Qual é o score ideal para um financiamento?

Um financiamento é uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode nos ajudar a realizar diferentes sonhos, como um carro ou um imóvel próprios. No entanto, antes de conseguir essa forma de crédito com uma instituição financeira, é preciso ser aprovado. E, nesse cenário, um bom score de crédito pode fazer toda a diferença.

Neste artigo, você entende qual pontuação já te ajuda a conseguir um financiamento, o que entra nessa análise e como se organizar financeiramente para ser aprovado. Continue lendo e saiba mais!

Quanto de score é preciso para fazer um financiamento?

O score de crédito é uma pontuação que leva em consideração todo o seu histórico financeiro. De modo geral, para que você consiga um financiamento sem complicações, o ideal é que ele esteja acima de 701 pontos.

Isso significa que você não conseguirá um financiamento caso tenha um score baixo? Não! Cada caso é um caso, e outros fatores podem contribuir para essa decisão.

Por isso, a análise de crédito vai além da consulta aos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa e o SPC. Ela também leva em consideração:

  • A sua situação financeira atual: o banco também avalia a sua renda, as dívidas que você já tem no momento e a porcentagem que um novo empréstimo representaria nesse cenário. O ideal é que ela esteja sempre abaixo de 30% da sua renda atual.
  • A sua idade: pessoas mais jovens podem ter dívidas mais longas, o que significa parcelas menores. Isso, por sua vez, aumenta as chances dessas pessoas conseguirem arcar com as dívidas e, portanto, as chances de conseguirem um empréstimo. Assim, esse fator também pode influenciar na decisão final do banco — e até no score de crédito.
  • O seu relacionamento com o banco: quando você faz movimentações bancárias, paga as contas em dia e mostra ao banco que tem comprometimento financeiro, as suas chances de conseguir um empréstimo também aumentam.

Leia também: Saiba qual é o score de crédito ideal para você conseguir alugar um imóvel

Quanto preciso ter de score para financiar um carro?

De modo geral, é recomendado que a pontuação esteja acima dos 700 — valor que já é considerado “excelente” no Serasa Score e no Boa Vista Score, por exemplo. 

A análise de crédito para o financiamento de veículos levará em consideração todo o seu histórico financeiro. No entanto, ter um bom histórico de pagamentos com a instituição financeira e ser cliente há muitos anos pode fazer com que você saia na frente. 

Ou seja: em alguns casos, é possível financiar mesmo com um score mais baixo, de até 500 pontos. Tudo dependerá do seu histórico e do seu relacionamento com o banco.

Posso financiar um veículo com o nome sujo?

Sim, mas, além de ser mais difícil de conseguir o financiamento, as condições também tendem a ser piores. Se esse é o seu caso, você pode optar por consultar bancos que disponibilizam financiamentos para negativados

O que fazer para conseguir financiamento com score baixo?

Se você não tem um score de crédito muito alto, mas quer financiar um veículo, pode optar por:

  • Arcar com juros mais altos: algumas instituições financeiras podem aceitar oferecer o financiamento, desde que você se disponha a pagar mais juros, o que aumenta o valor da parcela.
  • Dar uma entrada maior: oferecer uma entrada significativa pode te ajudar a conseguir o financiamento com mais facilidade, já que boa parte da dívida será quitada logo no começo.
  • Ter um fiador ou oferecer um bem como garantia: ter um fiador com nome limpo e bom score ou dar uma garantia significativa para a instituição financeira também pode fazer com que o seu financiamento seja aprovado com mais facilidade, mesmo que seu score seja baixo.

Como melhorar o score para financiar um carro?

A melhoria do score de crédito não acontece da noite para o dia, mas seguir algumas dicas te ajuda a ter um score mais alto. Se você já sabe que vai querer financiar um carro no futuro, pode começar a se preparar para esse momento desde agora. Para isso:

1. Crie um relacionamento com o banco

Usar outros produtos e serviços do banco, como cartão de crédito e conta corrente, é uma excelente maneira de construir um relacionamento. Aos poucos, ao movimentar sua conta, você ganha a confiança da instituição financeira, que, então, pode ficar mais disposta a te ajudar com um financiamento no futuro.

Mas lembre-se: para esse relacionamento funcionar, você precisa pagar as contas em dia e mostrar controle financeiro. Ou seja: nada de pagar o valor mínimo do cartão de crédito, nem de estourar o limite todo mês.

2. Tenha contas em seu nome

Para além da conta no banco, contas cotidianas também são importantes para te ajudar a melhorar o score. Com base nelas, você consegue mostrar que tem um bom perfil de pagador — ou seja, que não atrasa as contas.

Com esse comportamento, os birôs entendem que você é uma pessoa planejada e que, se conseguir mais crédito, conseguirá pagá-los sem grandes problemas.

3. Limpe o seu nome

Por fim, mas não menos importante, tente não ter dívidas não pagas — ou limpar seu nome, se ele estiver sujo. A existência de pendências no CPF é um dos principais fatores que afetam negativamente o seu score de crédito e, consequentemente, reduzem as suas chances de conseguir um financiamento.

Para te ajudar nesse processo, você pode contar com a Acerto. No nosso site, você consulta o seu CPF de forma rápida, segura e gratuita, e consegue ver se existem propostas de renegociação das suas dívidas. Assim, tem mais chances de quitá-las por um valor muito menor. Quer saber mais? Consulte o seu CPF agora!

Summary

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.