Segundo dados do IBGE, o desemprego já atinge 14,8 milhões de brasileiros, o que significa que quase 15% da população não tem um emprego formal. Outro dado alarmante diz respeito ao número de consumidores endividados: quase 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes e mais de 30 milhões já possuem a renda totalmente comprometida.
Diante de um cenário de desemprego, os brasileiros precisam buscar alternativas para garantir uma renda e tentar sair da situação das dívidas. E mesmo quem não está em dificuldades financeiras pode estar buscando caminhos para conquistar uma renda extra.
Nesse contexto, um dos empregos mais procurados para garantir um dinheiro extra ao final do mês é o de cuidados infantis. Por ser um trabalho que não exige formação e pelo aumento da demanda por profissionais que possam exercer a atividade, o emprego de babá está em alta e pode ser uma boa alternativa pra quem está buscando uma nova opção de renda.
Se esse for o seu caso, a Babysits preparou um guia completo para te ajudar a ter sucesso na busca por um emprego de babá. Confira abaixo o passo a passo para conquistar uma oportunidade!
Conheça as habilidades exigidas
Assim como todos os outros empregos, o serviço de cuidados infantis requer uma série de habilidades. Por isso, antes de decidir se tornar babá, tenha certeza de se informar (caso não possua experiência prévia) a respeito das habilidades buscadas pelas famílias.
Cuidados básicos com crianças
Todos nós sabemos o quanto crianças são frágeis e requerem uma série de cuidados especiais. Tenha certeza de que você sabe como socorrer, alimentar, limpar e se comunicar com os pequenos. Caso não tenha segurança em relação a isso, vale a pena ler artigos sobre cuidados infantis para se informar mais sobre o assunto, além de pedir dicas para profissionais mais experientes e, quem sabe, buscar alguns cursos na área.
Paciência
Crianças são indivíduos que ainda estão se desenvolvendo e, por isso, muitas vezes requerem mais tempo do que adultos para realizar tarefas simples e possuem mais dúvidas. Lembre-se, portanto, que paciência e dedicação às necessidades dos pequenos é fundamental para o exercício da atividade de babá.
Atividades divertidas e educativas
Uma ótima maneira de manter os pequenos entretidos e apresentar novas informações de um jeito divertido é propondo a eles algumas atividades — melhor ainda se elas forem educativas.
Não precisa ser nada muito elaborado, uma vez que uma das vantagens das crianças sobre os adultos é que eles se divertem com coisas simples. Uma tesoura e papel, um pouco de cola e alguns elementos da natureza já serão suficientes para garantir muito aprendizado e diversão.
Um pouco de pesquisa e uma dose de criatividade irão garantir momentos especiais com os pequenos!
Comunicação
Tenha certeza que você está se comunicando com a família da forma mais clara possível. Apresente suas ideias, sua personalidade e suas expectativas — e, claro, mantenha os responsáveis a par das questões que envolvem os cuidados com a criança. Uma boa comunicação com certeza fará toda a diferença para o sucesso do emprego de babá.
Ofereça seus serviços
Existem muitas formas de conseguir um emprego de babá. Você pode contar com as pessoas de seu próprio círculo e oferecer seus serviços, comunicar as pessoas de seu bairro ou procurar por empregos de babá em sua região, utilizando plataformas online como o website da Babysits.
A vantagem é que, por meio de plataformas digitais, você encontrará automaticamente pessoas que estão procurando por esse serviço especificamente e pode contatá-los com facilidade.
Mantenha seu perfil completo e atualizado
No contexto das plataformas digitais, às vezes, pode acontecer de usuários não darem a devida atenção à hora de criar um perfil. No entanto, este é um dos passos mais importantes para encontrar um emprego de babá. Por isso, certifique-se adicionar ao seu perfil:
Foto
Preste atenção nos elementos e qualidade da foto. Adicione uma foto de seu rosto visível, de preferência natural ou sorrindo (caso se sinta à vontade). Fotos com elementos como bebidas alcoólicas, cigarros e festas devem ser deixadas de lado.
Descrição
Apresente-se! Dê as informações que se sinta confortável e que você considera que serão interessantes para a família. Algumas ideias são a sua idade, experiência com crianças, hobbies, profissão, estudos, atividades, personalidade, etc. Não se esqueça de nunca colocar informações pessoais como endereço, dados bancários e números de documentos na descrição do perfil.
Horários livres
Não se esqueça de disponibilizar os dias e horários em que pode oferecer tais serviços. Dessa forma, apenas famílias interessadas na sua agenda irão te contatar.
Defina o preço do seu serviço
A precificação de serviços costuma ser um desafio pra muita gente, mas saiba que essa é uma etapa fundamental do processo.
Uma dica é pesquisar o preço médio que outras babás cobram em sua região e determinar uma janela de valores que você estará disponível para receber. É importante refletir sobre os valores antes de negociar com a família para não haver surpresas.
Prepare-se para a entrevista
Chegou o momento de conhecer a família. Antes de mais nada, seja pontual em relação ao horário marcado, afinal, como diz o ditado, a primeira impressão é que a fica! A pontualidade nunca sairá de moda.
Outra dica importante é aproveitar a conversa com os responsáveis pela criança para esclarecer todas as suas dúvidas. Pergunte a eles sobre a rotina das crianças, seus gostos, hábitos e brincadeiras preferidas. Isso fará diferença na hora de interagir com eles.
E por fim, nunca abra mão da sinceridade. Para uma boa experiência, seja realista, diga a verdade e não ultrapasse seus próprios limites. Dessa forma, você garantirá que o seu emprego de babá seja leve e saudável.
Divirta-se enquanto trabalha
A última dica e mais importante: lembre-se de se divertir! Dê risadas, faça cócegas, brinque de casinha e volte a ser criança com os pequenos. Essa é apenas uma das vantagens de cuidar de crianças!
E aí? Gostou deste conteúdo? Então, visite a plataforma da Babysits e veja como se cadastrar gratuitamente para buscar uma oportunidade como babá.