Ter um bom score de crédito é uma excelente maneira de ter acesso a uma série de benefícios financeiros, como juros mais baixos, condições de pagamento melhores e até acesso a mais crédito. Porém, algumas ações simples, consideradas “inofensivas”, podem afetar essa pontuação final.
Uma delas é solicitar o aumento do limite do cartão de crédito. Quer entender melhor por que isso acontece? Continue lendo!
Você vai ver nesse conteúdo:
TogglePor que pedir aumento de limite diminui o score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que indica o risco de inadimplência de uma pessoa. Ele é calculado com base em fatores como histórico de pagamentos, tempo de relacionamento com instituições financeiras e consultas ao CPF feitas por empresas.
Ao solicitar um aumento de limite, a instituição faz uma análise de crédito que envolve consulta ao seu CPF — processo conhecido como “consulta dura”. Quando ela acontece ocasionalmente, não costuma ser um problema. Porém, muitas consultas duras em um curto período sugerem que a pessoa está buscando crédito com urgência ou está em situação financeira instável — o que pode indicar maior risco de inadimplência.
Além disso, caso o aumento de limite seja concedido e você passe a utilizar grande parte desse novo limite, o seu score também pode ser negativamente impactado. Isso porque os birôs avaliam a proporção entre o crédito disponível e o crédito utilizado. Ou seja: quanto maior o uso próximo do limite, maior o risco percebido.
E se o meu limite aumentar sozinho?
Se o seu limite de cartão de crédito aumentar sozinho, isso não afeta negativamente o seu score. Na verdade, pode até ajudar a melhorá-lo, dependendo de como você usa esse novo limite.
Isso acontece porque o aumento automático não exige uma consulta ao CPF nos birôs de crédito, levando em consideração apenas o seu comportamento como cliente. Além disso, quando ele acontece, é um indicativo de que o banco te considera um bom pagador, o que é um sinal positivo para o mercado.
Mas lembre-se: o novo limite não é um convite para gastar mais. Evite passar dos 40% de limite oferecido, continue pagando a fatura em dia e mantenha o controle dos seus gastos para evitar dívidas.
Como ter mais limite sem afetar o score?
Se você quer aumentar o seu limite de crédito, mas já sabe que não pode solicitá-lo com frequência, não precisa se preocupar: existem outras formas de alcançar o seu objetivo sem prejudicar o seu score. Confira!
1. Construa um bom relacionamento com o banco
Uma boa relação com a instituição financeira que te ofereceu o cartão de crédito é uma das melhores formas de conseguir mais benefícios. E construí-la não é muito difícil, basta seguir algumas dicas:
- Pague todas as contas em dia (inclusive fatura do cartão). Dessa forma, você mostra que tem responsabilidade e organização financeira.
- Evite usar mais do que 30% a 40% do limite do cartão. Isso faz com que você passe uma imagem de controle financeiro.
Dessa maneira, as suas chances de conseguir aumentos progressivos de forma automática aumentam. Ou seja: seu limite cresce, mas você não se prejudica.
2. Use cartões com limite pré-aprovado ou cartão com limite garantido
Algumas fintechs e bancos digitais oferecem cartões com limite pré-aprovado, com base no seu histórico de movimentação financeira. Ele não exige novas análises de crédito, e, portanto, não faz consultas ao CPF — ou seja, não afeta o seu score.
Outra alternativa é o cartão com limite garantido, como o Nubank com saldo bloqueado, que não exige análise de crédito e não afeta o score. Nesse caso, você faz um depósito em um produto do banco — como um CDB — e esse valor é convertido para o seu limite.
Mas lembre-se: você ainda precisará pagar a fatura, e o dinheiro investido fica bloqueado até que as pendências com o cartão de crédito sejam cumpridas. Por isso, preste atenção nos seus gastos!
Como saber se tenho um bom score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação usada pelos bancos e instituições financeiras para avaliar os riscos de conceder crédito a uma pessoa. Assim, quanto maior a pontuação, menor o risco.
Um score de crédito considerado bom pode variar de acordo com o modelo de cálculo e a instituição financeira que analisa o seu pedido de crédito. Mas, no geral, um score acima de 501 é considerado bom. Por outro lado, um score abaixo de 500 é considerado baixo e pode dificultar a aprovação de crédito ou aumentar os juros. E se você possui um score acima de 701, você está com uma pontuação excelente.
Para melhorar seu score, é importante manter um histórico de pagamentos em dia, evitar ter dívidas em aberto e abrir muitas contas ou cartões de crédito ao mesmo tempo. Confira as dicas práticas da Acerto para aumentar o seu score de forma rápida e segura!