Você já não aguenta mais receber ligações de telemarketing ou de cobranças? A gente te entende, é mesmo desconfortável passar por isso. A boa notícia é que tem solução e dá pra bloquear esse tipo de ligação.
Neste post, vamos te ensinar como bloquear números desconhecidos, mas não sem antes passar informações importantes sobre como lidar com as ligações —em especial, com as de cobranças.
Continue a leitura do post e saiba mais!
O que você precisa saber antes de bloquear ligações de telemarketing e cobrança
Mesmo quando somos nós que fornecemos as informações de contato, ligações insistentes, assim como um alto volume de mensagens, podem se tornar um verdadeiro tormento.
Para lidar com a situação é possível bloquear a maioria das ligações de telemarketing, mas é importante pensar bem antes de fazer isso.
Pode ser que você não sinta nenhuma falta do telemarketing, mas se de fato existem dívidas em seu nome, fugir do contato pode só piorar as coisas.
Considere a negociação online de dívidas como alternativa
Diante desse cenário de constrangimento que os consumidores passam com as ligações de cobrança, tem crescido as alternativas de negociação online de dívidas.
Com esse tipo de solução, o consumidor endividado consegue negociar sua pendência direto pelo computador ou celular, sem precisar falar com nenhum atendente.
A Meu Acerto é uma das empresas que oferece esse tipo de serviço e, como você pode ver na imagem abaixo, eles usam o argumento das ligações de cobrança na página principal do site.

Como o melhor jeito de ficar livre das ligações de cobrança é negociar as dívidas, vale a pena consultar o seu CPF e verificar se seu débito está disponível para negociação online.
Tenha uma forma de contato com o credor/empresa
Temos o direito de pedir para não sofrer tantas importunações, seja do telemarketing ou de ligações de cobrança. Entretanto, fazer valer nossos direitos não é lá tão simples e bloquear essa forma de contato é a saída mais prática.
Mais adiante veremos como você pode fazer isso, mas antes precisamos sugerir que você mantenha um canal de comunicação aberto para que o credor consiga falar com você. Pode ser um e-mail de uso pessoal, por exemplo.
É importante manter esse canal aberto porque, acredite, credores costumam estar dispostos a negociar uma dívida porque é melhor receber algum dinheiro do que dinheiro nenhum.
Assim, nem sempre o contato é apenas para “exigir” o pagamento, podendo servir também para apresentar alternativas de negociação interessantes para quem deve.
Imagine que a empresa para a qual você deve está participando de uma campanha de renegociação de dívidas que pode ser a chance ideal para que você se livre desse débito. Porém, por ter bloqueado as formas de contato, você não fica sabendo e continua devendo e com o nome sujo.
Ainda, os contatos do credor podem servir para atualizar você sobre o valor acumulado da dívida. Algo importante para que você possa se planejar melhor e saber o tamanho real da sua dívida, considerando os juros, multas ou outras taxas.
Como bloquear ligações indesejadas de telemarketing e cobrança
Quer sejam de uma ligação de telemarketing ou de cobrança, é possível bloquear números desconhecidos usando um serviço da Anatel, um do Procon e também por meio de aplicativos.
Não Me Perturbe ― Anatel
No dia 16 de julho de 2019, a Anatel lançou a plataforma Não Me Perturbe para que possamos solicitar o bloqueio de algumas ligações. Basta acessar o site, criar um login e fazer a solicitação informando seu número de celular.

Acontece que o serviço da Anatel só é válido para ligações das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e das Instituições Financeiras. Assim, é preciso complementá-lo.
Bloqueio Telemarketing ― Procon
Em diferentes estados, o Procon oferece um serviço para que o consumidor peça para bloquear ligações de telemarketing e SMS que ofereçam produtos ou serviços.
É possível cadastrar tanto telefones fixos quanto móveis, sabendo que há um prazo de 30 dias a partir da solicitação para que o bloqueio comece.
Se você mora em Minas Gerais, por exemplo, deve se cadastrar no Sistema de Bloqueio de Telemarketing e anotar a data na agenda. É porque o bloqueio tem validade de um ano e, depois desse período, precisa ser renovado.
O Procon São Paulo também oferece uma alternativa nesse sentido — o Não Me Ligue! Se o seu DDD for do estado e você quiser bloquear essas ligações indesejadas, é só entrar no sistema, preencher seus dados para se cadastrar e pronto!
