Veja como ganhar dinheiro com o cartão de crédito

É comum relacionar o cartão de crédito a problemas financeiros, mas o que muita gente não sabe é que é possível ganhar dinheiro com ele. É isso aí: você pode ganhar uma renda extra ou conseguir aquela grana urgente com o seu cartão de crédito.

Porém, é preciso ter muito cuidado para não cair em ciladas e entender o jeito mais vantajoso de fazer isso. Separamos e explicamos as principais estratégias para ganhar grana com o cartão e uma lista com os principais produtos que oferecem essa possibilidade.

Como gerar renda com o cartão de crédito?

Mais do que facilitar a sua vida com o parcelamento de compras, o cartão de crédito também pode te ajudar a ganhar um dinheiro extra — ou, pelo menos, reaver parte do dinheiro que gastou. Para isso, porém, é preciso prestar atenção aos benefícios do seu cartão e entender como aproveitá-los.

Abaixo, listamos 5 formas comprovadas e seguras de ganhar dinheiro com o cartão. Continue lendo e veja quais delas funcionam para você!

1. Cashback

Cashback é um termo em inglês que significa dinheiro de volta. Funciona assim: quando você realiza compras com o cartão de crédito, recebe de volta parte do valor gasto na sua conta. As regras — como qual será o percentual devolvido e em que situações o cashback estará disponível — mudam de acordo com a instituição financeira.

Em alguns casos, esse dinheiro pode ser utilizado apenas para pagar a fatura do cartão, mas outros bancos permitem que essa grana seja movimentada normalmente (por meio de saques, transferências, pix etc.).

Veja uma lista de cartões de crédito que oferecem cashback:

  • Cartão de crédito Inter: É só colocar a fatura em débito automático para receber 0,25% (Gold), 0,5% (Platinum) ou 1% (Black) de volta na conta para gastar como quiser;
  • Cartão de crédito Trigg: Dependendo do valor da compra, os clientes do cartão recebem de 0,25% a 1,30% de volta e podem escolher usar esse valor como crédito nas próximas faturas ou para ajudar um projeto social;
  • Cartão de crédito BMG: O banco devolve até 0,80% das compras realizadas com o cartão de crédito e 0,30% do valor gasto no cartão de débito;
  • Cartão de crédito C6 Bank: Os pontos obtidos no programa de fidelidade Átomos podem ser trocados por cashback (até 1,3%) ou produtos da loja do banco.
  • Cartão de crédito Méliuz Platinum: Além de não ter anuidade, este cartão oferece até 1,8% de cashback em e-commerces e 0,8% em lojas físicas.

Leia também: Cashback ou milhas: qual é a diferença e qual é o melhor benefício?

2. Programa de pontos e milhas

Os programas de pontos também são uma alternativa para ganhar dinheiro com o cartão de crédito. As principais bandeiras possuem programas de fidelidade e oferecem descontos, cashback e acúmulo de pontos a cada compra com o cartão. 

Depois, eles podem ser trocados por produtos, serviços e experiências. Esses são os casos do Vai de Visa e do Mastercard Surpreenda

Além deles, existem dezenas de outros programas que você pode aproveitar para ter mais vantagens com o seu cartão. Conheça alguns!

Livelo

Você pode ganhar pontos Livelo fazendo compras com cartões de crédito Bradesco e Banco do Brasil, mas também em dezenas de sites e lojas parceiras. 

Além de poder usar os pontos em viagens, produtos e outros serviços, os clientes podem fazer doações e transferir os pontos para outros programas de recompensas ou para um amigo.

Esfera

Esfera é a plataforma de acúmulo e troca de pontos do Santander. Uma coisa legal é que não é preciso fazer um cadastro. Se o cartão seguir os critérios estabelecidos, após a primeira compra você já começa a acumular pontos.

Para aproveitar a maioria dos benefícios da plataforma é necessário ter um cartão de crédito Santander participante. Sem ele, mas ainda pagando com Santander, é possível ter acesso a alguns descontos. 

Smiles

O programa de milhas da GOL é um dos mais conhecidos pelos brasileiros. A Smiles permite que qualquer pessoa com um cartão de crédito de um parceiro (e que esteja ativa no programa de pontos do emissor) possa trocar os seus pontos por milhas. 

