CVV é a sigla para Card Verification Value. Sem precisar gastar o inglês, esse termo aí significa Valor de Verificação de Cartão, mas a verdade é que mesmo com a tradução a coisa não é tão simples de entender.
Então, vem com a gente para saber mais porque o CVV está presente em todos os cartões de crédito, inclusive nos virtuais, e uma hora você vai acabar precisando dele.
Boa leitura!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é esse tal de CVV?
Fica mais fácil assimilar o que é o CVV do cartão quando a gente aprende que se trata de um código de verificação que serve para aumentar sua segurança ao fazer uma compra usando seu cartão de crédito.
Esse código é formado por três números que, na maioria das vezes, aparecem no verso do cartão de crédito. A exceção da regra são os cartões American Express, que têm um CVV de quatro dígitos localizados na parte da frente.
E no caso dos virtuais, onde fica o CVV do cartão? Um cartão virtual não tem verso. Portanto, todas as informações aparecem na parte frontal.
CVV e as compras online
O CVV é solicitado quando você usa seu cartão de crédito para comprar em uma loja online e isso é perfeitamente normal, viu?
Afinal, o sistema das lojas precisa confirmar que você está com seu cartão em mãos ou no próprio app do banco — no caso de um cartão virtual.
Somente quem consegue consultar o CVV no ato da compra é capaz de informá-lo e, então, concluir o processo. Assim, sem ter o cartão, pode ser bem difícil fazer uma compra.
Vale saber que:
- o CVV só existe no cartão e em nenhum outro local;
- esse código não aparece em recibos;
- o CVV não é em alto relevo, diferente de outros dados do cartão. Isso impede uma eventual tentativa de leitura com as mãos por alguém que, por algum motivo, esteja segurando seu cartão de crédito — o que pode ser considerado um golpe com o cartão.
O que fazer se o CVV apagar do cartão?
Por não ser em alto relevo, o CVV pode ficar ilegível, no cartão físico, com o passar do tempo. Essa é uma desvantagem que o CVV do cartão virtual não tem.
Se isso ocorrer e você não souber o código de cabeça, vai precisar solicitar a segunda via ao banco. Muitas das vezes, é possível fazer essa solicitação pelo app. Quando não, te restará o atendimento via telefone ou uma ida até a agência.
Em resumo, o CVV do cartão é um código que tende a passar despercebido até que você precise dele. Quando esse momento chegar, você já vai saber do que se trata e onde encontrar.
Ah, importante dizer também que você saberá que informar o CVV é algo normal em compras online. Basta ter atenção ao site, certificando-se de que seja seguro, para comprar sem medo!
Tem mais dúvidas sobre dinheiro, cartões e assuntos do tipo? Faça parte do Clube do Corre e receba, gratuitamente, nossos conteúdos em sua caixa de e-mails! Inscreva-se aqui!