Alugar um imóvel pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se você não tem um histórico de crédito favorável ou está com dificuldades para manter seu nome limpo. Afinal, uma das principais etapas para alugar uma propriedade é a análise de crédito.
Se você pretende alugar uma casa ou um apartamento, já deve ter ouvido falar sobre esse processo e a importância de um bom score de crédito. Mas você sabe como funciona essa avaliação e qual a importância dela para ter o seu pedido de aluguel aprovado? Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo e confira!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleQual é o score mínimo para alugar um imóvel?
Não existe um score de crédito mínimo para alugar um imóvel. Cada imobiliária e proprietário definem seus próprios critérios de análise de crédito, levando em consideração não apenas o seu score, mas a análise de documentos e outras informações relevantes.
Ainda assim, vale a pena ter em mente que uma pessoa é considerada com baixo risco de inadimplência quando tem um score a partir de 501 — ou seja, acima do score regular. Para que esse risco seja considerado muito baixo, a pontuação mínima é de 701.
Pessoas com um score mais alto também têm acesso a condições melhores de locação. Ou seja: podem ter mais opções de garantia, não depender de um fiador, ou lidar com um seguro mais baixo.
Leia também: Como aumentar o score: 9 passos simples (e possíveis!) pra ver sua pontuação subir
Quem tem um score baixo consegue alugar uma casa?
Sim, mas o processo pode ser mais burocrático e difícil. Em primeiro lugar, a depender da sua pontuação, nem toda imobiliária ou proprietário aceitará uma proposta de locação. Em seguida, mesmo que isso aconteça, pode ser que você ainda precise:
- De um fiador com um bom score de crédito e renda comprovada;
- Pagar um depósito-caução (em geral, equivalente a 3 meses de aluguel);
- Contratar um seguro-fiança (pago mensalmente).
Outra opção é tentar encontrar imóveis com proprietários mais flexíveis, que entendam a sua situação financeira. Nesses casos, é ainda mais importante não estar com o nome sujo, para que você possa argumentar que, apesar do score baixo, consegue arcar com as suas responsabilidades financeiras.
E se eu for alugar pelo Quinto Andar?
A plataforma digital de alugueis Quinto Andar ficou conhecida pela sua análise de crédito simplificada. Ao alugar por ela, são três os cenários possíveis:
- Análise de crédito positiva para aluguel sem a necessidade de contratar qualquer tipo de garantia de crédito: nesse caso, você poderá alugar o imóvel sem gastos extras, considerando que a sua documentação será aprovada.
- Análise positiva para aluguel mediante pagamento de garantia: caso a sua documentação seja aprovada, você poderá alugar o imóvel, mas precisará pagar um seguro.
- Análise negativa: você não poderá alugar o imóvel porque o seu perfil foi considerado incompatível.
Para ter mais chances de ter uma análise de crédito positiva no Quinto Andar, a empresa recomenda que você apresente:
- renda bruta pelo menos 2,5 vezes maior que o valor total do imóvel (considerando condomínio, IPTU e seguro-incêndio); e
- uma boa pontuação nos birôs de crédito.
Como é feita a análise de crédito para aluguel?
Ao optar por alugar um imóvel, é imprescindível passar por uma análise de crédito. Nesse processo, a financeira ou a imobiliária avaliam o risco que você representa para o proprietário do imóvel, investigando, com base no seu histórico financeiro, as chances que você tem de não pagar o valor combinado.
Assim, ela conta com duas etapas: a consulta ao seu score de crédito (em geral, o Serasa Score, mas podem ser consultados outros birôs, como o SPC) e a análise da sua documentação.
Por que consultar o score de crédito?
O score de crédito — como Serasa score, SPC e Boa Vista score — é uma pontuação que indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia. Ele é calculado a partir do histórico financeiro de cada pessoa e, quanto maior o valor final, maior a probabilidade de honrar as datas de pagamento.
Na hora de alugar um imóvel, muitas imobiliárias e proprietários consultam o score de crédito do inquilino para avaliar o risco de inadimplência. Nesse caso, ele funciona como um indicativo de como está sua saúde financeira. Ou seja:
- se você paga as contas em dia;
- em qual faixa do score você está;
- se você tem um histórico de crédito relevante;
- como é o seu comportamento e uso de crédito;
- se mantém os dados e outros fatores financeiros.
Qual a documentação analisada?
Além de avaliar o score de crédito, as imobiliárias e proprietários analisam os documentos apresentados pelos interessados em alugar um imóvel. O objetivo é identificar a capacidade financeira do potencial locatário.
Em geral, você deve apresentar:
- Comprovante de renda: holerite, declaração do Imposto de Renda, extrato bancário, entre outros. A função é conseguir comprovar que você recebe o suficiente para arcar com aquela despesa.
- Comprovante de residência: contas de luz, água, telefone ou contrato de aluguel atual. Nesse caso, você mostra que arca com outras despesas.
- Documento de identificação: RG, CPF ou carteira de motorista.
A análise desses documentos permite verificar se o valor do aluguel está dentro do seu orçamento, bem como se você possui as condições financeiras para arcar com as despesas relacionadas à locação.
Além disso, caso você use um fiador como opção de garantia, também podem ser solicitados os documentos dessa pessoa. Assim, a imobiliária comprova que esse fiador é capaz de assumir eventuais pendências financeiras, caso você não cumpra com o acordo de aluguel.
Preciso ter o nome limpo para alugar um imóvel?
Não. Uma das vantagens de ter o nome limpo é tornar o processo de alugar um imóvel mais fácil e, em alguns casos, menos burocrático. No entanto, você não precisa ter o nome limpo para alugar uma casa.
Caso você esteja com o nome sujo, pode contar com outras alternativas, como um aluguel direto com o proprietário e opções de garantia como fiador ou depósito-caução. Além disso, se tiver uma renda compatível com valor do aluguel, há mais chances de a imobiliária aceitar a sua proposta.
Ainda assim, mantenha em mente que o nome limpo é importante para uma vida financeira saudável de forma geral. Isso aumenta as suas chances não só de alugar, mas também de ter acesso a melhores condições de crédito, como empréstimos e financiamentos.
Por isso, se você está com o nome negativado, recomendamos a regularização da sua situação antes de iniciar o processo de aluguel de um imóvel. Para começar, você pode consultar o seu CPF de forma gratuita na Acerto e verificar possíveis dívidas, bem como opções de acordo. Confira!