Você sabe o que é um cartão virtual? Ainda que não seja uma ferramenta tão recente assim, muita gente ainda não conhece esse tipo de cartão.
Se este é o seu caso, você chegou ao post certo para descobrir do que estamos falando!
Como funcionam os cartões virtuais e por quais motivos ele pode ser muito útil pra você. Continue a leitura para saber mais!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é um cartão virtual?
Uma das definições de virtual é “simulado eletronicamente” e pegamos esse gancho para dizer a você que um cartão virtual funciona como qualquer outro cartão, mas não existe em forma física.
Um cartão virtual tem número, data de validade e código CVV e existe apenas em meio digital, e é acessado pelo aplicativo do banco ou da instituição financeira que o oferece.
Um ponto bastante positivo dos cartões virtuais é que eles não têm custos ou taxas de manutenção adicionais por serem assim. Assim, você não precisa evitar usá-los por medo de cobranças extras indesejadas.
Como funciona um cartão virtual?
Está se perguntando como ele funciona e como fazer um cartão virtual?
Há bancos e instituições financeiras que fornecem o cartão virtual aos seus clientes automaticamente, em uma política de “use quando quiser”.
Há outros em que uma solicitação precisa ser feita pelo cliente por meio do próprio aplicativo.
O cartão virtual inclusive ficou mais conhecido devido à popularização do seu uso pela Caixa. O cartão de débito virtual da Caixa é disponibilizado para todos os clientes que possuem conta corrente, poupança, conta Caixa Fácil e/ou Poupança Social Digital.
Em todo caso, uma vez que o cartão virtual estiver disponível, você consegue acessá-lo por meio de aplicativo. Na tela de seu dispositivo, você visualiza a figura de um cartão com número, validade e CVV, além de seu nome.
A partir daí, você pode usar essas informações para fazer compras ou pagamentos com seu cartão virtual.
Um dos maiores diferenciais desse tipo de cartão é que ele não tem um número permanente. Ou seja: a cada vez que você o acessa, uma nova combinação de dados é gerada pra você. Explicaremos isso um pouco melhor abaixo.
“Duração” do cartão virtual
Algumas instituições oferecem cartões que têm duração limitada de, geralmente, 24 horas. Depois desse período, você pode acessar um novo cartão virtual, com novas informações, para seguir fazendo suas compras.
Essa duração limitada é uma estratégia de segurança que contribui para impedir que seu cartão seja clonado. Com isso, evitam-se transtornos para você e para a instituição.
Em outros casos, essa duração limitada não existe, mas uma senha é solicitada para permitir o acesso a esse meio de pagamento. Esse cartão virtual só é substituído em seu vencimento ou em caso de problemas.
Crédito, débito e pré-pago
O cartão virtual de crédito é o mais conhecido e, em geral, só é disponibilizado para quem já possui um cartão de crédito físico na mesma instituição.
Qualquer compra realizada com o cartão virtual vai ser relacionada na mesma fatura das compras realizadas com o cartão físico (caso você tenha os dois na mesma instituição). Assim, você mantém um controle fácil da fatura do cartão de crédito e não corre o risco de pagar a fatura de um, mas não de outro.
Algumas instituições também oferecem o cartão virtual de débito. A diferença é que as operações não são registradas em fatura a ser paga depois, sendo o valor automaticamente debitado da sua conta no ato da operação.
Por fim, existe o cartão virtual pré-pago que demanda que você faça um depósito ou transferência para uma conta para carregar o cartão e, então, utilizá-lo.
Em nosso blog, temos um post sobre cartão de crédito pré-pago que pode ajudar você a entender melhor como esse tipo de cartão funciona.
Quais bancos e financeiras oferecem?
Agora que você já sabe melhor o que é um cartão virtual, deve querer saber a quem recorrer para ter o seu. Certo? Diferentes instituições oferecem esse tipo de cartão para compras online e pagamentos. Entre elas, estão:
- Nubank;
- Banco Inter;
- Itaú;
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Caixa;
- Superdigital e outros.
Para quais tipos de compras e pagamentos ele pode ser usado?
Serviços e sites de compra online adotam diversas medidas de segurança para proteger os clientes e evitar que seus dados sejam roubados por gente mal-intencionada.
Apesar disso, problemas com o uso de cartões podem acontecer e todos querem evitá-los. A existência do cartão virtual, além de praticidade, favorece a segurança nas compras online.
Você pode usar esse tipo de cartão em lojas virtuais ou em serviços como Netflix, Uber, iFood e outros similares.
Os cartões virtuais também podem ser utilizados para pagar contas desde que, pelo aplicativo do banco, você selecione a opção “pagamento pelo cartão”.
Auxílio emergencial
Ainda, é interessante saber que quem recebe o auxílio emergencial do governo pode usar o cartão virtual Caixa Tem, de débito, para pagar suas contas.
Esse cartão pode, inclusive, ser usado para pagamento em diversos estabelecimentos do país como os mercados Assaí, Extra, Carrefour e Pão de Açúcar.
Com isso, em tempos de isolamento social, você evita filas para tirar dinheiro na agência ou em uma lotérica e pagar suas compras diretamente com o cartão virtual.
Quais são os principais cuidados a serem tomados?
De um modo geral, cartões virtuais são mais seguros do que os cartões físicos. É mais difícil cloná-los e você não tem chance de esquecê-los em algum lugar ou perdê-los por aí.
Isso, porém, não significa que não há riscos. Para usar seu cartão em compras online, é muito importante optar por sites seguros: aqueles que têm um cadeado fechado ou verde junto à barra de endereços; HTTPS (e não somente HTTP); e selos ou certificados de segurança.
Além disso, lembre-se de que seu aplicativo vai avisar tão logo uma compra seja aprovada. Assim, confira cada operação e bloqueie ou cancele o cartão ao identificar uma atividade suspeita.
Cartões virtuais são mais uma ferramenta a trazer praticidade para nossas vidas. Tenha atenção apenas para usá-los de forma consciente, como se recomenda para qualquer cartão, para evitar dívidas.
E para continuar se informando, assine a newsletter do Pago Quando Puder e receba NOVIDADES SOBRE FINANÇAS diretamente em seu e-mail: