Você descobriu que está com “nome sujo” e por isso quer saber em quanto tempo uma dívida caduca? Vamos te contar sobre isso e um pouco mais.
Tem gente que acha que, quando a dívida caduca, todos os problemas estão resolvidos, mas não é bem assim. Se você faz parte desse grupo, recomendamos fortemente que até o fim do conteúdo. Combinado?
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que quer dizer dívida caduca?
O percentual de pessoas endividadas no Brasil é bem alto. Há registro de recorde no índice, que é registrado desde 2010 e, se há mais gente com dívida, arriscamos dizer que há também mais gente esperando a dívida caducar.
Essa é uma frase que você provavelmente já escutou ao longo da vida: “não se preocupe, a dívida caduca depois de 5 anos… Não precisa esquentar a cabeça pra pagar isso não!”.
Você sabe mesmo o que quer dizer isso? Dívida caduca é aquela que tem mais de cinco anos. Completou cinco anos, caducou.
Quando você faz uma dívida e não paga no prazo devido, a empresa para a qual você deve pode solicitar a inclusão do seu nome na lista de negativados. Em outras palavras, pode “sujar seu nome” ao incluí-lo na lista do SPC/Serasa.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o nome de uma pessoa só pode seguir “sujo” por até cinco anos por causa de uma mesma dívida. Isso significa que, depois desse tempo, seu nome é retirado da lista de negativados e podemos dizer que sua dívida caducou.
MAS ATENÇÃO: dívida caduca não é a mesma coisa que dívida prescrita e isso significa que, apesar de estar com o “nome limpo”, a dívida continua existindo e você continua podendo ser cobrado por ela.
Quando uma dívida caduca?
É o Código de Defesa do consumidor que definiu que a dívida de banco caduca, assim como qualquer outra, em cinco anos. Tá se perguntando como é a contagem desse tempo?
Então saiba que os cinco anos são contados a partir da data em que a dívida venceu e deveria ter sido paga por você.
Leia também: Quanto tempo a CNH fica suspensa por dívida?
Vale a pena esperar uma dívida caducar?
Agora que você sabe o que é e quando uma dívida caduca, vamos falar sobre essa estratégia de esperar esse dia chegar ao invés de realmente pagar o que se deve.
Tem quem aposte nessa ideia simplesmente por não ter dinheiro para pagar a dívida ou por não conseguir se organizar financeiramente. O que você precisa manter em mente é que mesmo quando a dívida caduca, você continua devendo, como dissemos antes.
Isso significa que, mesmo após os cinco anos, a empresa pode continuar te cobrando, por vias judiciais ou extrajudiciais. Em outras palavras, pode ser que você fique, por muito tempo, recebendo as insistentes ligações de cobrança, ou mesmo podendo receber acionamentos da justiça.
Além disso, são cinco anos que seu CPF vai ficar marcado na lista dos negativados e com isso, você pode ter dificuldades para:
- conseguir dinheiro emprestado;
- fazer financiamentos;
- abrir uma conta corrente;
- adquirir um cartão de crédito;
- ter acesso a um talão de cheques;
- comprar a prazo ou via carnê.
O melhor, portanto, é negociar sua dívida o mais rápido possível, mesmo que ela seja antiga. Só assim você vai ter melhores condições de conseguir mais crédito no mercado e ter uma vida financeira mais equilibrada.
Viu quanta coisa você pode deixar de acessar caso decida esperar uma dívida caducar? Existem bancos e financeiras, assim como tipos de crédito que são concedidos a quem está com “nome sujo”, mas os desafios que listamos são reais.
Com isso, considere rever suas finanças, seu planejamento e até fazer negociações para pagar o que deve e limpar seu nome mais rápido ao invés de só esperar pelo dia em que sua dívida caduca.
Gostou do post? Aproveite para baixar nosso Guia Completo de Negociação de Dívidas!