — independente da quantia ou do seu conhecimento prévio sobre o assunto.
As melhores opções do mercado possuem plataformas dentro de seus aplicativos exclusivas para quem quer investir, ajudando você a escolher a melhor opção para fazer o seu dinheiro render.
Por isso, se você está interessado, confira o nosso conteúdo com todos os detalhes sobre os principais bancos digitais, seus diferenciais e inclusive o passo a passo para abrir sua conta!
Para receber conteúdos exclusivos sobre dívidas, finanças e planejamento financeiro diretamente no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente:
2 respostas
Ainda me resta duas a três parcelas do meu notebook, fiz pelo cartão pernambucanas de crédito, se eu fizer um cartão em um banco digital, é possível eu transferir as prestações para esse cartão?
Infelizmente não. Você pode adquirir um cartão digital e cancelar o outro. Assim as parcelas continuam sendo cobradas dele, porém ele para de existir e com isso você pode usar só o digital. Quando acabar de pagar o notebook, você perde 100% do vínculo com o cartão Pernambucanas.
Os comentários estão desabilitados.