fbpx

Empréstimo Diminui Score? Entenda Como Funciona.

Tempo de leitura: 4 minutos

A relação entre empréstimos e pontuação (score) de crédito, é uma preocupação comum para muitos consumidores. Atualmente os números do score são levados em conta para a aprovação ou não de crédito bancário e empréstimos.

Nesse post queremos te ajudar a esclarecer os mitos e verdades sobre como os empréstimos podem afetar o seu score de crédito. Vamos explorar como o processo funciona, o que pode impactar sua pontuação e como você pode tomar decisões financeiras informadas para que não haja imprevistos no seu planejamento.

Afinal, o que é o score de crédito?


O score de crédito é uma pontuação que reflete o histórico financeiro de um indivíduo, sendo uma ferramenta essencial para as instituições financeiras na hora de tomar decisões de crédito. 

Não existe uma padronização para o cálculo do score, cada instituição financeira tem sua forma de realizar, mas a base de análise vai sempre do mesmo princípio que valoriza elementos como o bom histórico de contas pagas, pagamento em dia de boletos e crediários entre outros elementos. 

O score é um indicador do histórico financeiro e da capacidade de pagamento de um indivíduo. As instituições financeiras o utilizam como uma ferramenta para avaliar o risco de emprestar dinheiro a uma pessoa. Quanto mais alto o score, menos arriscado o cliente de crédito é considerado, e vice-versa. Isso ajuda as instituições a determinar se é seguro emprestar dinheiro a alguém.

Mitos e verdades sobre empréstimos e Score

Há um mito de que solicitar empréstimos sempre diminui o seu score, porém não é uma afirmação precisa. Quando você solicita um empréstimo, a instituição financeira faz uma consulta no seu histórico de crédito, que pode ter um impacto negativo temporário no seu score por indicarem que você está buscando crédito. No entanto, esse impacto costuma ser modesto e de curto prazo.
Possuir uma mistura saudável de tipos de contas de crédito, como empréstimos pessoais, cartões de crédito e financiamento, pode ser benéfico para seu score de crédito. Isso demonstra que você é capaz de gerenciar diferentes formas de crédito, o que pode ter um efeito positivo no seu perfil de crédito aumentando sua pontuação e sua credibilidade financeira.

O impacto negativo da consulta pode ser compensado pelo uso responsável do crédito. Se você for aprovado para um empréstimo e o gerenciar de forma adequada, fazendo quitações pontuais e completando o pagamento do empréstimo, isso pode ter um impacto positivo no seu histórico de crédito. Mostra que você é responsável e isso pode favorecer o aumento do seu score.

Fatores que podem afetar o score de crédito.

Saber quando e como as consultas de crédito afetam o seu score é fundamental para tomar decisões financeiras informadas. O histórico de pagamentos é um dos fatores mais importantes no cálculo do score que podem aumentar ou diminuir  sua pontuação. Por isso é importante reforçar a atenção aos prazos e pagamentos de suas contas para que isso não influencie negativamente seu crédito.

É importante notar que o impacto das consultas de crédito no seu score é relativo e depende do seu histórico e da frequência com que você solicita crédito. Se você solicitar crédito com frequência, pode haver um impacto negativo maior, especialmente se muitas consultas forem realizadas em um curto período de tempo. As consultas se tornam menos significativas à medida que o tempo passa, e o impacto negativo diminui. Além disso, uma única consulta  geralmente não causa uma queda significativa no score. O histórico de pagamentos pontuais e a gestão responsável do crédito têm um impacto muito maior no seu score.

Como tomar decisões financeiras inteligentes? 

Para garantir sua organização e bem estar financeiro, você pode ter alguns cuidados simples, antes de solicitar um empréstimo, por exemplo. Basta que você avalie a necessidade real e as alternativas disponíveis, levando em conta prazos de pagamento e taxas a serem cobradas. Comparar diferentes opções de empréstimo e taxas de juros de cada um deles, pode economizar dinheiro e minimizar o impacto no seu score.

Organizar um plano de pagamento realista é essencial para garantir que um empréstimo não prejudique sua situação financeira. Com isso, você conseguirá estabelecer um ritmo saudável na quitação das pendências, evitando assim que isso afete negativamente sua credibilidade financeira.

Como recuperar o score após um empréstimo?

A recuperação de score após um empréstimo envolve um compromisso com pagamentos pontuais e responsáveis, bem como a gestão cuidadosa de suas finanças. Certifique-se de que todos os pagamentos relacionados ao empréstimo sejam feitos no prazo. Além disso, continue a monitorar seu histórico de pagamentos em todas as contas de crédito e evite atrasos. Reduza o saldo de dívidas existentes e evite solicitar mais crédito desnecessário por um tempo. Com o tempo, demonstrando disciplina financeira e responsabilidade no pagamento de dívidas, seu score tende a se recuperar gradualmente.

Manter um relacionamento saudável com credores é crucial para melhorar seu score ao longo do tempo. A disciplina também desempenha um papel fundamental para manter seu score saudável, a partir de sábias escolhas financeiras. 

Em resumo, empréstimos não necessariamente diminuem seu score de crédito, e a relação entre eles é mais complexa do que se pensa. Com um entendimento sólido dos fatores envolvidos e tomando decisões financeiras informadas, você pode usar empréstimos de forma estratégica para atender às suas necessidades financeiras. Lembre-se de que o conhecimento é poder quando se trata de seu score de crédito.


Confira mais artigos como este no Blog Acerto e mantenha sua saúde financeira em dia. Aproveite também e siga a Acerto no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira!

Esse artigo foi útil?
[Total: 2Média: 5]

Tags relacionadas

Leandro Jesus

Você pode gostar também