Como saber se tenho dívida no MEI?

O Microempreendedor individual (MEI) é um modelo simplificado de empresa que ajudou a formalizar os trabalhadores autônomos e empreendedores brasileiros. De acordo com os dados do IBGE, até 2022, o número de MEIs ultrapassava os 14 milhões.

No entanto, a criação de um CNPJ envolve o pagamento de uma guia de impostos — o DAS. Quando essa obrigação é deixada de lado, por qualquer motivo, cria-se uma dívida que pode afetar inclusive o CPF a ele associado. 

Neste artigo, te explicamos o que fazer em caso de dívida no MEI. Aqui, você aprende a consultar o CNPJ e como pode regularizar a sua situação. Quer saber mais? Continue lendo!

Como saber se tenho dívida no MEI?

Você pode consultar as suas dívidas no MEI de três formas:

1. Através do Portal do Simples Nacional

Acesse o site do Portal.’ Em seguida:

  • Vá até “Simei Serviços”;
  • Clique em “Consulta Extrato/Pendências”;
  • Digite o seu CNPJ e código de acesso.

2. Por meio do PGMEI

Também é possível consultar pendências do MEI por meio do Programa Gerador da DAS — a taxa mensal do microempreendedor individual. Para isso:

  • Acesse o site do PGMEI;
  • Digite o seu CNPJ;
  • Consulte as guias em atraso;
  • Faça a emissão e os pagamentos.

3. Através do e-CAC

O Portal e-CAC, da Receita Federal, também permite consultar as dívidas no CNPJ. Depois de fazer o login com o seu acesso gov.br, você deve:

  • Acessar a aba “Meu CNPJ”;
  • Clicar na opção “Pagamentos e parcelamentos”;
  • Clicar em “Consulta Pendências – Situação Fiscal”;
  • Verificar os débitos, as multas e se as dívidas foram enviadas para a dívida ativa;
  • Clicar em “Emitir DARF” e realizar o pagamento.

O que acontece se eu tiver dívidas no MEI?

Se você não conseguiu pagar a DAS do MEI ou não sabia que precisava arcar com esse compromisso quando abria um CNPJ, é bem provável que precise regularizar a situação da sua empresa. Ao ter dívidas no MEI, você pode:

  • Enfrentar juros e multas: as guias atrasadas acumulam encargos, que também devem ser pagos no momento da regularização. Quanto maior o atraso, maiores os juros.
  • Ter perda de benefícios: o acesso à aposentadoria, ao salário-maternidade e a outros benefícios do INSS pode ser negado quando o CNPJ tem dívidas.
  • Ter a pendência inscrita em dívida ativa: após certo tempo de atraso, a dívida pode ser enviada para cobrança judicial. Assim, o governo pode exigir o pagamento do valor e até confiscar alguns bens, caso ele não aconteça.
  • Enfrentar a negativação e protesto: seu CNPJ pode ser inscrito na dívida ativa da União e até no CADIN (Cadastro de Inadimplentes do Governo). Assim, você lida com as consequências de ficar com o nome sujo.
  • Ter dificuldades para emitir CND (Certidão Negativa de Débitos): isso pode impedir empréstimos, financiamentos e participação em licitações.

Leia também: 14 melhores aplicativos de gestão financeira

Como pagar as dívidas do MEI?

Caso você tenha pendências no seu CNPJ, pode realizar o pagamento das guias atrasadas pelo Portal do Microempreendedor. Lá, terá as opções de gerar essas guias novamente e realizar o pagamento.

Se o valor total estiver acima do que você pode pagar, você também pode consultar as opções de parcelamento. Para isso, acesse o PGMEI com o seu CNPJ e:

  • Clique em “Consulta de extratos e pendências”;
  • Escolha a opção “Consulta pendência no Simei”.

Lá, você pode checar a dívida e realizar o pagamento ou solicitar o parcelamento. O ideal é lidar com essas pendências o mais rápido possível, para evitar que elas sejam cadastradas na dívida ativa.

O que fazer quando o MEI vai para a dívida ativa?

A Dívida Ativa é uma base de dados do governo na qual cidadãos e empresas são inscritos quando têm alguma dívida municipal, estadual ou federal. No caso da dívida do MEI, trata-se de uma pendência com o Governo Federal. 

Uma vez que o seu CNPJ é registrado na dívida ativa, você deve:

  1. Acessar o site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN);
  2. Fazer o cadastro/login;
  3. Consultar os débitos em nome do seu CNPJ;
  4. Emitir o boleto (DARF) e pagar a dívida.

Como regularizar a dívida ativa do MEI?

Existem duas maneiras de regular a situação de dívida ativa no MEI: pagando a pendência em sua totalidade ou parcelando a dívida ativa.

  • Pagamento à vista: nesse caso, basta emitir o boleto no site do DARF e realizar o pagamento.
  • Parcelamento da dívida: ae você não puder arcar com o valor total da dívida, também pode ver opções de parcelamento da dívida ativa.

A dívida do MEI pode afetar o meu CPF?

Sim, sobretudo se ela for inscrita na dívida ativa. Nesse caso, o CPF associado também passa a fazer parte da lista de inadimplentes dos diferentes órgãos de proteção ao crédito, como o registro do SPC e Serasa.

Além disso, você pode ter o seu score de crédito afetado, o que complica as suas chances de conseguir empréstimos, financiamentos e até cartões de crédito. 

Por fim, você pode ser judicialmente cobrado pelas dívidas do CNPJ, e lidar com o protesto em cartório e com a penhora de bens para quitá-la. 

Ou seja: para evitar que você fique com o nome sujo, é fundamental quitar a dívida do MEI. Para isso, você pode conferir o nosso Guia para quitar todas as suas dívidas e começar a se organizar agora mesmo!

Summary

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.