Você tem uma dívida e precisa se ver livre dela? Quer limpar seu nome, mas não tem dinheiro suficiente para quitar o débito? Uma alternativa é recorrer a uma securitizadora como a Ativos S.A. Opa! Esse nome não lhe é estranho e você já se pegou pensando o que é a empresa Ativos S.A?
Se você tem alguma dívida no seu nome, pode até já ter recebido ligação da Ativos S.A. para fazer a negociação. Já aconteceu? Neste post, vamos contar o que é securitização, como esse processo funciona e ajudar você a conhecer um pouco melhor sobre essa, que é uma das maiores empresas disponíveis no mercado para quem quer vender a sua dívida.
Ah, e se o que você busca é o telefone ou outros canais para entrar em contato com a Ativos S.A, nós também vamos te ajudar.
Siga em frente e boa leitura!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é a Ativos S.A e o que faz uma securitizadora?
De maneira objetiva, o processo de securitização de dívida é, basicamente, a mesma coisa de uma empresa vender a dívida de um cliente para que essa outra empresa (a compradora da dívida) fique responsável por cobrar o débito do cliente.
Mas, entender como funciona o trabalho de uma securitizadora como a Ativos S.A. passa por compreender o porquê da existência de empresas assim. Vamos lá?
Você pode estar devendo a um banco ou instituição financeira, por exemplo, e isso é comum. Porém, entenda que, se você atrasar os pagamentos, só essas empresas serão beneficiadas, pois quanto mais juros você paga pelo atraso, mais elas ganham. ?
Ao renegociar a dívida por impulso, sem um bom planejamento financeiro, você pode ter dificuldades para manter as parcelas do acordo. E perder o acordo da negociação da dívida pode complicar ainda mais a situação, pois você precisará negociar tudo novamente.
Por outro lado, precisamos considerar o fato de que bancos e financeiras não querem esperar “a vida inteira” para que alguém quite suas dívidas; elas precisam do dinheiro de volta. É aí que surge o trabalho das securitizadoras, como a Ativos S.A Securitizadora de Créditos Financeiros.
Há, inclusive, casos em que o banco vende a dívida do cliente a uma securitizadora justamente para tentar receber o dinheiro logo.
Quando você procura a Ativos S.A. ou outra securitizadora, elas transformam sua dívida em títulos para que, com o dinheiro dos investidores, paguem o banco ou a instituição financeira que você tem um débito.
A partir de então, a sua dívida continua a mesma, mas, agora, você assume o compromisso com outra empresa, precisando pagar à securitizadora para não ficar com o nome sujo.
É comum que a empresa abra uma negociação para que você faça esse pagamento e a expectativa é de que as condições de renegociação sejam melhores do que as da dívida inicial.
Agora, você já entende quando alguém diz que a Ativos S.A adquiriu contratos em seu nome, certo? Mas, continue a leitura, pois vamos explicar em detalhes como funciona o processo de maneira geral.
O que é securitização de dívida, afinal?
Tentando deixar tudo o mais simples possível, podemos dizer que a securitização é o processo de transformar uma dívida em títulos mobiliários disponíveis para investimento.
Pera… Como assim?
A gente sabe que pode parecer complicado. A ideia da securitização é que você venda sua dívida a uma empresa como a Ativos S.A.. Essa empresa vai transformar o crédito que você solicitou em títulos e disponibilizá-los para pessoas que queiram investir.
Uma dessas pessoas vai comprar o título e, com isso, passará a ter o papel de credor de sua dívida. Com isso, quem investe repassa à securitizadora o valor necessário para que sua dívida seja quitada e, com o tempo, recebe contrapartidas, ou seja, os rendimentos.
Esses rendimentos são os juros que você paga pelo atraso, por isso é que dissemos no início que, quanto mais você atrasa, mais essas empresas ganham.
Também é possível que haja mais de uma pessoa comprando o título. Seja como for, a ideia é que a dívida seja paga à vista para que você se veja livre do débito e do nome sujo. Como haveria de ser, isso tem um custo.
