Você já não aguenta mais receber ligações de telemarketing ou de cobranças? A gente te entende, é mesmo desconfortável passar por isso. A boa notícia é que tem solução e dá pra bloquear esse tipo de ligação.
Neste post, vamos te ensinar como bloquear números desconhecidos e passar informações importantes sobre como lidar com as ligações —em especial, com as de cobranças.
Continue a leitura e saiba mais!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleComo bloquear ligações de telemarketing e cobrança?
Você consegue bloquear números desconhecidos usando um serviço da Anatel ou do Procon e também por meio de aplicativos para o seu celular.
Veja como fazer isso abaixo:
Não me perturbe – Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possui um serviço que permite que você solicite o bloqueio de ligações de empresas de telecomunicações e de instituições financeiras que fazem marketing ativo, ou seja, que te ligam para oferecer produtos e serviços.
Para se cadastrar:
- Acesse o site do programa;
- Clique em “Quero me cadastrar”;
- Insira as suas informações de nome, CPF e email;
- Crie uma senha;
- Informe o código de confirmação enviado para o seu email (verifique se não caiu em sua caixa de spam!);
- Faça o login na plataforma;
- Clique em “Novo bloqueio”;
- Informe seu telefone e selecione as instituições que deseja bloquear;
- Clique em “Enviar”;
- Digite o código que você recebeu via SMS e clique em “Enviar” novamente;
Pronto! Em até 30 dias, as ligações das empresas selecionadas serão bloqueadas.
Bloqueio Procon
Em diferentes estados, o Procon oferece um serviço para que o consumidor peça para bloquear ligações de telemarketing e SMS que ofereçam produtos ou serviços.
É possível cadastrar tanto telefones fixos quanto móveis, sabendo que há um prazo de 30 dias a partir da solicitação para que o bloqueio comece.
Se você mora em Minas Gerais, por exemplo, deve se cadastrar no Sistema de Bloqueio de Telemarketing e anotar a data na agenda. É porque o bloqueio tem validade de um ano e, depois desse período, precisa ser renovado.
O Procon São Paulo também oferece uma alternativa nesse sentido — o Não Me Ligue! Se o seu DDD for do estado e você quiser bloquear essas ligações indesejadas, é só entrar no sistema, preencher seus dados para se cadastrar e pronto!
Esses são apenas dois exemplos, mas existem várias outras iniciativas semelhantes nos Procons de outros estados brasileiros. Vale a pena consultar a página oficial do órgão da sua região e verificar se eles podem te ajudar!
Aplicativos de bloqueio
Para a alegria daqueles que já se cansaram dos contatos de vendas ou as ligações de cobrança, existem aplicativos que têm um banco de dados com o número dessas empresas e que bloqueia as chamadas automaticamente.
Basta instalar o aplicativo no celular, acessar as configurações de bloqueio e ativá-las. Ao usar esses programas, você também pode notificar quando um número indesejado te ligar, mesmo que ele não tenha sido bloqueado. Assim, inclusive, você ajuda a atualizar a lista do banco de dados.
Algumas das opções são:
- TrueCaller;
- WhosCall;
- CallApp;
- Mr. Number.
Escolha um dos aplicativos, leia suas avaliações na loja de apps e teste para saber se o programa escolhido te atende bem e ajuda você a ter um descanso ao bloquear ligações de telemarketing e de cobrança.
Como denunciar excesso de ligação?
Caso sofra com importunações constantes, você pode solicitar que o número ou a frequência das ligações de cobrança sejam reduzidos, mas isso é algo que deve ser feito por escrito.
A ideia é enviar um e-mail para a empresa de cobrança que te ligou. Para isso, é importante anotar o nome informado por quem ligar para você e pesquisar uma forma de contato pela internet.
Em seguida, use o e-mail ou “fale conosco” da empresa para informar seus horários de trabalho e fazer uma solicitação formal para que não te liguem nesse período porque a situação está prejudicando sua vida profissional. É um direito seu, para evitar constrangimentos.
Usamos o trabalho como exemplo, mas se houver outras justificativas válidas, como o horário de um tratamento médico, de estudos e outros, você também pode usá-las.
Caso a importunação continue, é aconselhável que você gere provas de que a pessoa ou empresa que faz as ligações de cobrança está infringindo a lei. Para isso, é preciso gravar as ligações.
É importante que, na conversa que está sendo gravada, você mostre que um e-mail já foi enviado e não está sendo respeitado.
É incomum que empresas ignorem a solicitação formal escrita. Porém, caso isso aconteça, você precisa de provas para buscar seus direitos mais uma vez. Nesse caso, você pode procurar o Procon do seu estado para fazer uma denúncia.
Leia também: Por que recebo ligações de cobrança da RENAC?
Quantas vezes por dia uma empresa de cobrança pode ligar?
Não há uma determinação em lei sobre a quantidade de vezes que uma empresa pode te ligar durante o dia. Porém, existem algumas limitações que elas devem respeitar.
Por exemplo: o contato só pode ser feito durante o comercial — em alguns estados, há a determinação, inclusive, sobre o horário: as ligações só podem acontecer de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Ao ligar, a pessoa que cobra a dívida pode perguntar sobre a razão do atraso, dar informações sobre a dívida e até apresentar alternativas a quem deve. Por outro lado, não pode haver ameaças ou qualquer forma de constrangimento.
Essa é uma questão que, inclusive, aparece no artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, e quem desrespeitá-la pode sofrer pena em forma de multa e/ou detenção com duração de três meses a um ano.
Sou obrigado a atender ligação de cobrança?
Não, você não é obrigado a atender ligações de cobrança. Além de saber disso, é importante entender alguns pontos:
- Você tem o direito de escolher quando e como deseja ser contatado. Se não deseja atender a ligação, pode optar por negociar a dívida de outras formas, como e-mail, aplicativos, ou mesmo em canais específicos oferecidos pela empresa.
- As empresas de cobrança devem respeitar seus direitos, evitando práticas abusivas. Isso inclui ligar em horários inadequados, ligar repetidamente ou utilizar um tom agressivo.
- Embora não seja obrigatório atender a ligação, é importante manter o diálogo aberto com os credores para evitar complicações, como a negativação do nome.
Caso prefira outra forma de contato, pode comunicar isso à empresa, solicitando que usem e-mail, SMS ou outro meio mais conveniente para você.
O que fazer para não receber mais ligações de cobrança?
Atualmente, existem soluções online para que você consiga negociar as suas dívidas e deixar de ser importunado pelas ligações de cobrança. A Acerto é um exemplo: pelo site, você consegue visualizar a sua pendência e fazer acordos com desconto e de forma parcelada sem correr o risco de receber qualquer ligação.
Com esse tipo de solução, o consumidor endividado consegue negociar sua pendência direto pelo computador ou celular, sem precisar falar com nenhum atendente.
Como o melhor jeito de ficar livre das ligações de cobrança é negociar as dívidas, vale a pena consultar o seu CPF e verificar se seu débito está disponível para negociação online.
Apenas mantenha em mente que tentar priorizar o pagamento de dívidas e negociá-las é melhor do que fugir delas!
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como bloquear as ligações indesejadas para não ser mais incomodado. Aproveite para conferir, também, o nosso conteúdo com dicas para você limpar seu nome!