Vale destacar que, ao fazer a troca, a pessoa terá direito a resgatar passagens, produtos ou serviços da GOL e de outras empresas aéreas e parceiros. Outra alternativa é solicitar o Cartão GOL Smiles, que acumula mais milhas do que os outros e tem outras vantagens.

Iupp

Iupp é o novo programa de pontos do banco Itaú. Na plataforma, é possível comprar vários produtos e serviços, acumular e trocar pontos e até transferir pontos para outros programas parceiros. 

Uma característica interessante é que não é necessário ser cliente do Itaú para fazer o cadastro. Ou seja: quem tem cartão de crédito de outros emissores também pode participar. Entretanto, nem todos os cartões são compatíveis.

3. Empréstimo com o limite do cartão

Quem precisa de dinheiro rápido e urgente pode aproveitar o limite do cartão de crédito para solicitar um empréstimo. Em algumas instituições, basta sacar o valor desejado no caixa eletrônico e efetuar o pagamento na próxima fatura (já com os juros inclusos).

Em outros casos, não existe crédito pré-aprovado para empréstimos e é necessário passar por uma nova análise financeira para pegar a grana com a operadora do cartão. 

E lembre-se: apesar de ser um empréstimo pessoal com algumas facilidades, é preciso ter muito cuidado com a taxa de juros.

Confira algumas empresas que realizam empréstimo com cartão de crédito:

  • VirtusPay: aqui é você quem empresta o limite do seu cartão para a empresa (que vai realizar o pagamento mensalmente) e aproveita a movimentação para receber pontos ou milhas;
  • Bradesco: o banco disponibiliza parte do limite de crédito para saque e permite que o valor seja parcelado;
  • Itaucard: opção disponível para clientes do cartão de crédito Itaú com simulação e contratação pelo app (Android e iOS);
  • Santander: o SuperCrédito é um empréstimo pessoal que não consome limite de crédito e pode ser aproveitado para quem não é correntista do Santander.

4. Antecipar parcelas

Alguns cartões, como o cartão de crédito da Nubank, permitem que você antecipe parcelas futuras de uma compra e ganhe um desconto por isso. O valor que você economiza é, portanto, uma forma de “lucrar” com as compras parceladas e acabar pagando um valor final um pouco menor.

Mas, antes de sair parcelando todas as compras para antecipá-las, vale a pena considerar: se você tem o dinheiro total, não seria mais vantajoso deixá-lo aplicado? Ou, talvez, fazer a compra à vista e evitar dívidas futuras?

5. Proteção de preço

Alguns cartões — em geral, da categoria Platinum ou Black — oferecem um benefício conhecido como proteção de preço. Com ele, ao comprar um item e encontrar o mesmo produto mais barato depois (geralmente dentro de um prazo de 30 dias), o cartão te devolve a diferença.

Para isso, você precisa registrar a reclamação com a nota fiscal da sua compra e a comprovação do anúncio mais barato. O reembolso é feito na sua conta corrente.

Quais cuidados devo ter ao usar o cartão para ganhar dinheiro?

A ideia de conseguir uma grana extra com o cartão de crédito é incrível. Por isso, assim como tudo que envolve a sua vida financeira, é necessário ter muito cuidado para não cair em uma cilada. Por isso, evite:

  • Gastar mais do que pode pagar: a ideia de conseguir cashback pode ser tentadora, mas lembre-se de ficar dentro do seu limite do cartão. Pagar a fatura integralmente deve ser a sua prioridade sempre.
  • Os juros rotativos: o atraso nos pagamentos da fatura podem prejudicar qualquer lucro que você tenha naquele mês, já que as taxas costumam ser bem altas.
  • Parcelamentos muito longos: a menos que você tenha certeza que vai adiantar as parcelas, evite se comprometer com dívidas muito extensas. Assim, fica mais fácil manter o controle financeiro.
  • Usar o cartão para todas as compras: embora seja tentador aproveitar ao máximo os benefícios do cartão, lembre-se de que ele é apenas um meio de pagamento. Mantenha o seu uso para as compras em que ele já seria necessário, para evitar se enrolar com as dívidas depois.

Analise com cuidado as possibilidades disponíveis para o seu perfil para, assim, conseguir fazer boas escolhas. Afinal, os riscos do cartão de crédito são a principal causa de endividamento no Brasil.

Summary

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.