fbpx

Onde gastar o FGTS? Aprenda as melhores formas de usar seu dinheiro

Tempo de leitura: 3 minutos

O governo realizou a liberação das contas ativas e inativas do FGTS — Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Os saques — de até R$500,00 por conta — começaram em setembro e devem ser finalizados em até março de 2020. 

Além disso, existem mudanças nas regras de saque para o ano que vem, abrindo mais uma oportunidade de usar o restante do saldo. O chamado saque-aniversário do FGTS

Com tudo isso, muitas pessoas têm perguntado o que fazer com esse dinheiro, ou seja, como aproveitar esse valor da melhor forma. 

Pensando nisso, separamos algumas alternativas que consideramos inteligentes para você.  

Pagar dívidas

Priorizar o pagamento das dívidas é uma excelente alternativa para esse dinheiro. 

Mesmo que o seu nome ainda não esteja sujo, é muito importante resolver esses problemas para evitar outros problemas, como:

  • Aumentar os juros e tornar sua dívida gigante;
  • Perder seu cartão de crédito ou conta, se a dívida for para um banco;
  • Não conseguir alugar um imóvel ou financiar;

Fora todos os outros problemas de quem está devendo, além do fato de se manter “preso” a essa pendência.

É uma bola de neve.

Sendo assim, em muitas situações vale a pena tentar renegociar a dívida à vista para garantir um desconto maior. Caso isso não seja possível, ofereça uma entrada e divida o restante em parcelas menores. 

O mais importante é começar a se livrar desse sofrimento!

Vale lembrar também que, se o seu nome estiver no SPC ou Serasa, ao pagar a primeira parcela da negociação, a empresa é obrigada a tirar a dívida do seu nome em até 5 dias úteis

Ou seja: se você está precisando ter o nome limpo, essa é a hora.

Entre em contato com a empresa ou busque opções de negociação online com ela, e aproveita a oportunidade de resolver esse problema.

Não sacar o dinheiro 

Parece loucura, mas talvez não fazer absolutamente nada com o dinheiro do FGTS seja a melhor opção no momento.

 Se você acha que não consegue se controlar e que vai acabar gastando com bobagens, é melhor deixar o dinheiro no fundo. 

Assim você consegue usar o saldo em outro momento, diante de situações importantes, como a compra de uma casa, apartamento ou carro. 

Além disso, se está pensando em sacar o saldo da empresa atual, avalie bem: esse fundo pode ser a sua salvação caso, em algum momento, você seja demitido.

Começar uma reserva de emergência 

A reserva de emergência é tão importante quanto pagar as dívidas

Com ela você sabe exatamente onde recorrer caso precise de uma dinheiro extra para reformar a casa, fazer um tratamento de saúde ou suprir qualquer outra situação não esperada.

O ideal é poupar um percentual do seu salário todos os meses para ser utilizado apenas em casos de urgência.

Mas se você não conseguiu fazer isso até agora, ou mesmo não deu tanta atenção para uma reserva, essa é a sua chance.

Investir na sua carreira 

O seu FGTS pode ser a oportunidade que faltava para que você fizesse um investimento na sua carreira e, com isso consiga ao mesmo tempo realizar um sonho e fazer o dinheiro render.

Com ele, você pode:

  • Investir no próprio negócio;
  • Fazer um curso ou uma especialização;
  • Aproveitar a oportunidade para mudar de emprego, e ir para a área dos seus sonhos.

Enfim, as chances são muitas. Você só precisa se planejar e entender como esse investimento pode se transformar em uma boa oportunidade!

Fazer boas compras 

Pode parecer estranho, mas fazer compras nem sempre é algo negativo

Se elas forem feitas com planejamento e bom senso, podem ser extremamente úteis para melhorar a sua qualidade de vida. 

Portanto, se você está no azul, sem dívidas, o dinheiro do FGTS pode ser uma oportunidade para comprar uma geladeira mais econômica ou uma máquina de lavar roupas maior para te fazer perder menos tempo com essa tarefa.

Qualquer item que vai trazer utilidade, praticidade e conforto podem se interessantes, só pense bem para não comprar apenas por impulso. 

Após a escolha, dê preferência por adquirir o objeto à vista, caso o valor seja suficiente ou você já tenha parte da quantia disponível reservada — assim você evita se enrolar com as parcelas e terminar com dívidas.

Guardar para as contas da virada do ano 

A lista de despesas que chegam com a virada do ano é extensa: 

  • IPVA;
  • IPTU;
  • Renovação de matrícula;
  • Material escolar;
  • Presentes e festas de natal e ano novo.

O dinheiro do FGTS pode ser de grande ajuda para aliviar essas contas ou pagar algumas delas à vista e com desconto. 

Se você não se planejou financeiramente para esse momento, essa é uma excelente chance de sofrer menos o impacto dessas despesas no orçamento

Cuidar da saúde 

Você já parou para pensar que não cuidar da saúde pode ter consequências para a sua vida financeira também? Afinal de contas, remédios e procedimentos hospitalares, ou até mesmo perder um trabalho, tem consequências no seu bolso.

O valor recebido pelo FGTS pode ser aproveitado para cuidar de você, para reduzir as chances de ter problemas com saúde. 

Consultas médicas, realização de exames de rotina, trocar os óculos antigo, iniciar uma atividade física, tudo isso é um ótimo investimento no seu futuro.

Para receber conteúdos exclusivos sobre dívidas, finanças e planejamento financeiro diretamente no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente no Clube do Corre e faça parte da maior comunidade de especialistas em perrengues financeiros do Brasil!

Esse artigo foi útil?
[Total: 0Média: 0]

Pago Quando Puder

Oi! Nós somos o time Pago Quando Puder: especialistas em gambiarras e finanças para te ajudar a lidar melhor com o seu suado dinheirinho!

Você pode gostar também