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Passo a Passo Fácil Para Regularizar o CPF Pela Internet

Tempo de leitura: 5 minutos

A obrigatoriedade do cadastro do CPF estar regular, para que as pessoas tenham acesso ao auxílio emergencial, tem tirado muita gente de casa, mesmo com o isolamento social imposto em várias cidades no Brasil.

O que poucos sabem é que é fácil regularizar a documentação online, sem precisar correr riscos desnecessários! 

Com muitas pessoas temendo não receber o Auxílio Emergencial de R$ 600 liberado pelo governo, filas grandes têm se formado na porta da Justiça Federal, dos bancos e também da Receita Federal.

Além de colocar a vida da população em risco, por conta das aglomerações no momento em que o país precisa de distanciamento social, o excesso de clientes dificulta o atendimento nas agências e nos órgãos públicos. 

Para evitar isso, compilamos um passo a passo super fácil com dicas para regularizar o CPF pela internet. Guarde a máscara e o álcool em gel para outras ocasiões, e acompanhe este blog post para entender como facilitar o recebimento do auxílio sem sair de casa!

Como consultar o status do seu CPF

Por conta de informações desencontradas compartilhadas no último mês, muitas pessoas estão confusas sobre a regularização do CPF. 

Existe uma maneira oficial e simples de sanar essa dúvida: por meio de uma consulta ao site da Receita Federal. Para isso: 

  1. acesse esse link para a página de Comprovação da Situação Cadastral no site da Receita Federal Brasileira;
  2. ao encontrar a tela abaixo, preencha seu CPF, data de nascimento, clique na opção não sou um robô e, em seguida, em consultar;

3. na próxima tela aparecerão informações pessoais como nome, data de inscrição e um campo específico que diz Situação Cadastral. Se estiver tudo certo com o seu cadastro, aparecerá na frente do campo de Situação Cadastral a palavra REGULAR. Nesse caso, você pode pedir o auxílio sem nenhum impedimento legal. 

Contudo, caso apareça a mensagem IRREGULAR ou SUSPENSA, será necessário atualizar alguns dados cadastrais e normalizar o status. Ensinaremos mais abaixo todos os passos. 

Atenção! A solicitação simplificada de regularização do CPF online só é permitida para casos em que a situação cadastral está suspensa.

Outros possíveis status cadastrais que podem aparecer na consulta

As situações regular, irregular ou suspensa são as mais comuns durante as consultas. Contudo, outras mensagens podem aparecer no site da Receita Federal. São elas:

  • Pendente de regularização: significa que o solicitante deixou de entregar alguma Declaração de Imposto Renda nos últimos cinco anos. Nesse caso, segundo a Receita Federal, o solicitante pode enviar a declaração do ano correspondente, mesmo que em atraso;
  • Cancelada: normalmente, o CPF foi cancelado por multiplicidade em virtude de decisão administrativa ou judicial;
  • Titular falecido: situação em que aparece o status de óbito no CPF do solicitante; 
  • Nula: significa que foi constatada fraude na inscrição e, por isso, o CPF foi anulado.

Nas três últimas hipóteses, não é possível regularizar a documentação digitalmente. Caso haja algum erro e a mensagem não seja compatível com o status real da sua documentação, entre em contato com a Receita Federal para verificar o que pode ser feito. 

5 passos para regularizar seu CPF online

Na possibilidade de o CPF estar apenas suspenso e/ou irregular, há como normalizar a situação pelo próprio sistema da Receita Federal Brasileira, e sem sair de casa. Para isso, siga os passos abaixo:  

  1. acesse o site da Receita Federal;
  2. na página principal, clique no botão CPF que se encontra em destaque centralizado no topo do site em azul;

3. na nova página aberta, clique em Regularizar Cadastro CPF;

4. role a página até o campo Onde fazer o pedido de regularização. Dentro dessa tabela selecione a opção Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral suspensa;

5. ao chegar na página do pedido de regularização do CPF, preencha todos campos solicitados com os seus dados pessoais.

Atente-se: para não ter problemas na atualização, utilize seus dados mais recentes e confira todos os campos preenchidos antes de ir para a próxima página. 

Segundo a Receita Federal, para fins de solicitação do Auxílio Emergencial, as alterações de CPF levam em média 72 horas para serem atualizadas e aparecerem no site da Caixa Econômica Federal

Observação: pode ser que o seu computador não reconheça o portal da Receita Federal como um site seguro.

Caso isso aconteça e surja na tela a mensagem Sua conexão não é particular, clique na opção avançado e logo em seguida em ir para site. Dessa forma você consegue acessar o painel principal e regularizar o seu CPF normalmente. 

CPF regular, mas o auxílio continua a ser negado? Veja os possíveis motivos:

O “Coronavoucher” é um auxílio emergencial e, por esse motivo, foi elaborado e divulgado rapidamente. Alguns erros de sistema e informações desencontradas deixaram muitas dúvidas nos cidadãos que têm direito ao benefício. 

Mesmo com o CPF regular, milhares de brasileiros infelizmente ainda não conseguiram acesso ao benefício. Se esse é o seu caso, confira alguns dos possíveis motivos pelo qual o auxílio pode ter sido negado. 

Hipóteses em que o requerente não tem direito ao benefício: 

  • o solicitante não se enquadra nos grupos que são contemplados pelo auxílio emergencial. Confira aqui todos os requisitos e características de quem pode receber os R$ 600;
  • houve a inclusão de algum membro familiar que tenha indicativo de óbito em algum documento do governo;
  • a família do solicitante já tem dois beneficiários aprovados pelo sistema;
  • a Receita Federal detectou que houve fraude no pedido ou no Imposto de Renda e o solicitante recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2018. 

Hipóteses em que há a possibilidade de abrir uma nova solicitação ou de contestar a decisão do Governo: 

  • houve divergência de informações no cadastro entre membros solicitantes de uma mesma família e/ou o requerente inseriu os dados errados dos outros membros do seu grupo familiar;
  • o requerente não inseriu a informação de sexo ou preencheu os dados pessoais errados na hora da inscrição;
  • o solicitante se marcou como chefe de família sem ter indicado nenhum outro membro no grupo familiar. 

O melhor caminho para quem recebeu a mensagem Dados inconclusivos é a abertura de uma nova solicitação. Já para quem teve o auxílio negado, é possível contestar a decisão no site ou no aplicativo da Caixa Econômica Federal disponível para Android e iOS. 

Caixa amplia horário de atendimento a partir de 04/05

Para diminuir as filas formadas nas portas das agências, a Caixa Econômica Federal ampliou o horário de atendimento em todas as unidades do Brasil. Desde o dia 04 de maio, as agências passaram a abrir das 8h às 14h nos dias úteis. 

A medida visa acelerar o atendimento e evitar aglomerações. Contudo, caso seja possível, a única maneira de ficar 100% protegido é permanecendo em casa em distanciamento social e resolvendo as pendências por canais alternativos. 

O número de telefone 111 foi disponibilizado pela Caixa para informações relativas ao Auxílio Emergencial. A própria instituição recomenda, entretanto, que os requerentes liguem em horários alternativos para evitar instabilidade na rede. 

A Caixa também disponibiliza os canais Fale Conosco (www.fale-conosco.caixa.gov.br) e o  SAC 0800 726 0101 para registro de reclamações acerca do benefício. 

Fique sempre de olho em nosso blog para entender melhor o impacto do Coronavírus na economia e também para descobrir como proteger o seu bolso em tempos de instabilidade financeira. Para receber dicas e notícias sobre o assunto, cadastre-se gratuitamente abaixo:

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