Não são apenas as ligações de cobrança que perturbam as pessoas. As ligações para oferecer empréstimo consignado, aquele em que as parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício, também costumam ser chatas e excessivas.
Os aposentados são os que mais sofrem com a insistência das instituições financeiras. E o pior: muitos cedem à pressão, pegam o empréstimo sem analisar direito a proposta e ficam endividados.
A boa notícia é que existem formas de parar com esse assédio e nós vamos falar sobre elas ao longo deste conteúdo. Vamos lá?
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ToggleSaiba que muita gente passa por isso
No último trimestre de 2020, o Banco Central recebeu mais de 10.500 reclamações de oferta inadequada e informações incompletas relacionadas ao crédito consignado. Os números mostram que o que poderia ser uma oportunidade prática de conseguir empréstimo, sem consulta ao SPC e Serasa e com juros baixos, acaba virando um problema.
Afinal de contas, nem todo aposentado ou pensionista do INSS deseja receber ofertas de crédito consignado e é comum que instituições financeiras sejam bem insistentes — ligando várias vezes ao dia para oferecer o serviço, mesmo que o consumidor já tenha dito que não tem interesse na oferta.
A prática pode ser considerada assédio e, como nós vamos mostrar em breve, é possível parar com essas ligações.
Antes de mais nada, você precisa saber que é importante registrar a reclamação em órgãos oficiais. Além do Banco Central, você também pode denunciar essa prática:
- na ouvidoria do INSS (pelo telefone 135 ou no site da instituição);
- no Procon da sua cidade;
- no site consumidor.gov.br.
Ainda que o problema continue, inicialmente, as autoridades vão identificar quais instituições financeiras não estão cumprindo as regras e essas empresas podem sofrer penalidades.
O que é permitido
Se alguém informou o seu número para uma empresa e aceitou receber telefonemas de ofertas, a instituição tem o direito de realizar ligações com essa finalidade até que o consumidor determine que isso pare.
O que não pode acontecer, de jeito nenhum, são ligações insistentes, fora do horário comercial ou com informações incompletas, para tentar enganar o aposentado. Isso é assédio e precisa ser combatido!
Veja como bloquear ligações sobre empréstimo consignado
Infelizmente, falar para a empresa que você não deseja receber mais ligações ou mesmo fazer denúncias nas instituições responsáveis pode não funcionar. Se isso acontecer, saiba que existem alternativas para impedir que esse tipo de assédio continue.
Não perturbe
O Não Perturbe, serviço oferecido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), permite que o consumidor bloqueie ligações de oferta de crédito consignado e de empresas de telecomunicações.
Para utilizar, basta se cadastrar no site, informar o telefone e o nome da empresa da qual você não deseja receber mais ligações. Após a conclusão, a empresa tem 30 dias corridos para obedecer à solicitação.
O bloqueio é válido para a oferta de serviços. Isso significa que a empresa pode continuar ligando para realizar cobranças e confirmar dados, entre outros casos.
A plataforma foi lançada em 2019 e, até janeiro de 2021, recebeu mais de 1 milhão de solicitações de bloqueio telefônico, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
Inicialmente, o Não Perturbe era exclusivo para as empresas de telecomunicações, mas isso mudou em 2020, a partir de uma iniciativa do INSS em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Febraban.
A inclusão de empresas de crédito consignado na plataforma faz parte do Sistema de Autorregulação do Crédito Consignado, criado por essas instituições, com o objetivo de combater o assédio comercial.
O sistema engloba também o monitoramento de reclamações e obriga as empresas participantes a realizarem o envio de informações mínimas, como valor do empréstimo, parcelas e o número do contrato em até 5 dias após a liberação do crédito consignado.
Procon
O Procon também possibilita que usuários cadastrem números de telefone (fixo e móvel) para impedir ligações e SMS de ofertas de produtos ou serviços. Para saber se o serviço está disponível onde você mora, é preciso entrar no site do Procon da sua região.
A inscrição pode ser feita online e a empresa tem 30 dias corridos após o cadastro para remover o número do solicitante da lista de ligações.
Aplicativos de bloqueio de ligações
Existem vários aplicativos que prometem bloquear ligações indesejadas de forma automática. Eles funcionam basicamente como um grande banco de dados de telefones que costumam colocar as pessoas em situações constrangedoras.
Basta fazer o cadastro e colocar um ou mais números como SPAM para parar de receber o contato.
Confira alguns dos mais conhecidos apps bloqueadores de chamadas:
Entenda e compartilhe os riscos das ofertas de empréstimo consignado
Entendeu como bloquear as ligações? Não guarde essas informações só para você. Todos os aposentados precisam saber dos seus direitos e dos riscos que envolvem as ligações de crédito consignado.
Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, o problema não existe apenas quando o aposentado não quer contratar o serviço e recebe inúmeras ligações de oferta, mesmo após deixar isso bem claro para a instituição financeira.
Também pode acontecer das ligações coincidirem com um momento de dificuldade financeira do aposentado. Aí, ele aceita o empréstimo sem analisar se essa é a melhor saída.
Apesar do empréstimo consignado ter juros menores, não podemos esquecer que ele será descontado automaticamente da aposentadoria. Ou seja, se contratado no momento errado pode impactar a principal fonte de renda por muitos meses. Além de não resolver nada, ainda pode trazer dívidas.
Outro ponto importante é que não é mais permitido fechar um contrato de consignado, seja de empréstimo ou cartão, por telefone — justamente para evitar desentendimentos e golpes financeiros.
A medida faz muito sentido. Afinal, antes de assumir esse compromisso é preciso estudar com cuidado se o pagamento da parcela não vai comprometer as outras despesas, as condições do empréstimo e também pesquisar sobre a instituição financeira.
Leia também: Por que recebo ligações de cobrança da RENAC?
Uma coisa é certa: ninguém merece receber ligações insistentes de crédito consignado. Se você leu com atenção este conteúdo, temos certeza de que vai conseguir dar um fim nisso rapidamente e ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação.
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