fbpx

Tabela de Score: por idade e risco de atraso

Tempo de leitura: 3 minutos

Você alguma vez já teve um crédito negado por algum banco, instituição financeira ou empresa? Se sim, é bem provável que o principal motivo tenha sido seu Score de crédito. O Score é um meio de avaliação que demonstra para a instituição se você tem chances de pagar o crédito solicitado em dia ou dar um calote. Mas você sabe quais critérios o Serasa utiliza para determinar sua pontuação e como saber qual é o seu Score? Sabia que existe uma tabela de Score? Continue lendo e descubra!

O que é o Score?

O Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e é utilizada como um dos critérios para a concessão de crédito por instituições financeiras em geral e outros tipos de empresas.

Por exemplo:  se você quer pegar um empréstimo, fazer um financiamento ou comprar algo no carnê, provavelmente a empresa irá consultar sua pontuação antes de autorizar esse tipo de solicitação.

Na prática, é um sinal para que o mercado avalie se você é um bom ou mau pagador, pois indica a chance de você pagar suas contas em dias.

No caso do Score, quanto maior a sua pontuação, menor será o risco de inadimplência. Assim, a chance de conseguir o crédito que você precisa será maior.

A idade influencia no Score?

Apesar de não ser citada como um dos critérios do Score de crédito, a conta matemática para definir uma pontuação também considera a sua idade. Indivíduos mais jovens, com até 24 anos, por exemplo, tendem a ter um Score menor do que consumidores com mais de 60 anos.

O motivo para isso é que os jovens estão em início de carreira e estruturando suas vidas financeiras. Por isso, possuem menos dados financeiros para serem avaliados.

No cálculo do Score, a relação entre a idade e o grau de risco é a seguinte:

  • até 24 anos: 32% possuem alto risco de crédito; 54%, risco médio; e apenas 14% com baixo risco. Isso significa que mais da metade das pessoas nessa faixa etária são consideradas de risco médio;
  • de 25 a 59 anos: 31% possuem alto risco de crédito; 35%, risco médio; e 34% possuem baixo risco, mostrando um maior equilíbrio entre os Scores;
  • acima de 60 anos: apenas 20% possuem alto risco de crédito; 25%, risco médio; e 54% possuem baixo risco.

O que significa cada faixa de risco do Score?

Ao fazer a consulta do seu Score no site da Serasa existe uma espécie de termômetro com quatro faixas coloridas. Cada cor indica as diferentes faixas de risco.

Veja o que cada cor de faixa significa:

  • vermelho significa que seu Score é baixo. Ou seja: o consumidor possui alto risco de crédito alto. Nesse caso, a pontuação vai de 0 a 300;
  • amarelo mostra que seu Score é regular, significando que o risco de crédito é médio. A pontuação nessa faixa varia de 301 a 500;
  • verde-claro demonstra que seu Score é bom — apresenta baixo risco de crédito. A variação de pontuação nessa faixa é de 501 a 700;
  • verde-escuro mostra que seu Score é excelente. Ou seja, o risco de crédito é muito baixo. Isso significa que a sua pontuação está entre 701 e 1000.

Além disso, o Score determina o risco de atraso em uma dívida de acordo com cada pontuação. Veja na tabela de Score abaixo: 

Serasa ScoreRisco de Atraso
900 a 10005%
800 a 90010%
700 a 80015%
600 a 70019%
500 a 60025%
400 a 50033%
300 a 40045%
200 a 30083%
100 a 20093%
0 a 10096%

Tabela de Faixa de Escore x Risco de atraso

Mas o que isso significa? Veja um exemplo da faixa de 0 a 100: a cada 100 pessoas nessa faixa que tomarem algum tipo de crédito, é provável que 96 não consigam quitar a dívida. Já na faixa de 900 a 1000, de cada 100 pessoas, apenas 5 não conseguirão pagar o que devem. 

Lembre-se, ainda, que a pontuação pode variar de acordo com as movimentações financeiras do consumidor, pois ela é dinâmica. Assim, se sua pontuação não está boa agora, não quer dizer que ficará assim para sempre.

Como saber minha faixa de score?

O primeiro passo para consultar seu Score e saber em qual faixa você está é acessar o site oficial da Serasa Score.

Em seguida, clique no botão “Consulte agora” e insira o seu CPF. Caso seja o seu primeiro acesso, será necessário fazer seu cadastro.

Ao acessar o portal do Serasa, você verá diversas informações, como as dívidas que você pode possuir, além do seu Score e sua faixa. 

Ao clicar no seu Score, você irá acessar uma página com vários detalhes sobre sua pontuação, como o grau de risco, o histórico da sua pontuação e até um diagnóstico do seu Score.

Conclusão

O Score abre muitas portas para a obtenção de crédito, que pode ser essencial em alguns momentos da vida.

Assim, possuir um bom Score é muito importante caso você precise contratar algum serviço de crédito futuramente. Por aqui, falamos sobre como aumentar seu Score e como ter um bom planejamento financeiro pessoal para não cair em armadilhas e manter suas contas em dia.

Gostou deste conteúdo? Que tal seguir a Acerto nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira?

Esse artigo foi útil?
[Total: 7Média: 5]

Tags relacionadas

Leandro Jesus

Você pode gostar também