Para quem não tem dinheiro guardado (a famosa reserva de emergência), fazer um empréstimo pode ser uma forma de conseguir fechar o mês, pagar dívidas ou resolver questões urgentes.
Existem vários tipos de empréstimo, mas nem todo mundo consegue ser aprovado em instituições financeiras tradicionais. Afinal, geralmente, elas fazem várias exigências, como nome limpo e comprovação de renda.
Nesses casos, fazer um empréstimo com um agiota pode parecer ser a única solução. Será que é mesmo? Acompanhe!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleComo funciona o empréstimo com agiota?
Os alvos dos agiotas são cidadãos endividados e que não conseguem crédito na praça, pois estão fragilizados e em situações delicadas. É nessas horas que surgem as pessoas que emprestam dinheiro urgente.
De modo geral, eles não exigem comprovação de renda ou a entrega de documentos, e liberam o dinheiro de forma rápida — sem realizar nenhum tipo de análise de crédito.
Quem está desesperado por dinheiro vê no agiota uma solução imediata e, muitas vezes, não pensa nas consequências que podem surgir.
A seguir, veja as principais características da agiotagem.
Juros altos
Como não agem de acordo com as regras do mercado financeiro, eles cobram taxas muito abusivas para terem mais lucro. Agiotas chegam a cobrar 40% de juros mensais, o que torna a dívida pouco vantajosa para o solicitante e pode dificultar o pagamento.
Muitas pessoas recorrem ao agiota e, por não conseguirem se organizar para pagá-lo, acabam, no fim das contas, recorrendo a um empréstimo em uma financeira tradicional. Já pensou na bola de neve, não é?
Agiotagem é crime
É importante que você saiba que agiotagem é crime. A Lei 1521/1951, em seu Art. 4º, estabelece que é crime contra a economia popular cobrar juros abusivos para a obtenção de lucros exagerados em empréstimos de dinheiro.
Além disso, segundo o Art. 7º da Lei 7.492/1986, emprestar dinheiro sem autorização do Banco Central é crime, tem pena de 2 a 8 anos de prisão e multa.
Outro problema é que não é possível saber qual é a origem do dinheiro. A situação dos envolvidos pode ficar mais complicada se o dinheiro do empréstimo for fruto de outros crimes.
Existem, inclusive, casos de agiotas que perseguem familiares ou ameaçam tomar parte do patrimônio do devedor caso a dívida não seja quitada no prazo.
Nesses casos, a dívida toma uma proporção enorme e o devedor se vê sem saída. Sem dúvidas, a conduta dessas pessoas deixa claro de que se trata de uma atividade criminosa, certo?
Garantias de pagamento
O empréstimo com agiota é fechado por um acordo verbal, sem a assinatura de contrato.
Como não pode cobrar a dívida na justiça, eles costumam pedir itens de valor (joias, imóveis e carros, entre outros) como garantia de pagamento. Se a pessoa não conseguir pagar a dívida, esses bens podem ser confiscados (obviamente, de forma não autorizada).
Cobranças pouco amigáveis
A consequência de não conseguir pagar o empréstimo com agiota pode ser mais grave do que ficar com o nome sujo e se enrolar com os juros, como acontece em empréstimos legais.
Infelizmente, é comum ouvir histórias de agiotas que ameaçam e agridem pessoas durante a cobrança de parcelas em atraso. Vale lembrar que cobrar a dívida de forma violenta ou constrangedora também é mais um dos crimes cometidos.
Mudanças de regras
Como não existe contrato, o agiota pode alterar as regras quando quiser. E o pior: se isso acontecer, quem solicitou o empréstimo não poderá recorrer a nenhum órgão para exigir os seus direitos e resolver o problema.
Preciso de dinheiro urgente com agiota. O que fazer?
Apesar da falta de burocracia, o empréstimo com agiota tem uma série de complicações. Então, é muito importante que você saiba que, mesmo se estiver precisando de dinheiro urgente, o empréstimo com agiota não é uma boa saída.
A boa notícia é que existem outras alternativas de empréstimos que podem ser uma opção para quem está com o nome negativado ou com o score baixo. Confira:
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é descontado diretamente do salário ou benefício do requerente. Ele pode ser solicitado por:
- aposentados e pensionistas do INSS;
- servidores públicos;
- funcionários de empresas privadas que tenham convênio com alguma instituição financeira.
Como a chance de inadimplência é pequena, esse tipo de empréstimo tem uma análise de crédito mais simples e taxa de juros reduzida.
Empréstimo com garantia
Também é possível dar um bem, como imóvel ou automóvel, como garantia para realizar um empréstimo com condições facilitadas. No empréstimo com garantia os bens são avaliados criteriosamente pela instituição credora e precisam estar quitados para que o empréstimo seja aprovado.
Apesar de envolver riscos e burocracias, essa opção também dá mais segurança ao banco e pode ser uma solução para quem não consegue aprovação em empréstimos tradicionais.
Peça ajuda para amigos e familiares
Que tal pedir dinheiro emprestado para um amigo ou familiar próximo? Sabemos que essa situação pode não ser nada agradável, mas com certeza é mais segura do que fazer empréstimo com agiota.
Não faça um empréstimo com agiota e negocie as suas dívidas
Se você precisa de dinheiro urgente para pagar uma dívida com o banco ou mesmo o aluguel da sua casa, negociar pode ser uma excelente alternativa.
Devido aos impactos financeiros da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas e proprietários estão compreensíveis e abertos a realizar acordos. Estude as suas finanças e faça uma proposta!
WhatsApp de pessoas que emprestam dinheiro
Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para encontrar diversas pessoas que prometem emprestar dinheiro pelo WhatsApp ou por outras redes sociais, como Facebook e Instagram. Cuidado!
Além de todos os riscos que já mencionamos acima, ao entrar em contato com essas pessoas por esses canais, você expõe seus dados pessoais, colocando em risco sua própria segurança. Portanto, desconfie sempre que ver algum anúncio sobre whatsapp de agiotas.
Pegar empréstimo com agiota é crime?
Já sabemos que agiotas que emprestam dinheiro estão, sim, infringindo a lei. Mas, e quem pega dinheiro com agiota? Comete crime?
Não, a lei não define nada sobre o fato de quem pega dinheiro emprestado com o agiota ser um criminoso. Inclusive, quem sofre ameaças, extorsão e cobranças constrangedoras e perigosas de agiotas são vítimas da agiotagem.
Porém, como você já percebeu, essa situação deve ser evitada a todo custo, pois você colocará muitas coisas em risco se escolher fazer negócios com essas pessoas, já que estará entrando, de certa forma, em uma atividade criminosa.
Como vimos, recorrer à agiotagem é um recurso bastante arriscado e existem outras formas de conseguir dinheiro emprestado, mesmo para pessoas que estão com o nome sujo.
Vale à pena analisar todas as opções com atenção antes de tomar a sua decisão, viu? Tente não agir por impulso pois você sabe: nessas horas, a tendência é não conseguir fazer as melhores escolhas.
Gostou do artigo? Participe do Clube do Corre e receba conteúdos exclusivos sobre finanças pessoais diretamente no seu e-mail TOTALMENTE DE GRAÇA.
2 respostas
Estou querendo um enprestimo mas meu nome esta em rescricao
Olá, Gessica. Tudo bem?
Sinto muito pela situação que está vivendo! Mas, olha só: temos um conteúdo bem completo sobre empréstimos para negativados. Dá uma olhada e veja se te ajuda: https://blog.acerto.com.br/emprestimo-negativado/
=)
Os comentários estão desabilitados.