Pedir aumento de limite de cartão de crédito pode afetar o seu score?

Ter um bom score de crédito é uma excelente maneira de ter acesso a uma série de benefícios financeiros, como juros mais baixos, condições de pagamento melhores e até acesso a mais crédito. Porém, algumas ações simples, consideradas “inofensivas”, podem afetar essa pontuação final.

Uma delas é solicitar o aumento do limite do cartão de crédito. Quer entender melhor por que isso acontece? Continue lendo!

Por que pedir aumento de limite diminui o score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que indica o risco de inadimplência de uma pessoa. Ele é calculado com base em fatores como histórico de pagamentos, tempo de relacionamento com instituições financeiras e consultas ao CPF feitas por empresas. 

Ao solicitar um aumento de limite, a instituição faz uma análise de crédito que envolve consulta ao seu CPF — processo conhecido como “consulta dura”. Quando ela acontece ocasionalmente, não costuma ser um problema. Porém, muitas consultas duras em um curto período sugerem que a pessoa está buscando crédito com urgência ou está em situação financeira instável — o que pode indicar maior risco de inadimplência.

Além disso, caso o aumento de limite seja concedido e você passe a utilizar grande parte desse novo limite, o seu score também pode ser negativamente impactado. Isso porque os birôs avaliam a proporção entre o crédito disponível e o crédito utilizado. Ou seja: quanto maior o uso próximo do limite, maior o risco percebido.

E se o meu limite aumentar sozinho?

Se o seu limite de cartão de crédito aumentar sozinho, isso não afeta negativamente o seu score. Na verdade, pode até ajudar a melhorá-lo, dependendo de como você usa esse novo limite.

Isso acontece porque o aumento automático não exige uma consulta ao CPF nos birôs de crédito, levando em consideração apenas o seu comportamento como cliente. Além disso, quando ele acontece, é um indicativo de que o banco te considera um bom pagador, o que é um sinal positivo para o mercado. 

Mas lembre-se: o novo limite não é um convite para gastar mais. Evite passar dos 40% de limite oferecido, continue pagando a fatura em dia e mantenha o controle dos seus gastos para evitar dívidas.

Como ter mais limite sem afetar o score?

Se você quer aumentar o seu limite de crédito, mas já sabe que não pode solicitá-lo com frequência, não precisa se preocupar: existem outras formas de alcançar o seu objetivo sem prejudicar o seu score. Confira!

1. Construa um bom relacionamento com o banco

Uma boa relação com a instituição financeira que te ofereceu o cartão de crédito é uma das melhores formas de conseguir mais benefícios. E construí-la não é muito difícil, basta seguir algumas dicas:

  • Pague todas as contas em dia (inclusive fatura do cartão). Dessa forma, você mostra que tem responsabilidade e organização financeira.
  • Evite usar mais do que 30% a 40% do limite do cartão. Isso faz com que você passe uma imagem de controle financeiro.

Dessa maneira, as suas chances de conseguir aumentos progressivos de forma automática aumentam. Ou seja: seu limite cresce, mas você não se prejudica.

2. Use cartões com limite pré-aprovado ou cartão com limite garantido

Algumas fintechs e bancos digitais oferecem cartões com limite pré-aprovado, com base no seu histórico de movimentação financeira. Ele não exige novas análises de crédito, e, portanto, não faz consultas ao CPF — ou seja, não afeta o seu score. 

Outra alternativa é o cartão com limite garantido, como o Nubank com saldo bloqueado, que não exige análise de crédito e não afeta o score. Nesse caso, você faz um depósito em um produto do banco — como um CDB — e esse valor é convertido para o seu limite.

Mas lembre-se: você ainda precisará pagar a fatura, e o dinheiro investido fica bloqueado até que as pendências com o cartão de crédito sejam cumpridas. Por isso, preste atenção nos seus gastos!

Como saber se tenho um bom score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação usada pelos bancos e instituições financeiras para avaliar os riscos de conceder crédito a uma pessoa. Assim, quanto maior a pontuação, menor o risco.

Um score de crédito considerado bom pode variar de acordo com o modelo de cálculo e a instituição financeira que analisa o seu pedido de crédito. Mas, no geral, um score acima de 501 é considerado bom. Por outro lado, um score abaixo de 500 é considerado baixo e pode dificultar a aprovação de crédito ou aumentar os juros. E se você possui um score acima de 701, você está com uma pontuação excelente

Para melhorar seu score, é importante manter um histórico de pagamentos em dia, evitar ter dívidas em aberto e abrir muitas contas ou cartões de crédito ao mesmo tempo. Confira as dicas práticas da Acerto para aumentar o seu score de forma rápida e segura!

Summary

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.