No fim das contas, empresas como a Ativos S.A. garantem que sua dívida seja paga para que você evite cair no SPC/Serasa ou que limpe seu nome rapidamente. Assim, você deixa de dever à empresa com a qual tinha o débito, mas precisa pagar à securitizadora pelo serviço prestado.
Aqui vale um esclarecimento: as securitizadoras funcionam de forma diferente das instituições financeiras especializadas em negociação de dívidas, como a Meu Acerto.
Enquanto as securitizadoras compram as dívidas para repassá-las em forma de títulos, como vimos, as empresas de negociação de dívidas não compram dívidas. Elas fazem a cobrança de débitos para grandes empresas, de forma mais humanizada e otimizada.
Assim, as instituições que têm um alto volume de clientes devedores focam mais nas ações internas e terceirizam a parte da cobrança para quem é especializado nesse tipo de atividade.
Como entrar em contato com a Ativos S.A.?
Se você já recebeu um contato da Ativos S.A. sobre uma dívida que foi vendida ou já fechou acordo com a securitizadora, saiba que você tem caminhos a seguir caso tenha dúvidas ou perceba alguma irregularidade.
Para falar com a empresa, seja para solicitações, informações ou reclamações, você têm à disposição algumas opções.
Telefone da Ativos S.A
A securitizadora disponibiliza para seus clientes uma central de atendimento por telefone. Para entrar em contato, basta ligar para 0800 644 3030
Contato pela internet
A empresa também disponibiliza alguns canais digitais, por meio dos quais os clientes podem entrar em contato pela internet.
- E-mail: sac@ativossa.com.br;
- Fale Conosco
- Página de Negociação de Débitos no site da securitizadora, disponível para quem quer fazer uma renegociação ou acessar a 2ª via da fatura do seu acordo.
Vale ressaltar que a Ativos S.A. não disponibiliza atendimento via WhatsApp e toda a comunicação deve ser feita apenas pelos canais acima.
Além disso, o aplicativo da Ativos S.A, tanto para Android quanto para IOS, está suspenso. Por isso, a empresa orienta que o contato seja feito via site ou pelo telefone.
Caso você tenha uma denúncia a fazer sobre “ilícitos criminais de qualquer natureza, relacionados às atividades da Ativos S.A. e de suas subsidiárias”, deve entrar em contato por meio do endereço denuncia@ativossa.com.br.
A securitizadora garante proteção a quem reporta uma irregularidade ou ato ilícito e sigilo tanto da denúncia quanto da investigação.
Atenção: antes de fazer uma negociação com a Ativos S.A. ou com qualquer outra instituição, é fundamental saber se a empresa é confiável. Afinal, ninguém quer cair na armadilha de pagar a uma empresa sem saber se realmente houve negociação com o banco.
A Ativos S.A. entrou em contato comigo. E agora?
Dando sequência à conversa sobre o funcionamento de securitizadoras como a Ativos S.A., é interessante reforçar que nem sempre é você quem vai procurar a empresa.
Com base no Código Civil Brasileiro, definido pela Lei 10.406, de janeiro de 2002, um banco ou instituição financeira pode vender sua dívida a uma securitizadora ou recuperadora de crédito. Por isso é que, muitas vezes, você tem uma dívida antiga, pela qual seu nome já nem está nos órgãos de proteção ao crédito, mas, ainda assim, ela está sendo cobrada por empresas como a Ativos S.A.
Isso porque bancos não querem se dar ao trabalho de gerir cobranças e administrar as dívidas dos clientes. Assim, bancos podem terceirizar serviços de cobrança, como vimos, ou vender as dívidas para empresas securitizadoras ou recuperadoras de crédito.
Quando a dívida é vendida, você recebe o contato da Ativos S.A., informando a compra da sua dívida. Em geral, esse contato já abre espaço para que você conheça os detalhes de seu novo compromisso e negocie com a empresa os meios para pagar seu débito.
