Afinal, depois que a dívida caduca, posso voltar a ter crédito?

Esperar a dívida caducar e “desaparecer” é uma prática comum entre brasileiros, uma população com mais de 74 milhões de endividados segundo o Mapa da Inadimplência do Serasa. Mas o que acontece depois que a dívida caduca? É fácil voltar a ter crédito?

Neste conteúdo, você entende os impactos da dívida caduca na sua vida financeira a longo prazo e se vale a pena pagá-la. Continue lendo e saiba mais!

Quando uma dívida caduca?

Uma dívida caduca quando atinge o prazo de cinco anos e, assim, seu nome é retirado dos registros de inadimplência. Ou seja, seu nome fica limpo automaticamente. Esse prazo é contado a partir da data de vencimento da dívida ou da última movimentação registrada, como um pagamento parcial ou renegociação.

É importante lembrar, no entanto, que a dívida caduca ainda pode ser cobrada extrajudicialmente. Além disso, não é incomum a prática da venda de dívidas para outras empresas, que realizam essa cobrança de forma mais insistente.

Depois da dívida caducar, eu volto a ter crédito?

De modo geral, sim. Após cinco anos, a dívida deve ser retirada dos cadastros de inadimplência, como Serasa e SPC. Isso significa que o consumidor deixa de ter restrições em seu nome, tornando-se elegível para novas concessões de crédito. 

Na prática, porém, a história costuma ser um pouco diferente. Isso porque, embora o devedor não tenha mais pendências visíveis no seu CPF, seu score de crédito não aumenta automaticamente. Além disso, as instituições financeiras ainda podem:

  • manter registros internos, dificultando o acesso a crédito naquela instituição;
  • consultar o Registrato do Banco Central, onde o histórico de devedor ainda estará visível.

Leia também: Vale a pena esperar a dívida caducar?

Como voltar a ter crédito? Confira 4 dicas práticas!

Para voltar a ter crédito, especialmente depois de ficar com o nome sujo, é fundamental (re)construir o seu relacionamento com a instituição financeira. Nesse sentido, não basta apenas não ter dívidas: é necessário mostrar ao banco que você pode ser um bom pagador. 

Aqui vão 4 dicas práticas para te ajudar:

  1. Pague as contas em dia: boletos, faturas de cartão e contas de consumo (água, luz, internet) não podem mais atrasar se você quer aumentar o seu score de crédito.
  2. Mantenha uma movimentação financeira positiva: ter uma conta bancária ativa, receber depósitos e pagar contas regularmente ajuda a mostrar que você é um bom pagador.
  3. Evite “atirar para todos os lados”: pedir muitos créditos em pouco tempo pode sinalizar risco para bancos e financeiras.
  4. Mantenha seus dados atualizados: as instituições financeiras costumam tentar encontrar você e verificar seu histórico de crédito. Com informações pessoais atuais, você torna esse processo mais fácil, mostrando que não tem nada a esconder.

Quem tem dívida caduca pode fazer financiamento?

Sim. Afinal, como a dívida deixa de aparecer nos cadastros de inadimplentes, o antigo devedor pode ser aprovado para um financiamento após passar por uma análise de crédito.

No entanto, é preciso ter cuidado: a dívida caduca não representa uma boa pontuação de crédito. Assim, pode ser que a instituição ainda tenha históricos internos de maus pagadores ou consulte o Registrato do Banco Central. 

Nesses casos, o crédito para financiamento pode ser negado, os juros podem ser mais altos e as condições para pagamento, mais rigorosas.

Leia também: Score para financiamento: qual o melhor?

Quando a dívida caduca, o score volta?

Sim, mas de forma gradual. Quando a dívida é retirada dos cadastros de inadimplência, o score de crédito tende a melhorar, pois um dos fatores que mais pesam na pontuação é a presença de dívidas negativadas. 

No entanto, a recuperação completa do score também depende de outros fatores, como a regularidade nos pagamentos futuros e o histórico de crédito. Ou seja: mais do que deixar a dívida caducar, é importante ter um planejamento financeiro bem estruturado para que novas dívidas não passem a existir.

Vale a pena pagar uma dívida que já caducou?

De modo geral, sim. Para que o consumidor consiga construir uma relação saudável com as instituições financeiras e tenha mais segurança caso precise de crédito no futuro, negociar a quitação inclusive das dívidas já caducadas é uma boa ideia.

Para isso, o devedor pode contar com os Feirões Limpa Nome. Nesses eventos, é comum conseguir negociar uma dívida com grandes descontos e condições de pagamento mais flexíveis. 

Agora que você já sabe o que acontece depois que uma dívida caduca, aproveite para aprender a limpar o seu nome de forma rápida e segura!

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.