Esses são apenas dois exemplos, mas existem várias outras iniciativas semelhantes nos Procons de outros estados brasileiros. Vale a pena consultar a página oficial do órgão da sua região e verificar se eles podem te ajudar!
Aplicativos de bloqueio
Para alegria daqueles que já se cansaram dos contatos de vendas ou as ligações de cobrança, existem aplicativos que têm um banco de dados com o número dessas empresas e que bloqueia as chamadas automaticamente.
Basta instalar o aplicativo no celular, acessar as configurações de bloqueio e ativá-las. Ao usar esses programas, você também pode notificar quando um número indesejado te ligar, mesmo que ele não tenha sido bloqueado. Assim, inclusive, você ajuda a atualizar a lista do banco de dados.
Algumas das opções são:
Escolha um dos aplicativos, leia suas avaliações na loja de apps e teste para saber se o programa escolhido te atende bem e ajuda você a ter um descanso ao bloquear ligações de telemarketing e de cobrança.
Ligações de cobrança: deveres e direitos de devedores e credores
Já que o assunto das dívidas é mais sério do que o das ligações de telemarketing, vamos dar um enfoque maior às cobranças e aos direitos e deveres tanto de quem deve quanto de quem cobra o pagamento da dívida.
É certo que dever algo a alguém ou a uma instituição não é uma situação ideal, mas dever não é crime, enquanto a cobrança abusiva pode, sim, ser classificada como criminosa.
Isso significa que podem te cobrar, mas há limites sobre como essa cobrança pode ou não ser feita.
Com isso, vamos a algumas regras importantes!
Horários para ligações
Ligações de cobrança não podem ser feitas diariamente, nem a qualquer hora do dia. Esse contato só pode acontecer de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Ao ligar, a pessoa que cobra a dívida pode perguntar sobre a razão do atraso, dar informações sobre a dívida e até apresentar alternativas a quem deve. Por outro lado, não pode haver ameaças ou qualquer forma de constrangimento.
Essa é uma questão que, inclusive, aparece no artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, e quem desrespeitá-la pode sofrer pena em forma de multa e/ou detenção com duração de três meses a um ano.
Frequência de ligações
Caso sofra com importunações constantes, você pode solicitar que o número ou a frequência das ligações de cobrança sejam reduzidos, mas isso é algo que deve ser feito por escrito.
A ideia é enviar um e-mail para a empresa de cobrança que te ligou. Para isso, é importante anotar o nome informado por quem ligar para você e pesquisar uma forma de contato pela internet.
Em seguida, use o e-mail ou “fale conosco” da empresa para informar seus horários de trabalho e fazer uma solicitação formal para que não te liguem nesse período porque a situação está prejudicando sua vida profissional. É um direito seu, para evitar constrangimentos.
Usamos o trabalho como exemplo, mas se houver outras justificativas válidas, como o horário de um tratamento médico, de estudos e outros, você também pode usá-las.
Seus direitos preservados
Caso a importunação continue, é aconselhável que você gere provas de que a pessoa ou empresa que faz as ligações de cobrança está infringindo a lei. Para isso, é preciso gravar as ligações.
É importante que, na conversa que está sendo gravada, você mostre que um e-mail já foi enviado e não está sendo respeitado. Confira um exemplo de diálogo ideal para essa situação:
Atendente: Boa tarde, aqui é Janaína da empresa X e estou ligando para falar sobre sua dívida.
Você: Olá, Janaína. Infelizmente, não posso falar agora. Hoje é dia 17 de agosto e são 17h, certo?
Atendente: Sim, certo.
Você: Então, no dia 1° de agosto enviei a vocês um e-mail informando que das 8h às 18h estou no meu trabalho e não posso receber suas ligações. Gostaria que vocês respeitassem essa solicitação, de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor.
Perceba que, no diálogo, é preciso reforçar o dia e a hora da ligação pra provar que, de acordo com o e-mail enviado, a empresa está desrespeitando seus horários.
É incomum que empresas ignorem a solicitação formal escrita, mas caso isso aconteça, você precisa de provas para buscar seus direitos mais uma vez.
Apenas mantenha em mente que tentar priorizar o pagamento de dívidas e negociá-las é melhor do que fugir delas.
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