Mas, atenção: você não precisa esperar esse contato, viu? Ao receber a informação de que sua dívida foi vendida, você pode procurar a Ativos S.A. para limpar seu nome e voltar a ter acesso a crédito.
Ativos S.A é confiável?
Como você deve saber, consumidores e clientes podem contar com canais independentes e isentos para verificar a avaliação de uma empresa como a Ativos S.A..
Para te ajudar a elaborar uma opinião sobre o nível de confiabilidade dessa securitizadora, recorremos às pontuações da Ativos S.A. no Reclame Aqui e no Proteste!. Confira:
Reclame Aqui
Na data em que este post foi feito (16/06/2021), a nota da Ativos S.A no Reclame Aqui era 6.3/10, considerando as avaliações feitas entre dezembro de 2020 e maio de 2021. A nota consiste em uma avaliação considerada regular segundo os critérios da plataforma.
Um ponto positivo é que o Reclame Aqui atesta que a Ativos S.A. respondeu a 100% das reclamações feitas e conseguiu resolver o problema dos clientes em mais de 66% das vezes.
Em contrapartida, entre as pessoas que se envolveram com a Ativos S.A e reportaram à plataforma, apenas 38,1% afirmam que voltariam a fazer negócios com a securitizadora.
Entre as reclamações, existem as de cobranças indevidas, dificuldades em negociar acordos, dívidas inexistentes ou não reconhecidas e também reclamações de inclusão do nome no SPC/Serasa.
Porém, vale ressaltar que existem alguns relatos de usuários na internet sobre supostos “golpes” e reclamações sobre o serviço prestado pela Ativos S.A..
A empresa costuma responder aos clientes com orientações sobre como funciona o processo de pagamento e esclarecer dúvidas comuns sobre as consequências de pagamentos em atraso, como a restrição ao crédito na empresa em que você teve débito, mesmo que ele já tenha sido quitado. Aqui, você pode acompanhar um exemplo.
Proteste!
Na mesma data acima mencionada, uma consulta à página da Ativos S.A. no canal Proteste! revela uma nota melhor: 84 pontos. Uma pontuação que classifica a empresa como excelente na visão dos clientes.
O canal informa, ainda, que o tempo médio de resposta da empresa é de cinco dias.
Nossa recomendação é para que você avalie o que lê tanto no Reclame Aqui quanto no Proteste! para tirar suas próprias conclusões, sobretudo com relação à validade das reclamações e sobre as respostas da Ativos S.A..
Apenas como exemplo, um dos chamados abertos por meio do Proteste! é de uma pessoa que diz não reconhecer a negociação em seu nome e solicita que tirem seu “nome e CPF de alguma negociação com bancos, pois não foi eu quem fez”.
Lembra que dissemos que bancos podem vender dívidas à securitizadoras como a Ativos S.A.? Supomos que quem abriu essa reclamação desconheça essa possibilidade e, por isso, acha que a situação é um erro, mas a realidade pode ser outra.
Com isso, a dica é para que você considere as informações que tem sobre o funcionamento da Ativos S.A. e de outras securitizadoras para pensar sobre as reclamações feitas.
Cuidados na hora de fechar um acordo com a empresa
Se, após avaliar toda a situação, você decidir que a Ativos S.A é confiável, nossa dica final é para que você não inicie qualquer pagamento sem antes ler o contrato da dívida.
Às vezes, na expectativa de ver um problema financeiro sendo resolvido logo, pessoas deixam de ler o contrato ou não dão muita atenção aos detalhes. Faça diferente!
Leia com atenção, tire suas dúvidas e, se encontrar algo que pareça ruim para você, estude e tente negociar com a securitizadora antes de fechar o acordo.
Por fim, é importante destacar que a atividade da Ativos S.A. é legal e pode ser importante para que você regularize sua situação financeira. Não custa nada, porém, consultar avaliações e buscar informações sobre o novo acordo relacionado à sua dívida para evitar surpresas, não é mesmo?
Este post foi útil para você? Inscreva-se para fazer parte do Clube do Corre e receber todas as notícias que impactam seu dinheiro!