“Aceita PIX?” O PIX já faz parte da rotina dos brasileiros e está ajudando muita gente a fazer pagamento de um jeito mais prático. Como o método é novo — foi lançado em novembro de 2020 —, é natural termos dúvidas sobre ele. Por exemplo: “estou sem dinheiro na conta, posso fazer um PIX com cartão de crédito?”
Já podemos adiantar que a resposta é SIM. Existem algumas formas de usar o limite do cartão para fazer um PIX. Entretanto, é muito importante que você tenha outras informações para ter certeza de que essa é a melhor escolha para sua vida financeira.
Continue a leitura para entender melhor!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleComo funciona o PIX?
O PIX é um método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC). A sua principal vantagem é a praticidade: basta informar a chave ou ler o QR Code para mandar dinheiro de uma conta para outra em qualquer dia e horário.
Na prática, ele funciona de maneira muito parecida com as transferências TED/DOC. Afinal, uma pessoa utiliza o saldo que tem na conta para enviar dinheiro para outra conta. As principais diferenças são que ele é gratuito e ilimitado para pessoas físicas e não tem limites de horário.
Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do PIX? Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto.
Dá pra fazer PIX com cartão de crédito?
Se o PIX é parecido com uma transferência bancária, faz sentido dizer que é necessário ter dinheiro em conta para utilizá-lo , certo? Por isso, o jeito mais prático de fazer um PIX é utilizando seu saldo bancário.
Acontece que existem algumas instituições e carteiras digitais que permitem o uso do limite do cartão de crédito para fazer PIX. Geralmente, funciona assim: você usa o seu limite pré-aprovado para colocar dinheiro na conta e, em seguida, utiliza a plataforma para fazer o PIX a quem desejar.
Como vamos ver com mais detalhes ao longo do texto, é possível que juros e outras taxas estejam envolvidas nessa operação. É como se você estivesse fazendo um empréstimo, entende? Sendo assim, é indispensável analisar a proposta com cuidado.
Quais empresas oferecem Pix com cartão de crédito?
Agora que você já entendeu como é possível fazer PIX com cartão de crédito, selecionamos algumas empresas que disponibilizam essa opção. Veja, e compare as condições!
PicPay
Quem utiliza o app de pagamentos PicPay, mas não tem saldo suficiente para fazer uma transação, pode utilizar o limite do cartão de crédito cadastrado para depositar o valor na carteira e fazer um PIX.
Para isso, basta cadastrar um cartão válido e, na hora de fazer o pagamento, selecionar que deseja utilizá-lo na operação. Essa é uma funcionalidade nova e que está sendo liberada aos poucos. Então, se essa opção ainda não apareceu para você, é só manter o app atualizado e aguardar, beleza?
Confira quais são as taxas do serviço:
- pagamentos no crédito à vista: 3,99% do valor total;
- pagamentos parcelados (é possível parcelar em até 12x): 3,99% + juros que variam de acordo com a quantidade de parcelas.
Banco Digio
Clientes do Banco Digio também podem utilizar o limite disponível no DigioCartão para fazer PIX. Só que o valor da operação deve ser entre R$ 50,00 e R$ 3.000,00. O pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes e é preciso pagar uma taxa de 9,9% ao mês.
RecargaPay
O RecargaPay é uma carteira digital que permite aos clientes adicionar saldo em suas contas por meio do cartão de crédito. Após o processo, é possível fazer recargas de celular, pagar contas e também fazer um PIX. É cobrada uma taxa de 2,99%.
Empréstimo com limite do cartão de crédito
Algumas instituições ainda não disponibilizam o PIX com cartão de crédito. Mas em alguns casos é possível fazer um empréstimo com o limite do cartão e realizar operações de pagamento (inclusive, o pagamento instantâneo).
Em alguns bancos, basta o cliente ir até um caixa eletrônico e fazer o saque do valor desejado do limite pré-aprovado.
Com o dinheiro em mãos, é só depositá-lo em uma conta bancária de sua titularidade para fazer o PIX. Vale lembrar que o empréstimo com cartão de crédito também possui taxas e juros que variam de acordo com a instituição.
Pix com cartão de crédito vale a pena?
Fazer um PIX do modo convencional, ou seja, utilizando o dinheiro da conta, é (quase) sempre a melhor opção. No entanto, sabemos que imprevistos acontecem e que nesses momentos o cartão de crédito pode ser uma verdadeira luz no fim do túnel.
Antes de fazer qualquer transação financeira (especialmente empréstimos), é fundamental comparar as suas vantagens e desvantagens. Nós vamos listar algumas aqui, mas lembre-se de que estamos pensando de forma generalizada.
Isso significa que você pode adaptar essa lista de acordo com a sua vida financeira, combinado?
Pontos positivos
- em algumas instituições é possível parcelar o valor;
- a pessoa vai receber o pagamento imediatamente;
- o pagamento será realizado na próxima fatura do cartão (o que pode ser o fôlego que você precisa para resolver um problema urgente).
Pontos negativos
- vai ser preciso pagar juros e taxas;
- o limite do cartão de crédito fica comprometido.