O FGTS é um velho conhecido do trabalhador brasileiro. A grana pode ser uma mão na roda em várias situações como em financiamentos, demissões sem justa causa ou em casos de doença grave.
Acontece que, recentemente, o Conselho Curador do FGTS passou a permitir que os consumidores que optaram pelo saque-aniversário façam empréstimo usando o FGTS como garantia.
Como funciona? Será que vale a pena? Quem pode utilizar? Quais bancos oferecem? Vamos responder todas as dúvidas sobre o assunto ao longo deste conteúdo. Acompanhe!
- O que é e como funciona o empréstimo com garantia do FGTS?
- Quem pode usar o FGTS de garantia para empréstimo?
- Quais bancos oferecem empréstimo para quem optou pelo saque-aniversário?
- Como pedir o empréstimo com garantia do FGTS?
- Quem tem nome sujo consegue fazer esse empréstimo com FGTS?
- Vale a pena antecipar o saque-aniversário como empréstimo?
O que é e como funciona o empréstimo com garantia do FGTS?
O empréstimo com garantia do FGTS é um tipo de crédito que permite às pessoas antecipar até 3 anos dos valores do saque-aniversário.
Ao invés de esperar o período divulgado pelo governo federal para poder sacar a parcela anual que tem direito, você pode fazer um empréstimo para receber o valor agora e devolvê-lo com juros para o banco.
Quanto dá pra antecipar do saque-aniversário como empréstimo?
Se você não sabe como funciona o saque-aniversário do FGTS, temos um conteúdo completo em nosso blog que explica como essa modalidade funciona e o que você precisa avaliar se vale a pena optar por ela.
Mas, em resumo, é o seguinte: quem escolhe o saque-aniversário poderá retirar um percentual de cada conta (inativa ou ativa) do seu fundo no mês do seu aniversário.
Ao fazer a contratação do empréstimo com garantia do fundo, a pessoa oferece todo o saldo do FGTS como garantia do pagamento do empréstimo.
Isso significa muito menos risco de calote para as instituições financeiras e faz com que a taxa de juros do empréstimo também seja menor (a partir de 0,99% ao mês).
Quem pode usar o FGTS de garantia para empréstimo?
Apenas as pessoas que optaram pelo saque-aniversário podem solicitar o empréstimo com garantia de FGTS. Afinal, esse crédito é uma antecipação dos saques disponibilizados para elas.
Como se trata de um empréstimo consignado, em que o risco de inadimplência é menor, as instituições podem oferecer mesmo para quem está com o nome sujo.
Sendo assim, as principais exigências para usar o saldo do FGTS como garantia são:
- ter aderido ao saque-aniversário;
- estar com o CPF regular na Receita Federal;
- ter mais de 18 anos;
- ser correntista do banco escolhido;
- ser titular de contas do FGTS (ativas ou inativas) com saldo.
Quais bancos oferecem empréstimo para quem optou pelo saque-aniversário?
Se você pensa que só é possível antecipar o valor do saque-aniversário para fazer empréstimo com o FGTS de garantia pela Caixa, você se enganou.
A resolução do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço autorizou todos os bancos brasileiros a disponibilizar empréstimo com garantia do FGTS. Entretanto, a maioria deles ainda não começou a oferecer a linha de crédito.
Veja quais as instituições que trabalham com a antecipação do saque-aniversário atualmente:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Banco Cooperativo Sicredi;
- Banco Inbursa;
- Banco Pan.
Se você tem conta em um (ou mais) desses bancos, é interessante entrar no app ou site (internet banking) para fazer uma simulação do empréstimo. Dessa forma, você fica sabendo das condições do serviço e pode escolher o que fazer com mais tranquilidade.
Como pedir o empréstimo com garantia do FGTS?
Fez simulações e já sabe em qual instituição quer fazer o empréstimo? Beleza! Agora, é preciso autorizar o banco a verificar e fazer o bloqueio do saldo do seu FGTS para ser utilizado como garantia do empréstimo. Você pode fazer isso:
- pelo app FGTS (disponível em Android e iOS);
- no site da Caixa.
Nesses locais você também vê o valor que tem direito nos próximos anos e, se ainda não tiver escolhido, optar pelo saque-aniversário. Pode ir sem medo, que essas plataformas são bem fáceis de usar.
Depois, é só finalizar a contratação do empréstimo no aplicativo, agência ou internet banking do banco escolhido da forma convencional e aguardar a análise.
O dinheiro será liberado depois que a instituição fizer reservar o saldo do fundo como garantia. Geralmente, a quantia cai na conta no dia seguinte.
Quem tem nome sujo consegue fazer esse empréstimo com FGTS?
Sim! A antecipação do saque-aniversário usando o FGTS como garantia para empréstimo é uma possibilidade para quem está com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito. Se você não for cliente Caixa, só vai precisar se certificar se o seu banco já oferece essa modalidade de empréstimo.
Muita gente, inclusive, tem usado essa alternativa para pagar dívidas e limpar o nome. Mas, será que essa é mesmo um bom caminho? A gente não ia terminar esse conteúdo sem te ajudar a refletir sobre isso, né?
Vale a pena antecipar o saque-aniversário como empréstimo?
Se você ainda não optou pelo saque-aniversário e está pensando em fazer isso apenas para pegar o empréstimo, é necessário ter muito cuidado.
Lembre-se que se você fizer isso vai perder o direito de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa por 2 anos. Portanto, pode ser que essa grana faça falta no futuro.
Agora, se você estiver precisando de dinheiro com urgência para pagar dívidas ou complementar a renda nesse momento difícil que estamos vivendo por conta do coronavírus, essa linha de crédito pode ser uma boa alternativa.
O empréstimo com garantia do FGTS tem juros baixos, aprovação facilitada (mesmo para quem está com o nome sujo) e é uma dívida controlada — ou seja, você e o banco têm mais garantias de que terá o dinheiro para pagar o empréstimo.
Antes de tomar a sua decisão, faça a simulação nos sites dos bancos que você tem conta e que estão oferecendo essa linha de crédito, e avalie com calma as condições oferecidas por eles.
Afinal de contas, estamos falando de um empréstimo com juros (que existem, apesar de serem mais baixos) e da antecipação de uma grana que pode ser muito importante para você no futuro.
Vale destacar que esse dinheiro já é seu por direito: será que vale a pena fazer um empréstimo (e perder o percentual da taxa de juros) para ter a grana agora ou é melhor esperar as datas certas para fazer os saques sem nenhum desconto?
Ah! Se decidir contratar o empréstimo, planeje o que vai fazer com o dinheiro para não perder o foco e acabar gastando com coisas desnecessárias e se arrepender depois.
Quer ler mais conteúdos como esse? Inscreva-se gratuitamente no Clube do Corre e faça parte da maior comunidade de especialistas em perrengues financeiros do Brasil. Ao fazer parte do clube, você recebe, diretamente na sua caixa de e-mails, outras dicas que vão ajudar sua vida financeira! É só preencher o formulário que fica no final desta página ou clicar aqui!
3 respostas
Particularmente eu gostei muito da explicação, tirou toda aminha dúvida, Meus parabéns.
Oi, Edson. Que bom receber seu retorno!
Ficamos muito felizes em saber que o conteúdo te ajudou! =)
Parabéns, ótima explicação.
Os comentários estão desabilitados.