fbpx

Qual o acordo certo? Como escolher o melhor acordo e dicas para negociar suas dívidas.

Tempo de leitura: 5 minutos

Renegociar dívidas é o melhor caminho para organizar as contas e alcançar um maior equilíbrio financeiro, além de ajudar a manter o nome limpo e te livrar de incômodos. 

Já são mais de 63 milhões de brasileiros negativados, de acordo com levantamento feito pela CNDL e pelo SPC Brasil. O estudo, atualizado em agosto de 2022, mostra que quatro em cada dez brasileiros possuem dívidas ativas, além de estarem negativados. 

Se você procura fugir da inadimplência ou voltar a ter o nome limpo, a principal saída é negociar as dívidas para reorganizar as contas e deixar a vida financeira em ordem.

Mas você conhece todos os benefícios da renegociação? Sabe como e o que precisa fazer? Nós separamos dicas e informações importantes para te ajudar nesse processo. Continue com a gente neste artigo que te explicamos tudo. 

Vantagens de renegociar uma dívida

O alívio de fazer um acordo de dívida é um grande começo para regularizar suas dívidas e, consequentemente, alcançar a quitação. Além de suas finanças conseguirem respirar um pouco, listamos algumas vantagens que irão te motivar a tentar a renegociação de suas dívidas:

Limpar o nome

Um nome negativo pode trazer um grande impacto financeiro para sua vida, afetando diretamente sua relação de consumidor com as empresas e principalmente com bancos e serviços financeiros. 

Ao limpar seu nome sujo, você se livra de empecilhos e dores de cabeça na hora de contratar produtos financeiros, tendo maior relevância no mercado, saúde financeira e mais acesso a crédito no mercado. 

Aumentar o score

Além do nome limpo, fazer o acordo certo das suas dívidas pode contribuir para melhorar o seu score de crédito. Se você possui dívidas ativas em seu nome, provavelmente sua pontuação no score não esteja tão positiva, já que é calculada de acordo com seus hábitos financeiros e de consumo – principalmente, quando você paga suas contas em atraso. 

Portanto, se você procura aumentar o seu score de crédito e melhorar sua reputação financeira no mercado, renegociar as dívidas irá dar uma força. Mas atenção: é indispensável manter o pagamento de seus acordos e, principalmente, se organizar financeiramente para deixar as contas em dia.                                                                                        

Parcelar a dívida

Sabemos que a quitação de uma dívida pode não ser uma realidade para todos, já que é necessário desembolsar um valor expressivo que pode fazer falta no orçamento. Por isso, a possibilidade de parcelamento de uma dívida é excelente para deixar as contas o máximo possível regularizadas. 

Parcelar a dívida é um benefício que a maior parte das financeiras, bancos e empresas oferecem para regularizar o débito. Aproveite ao máximo essa vantagem para organizar as contas e conseguir respirar financeiramente. 

Voltar a ter crédito

Convenhamos que não há nada melhor do que ter poder de compra para realizar sonhos, desejos e necessidades. Muitas vezes, um deslize financeiro pode prejudicar a disponibilidade de crédito, o que pode impactar negativamente sua organização financeira – ainda mais se você depende de crédito em seu orçamento. 

Ao regularizar as dívidas por meio de um acordo financeiro, você limpa seu nome e abre possibilidades para recuperar seu poder de compra no mercado, seja recuperando créditos antes comprometidos ou até mesmo contratando serviços como um empréstimo ou cartões de crédito. 

O que avaliar antes de fazer um acordo financeiro?

Ao resolver fazer uma acordo de dívida, existem alguns pontos importantes para se atentar que podem ajudar muito a assumir esse compromisso.

Analise o quanto está disposto a desembolsar para o acordo 

Qual o valor limite que você pretende disponibilizar para o acordo? Isso compromete cerca de quanto do seu orçamento? 

É essencial analisar como a renegociação da dívida irá se encaixar no seu planejamento financeiro, principalmente se você pretende fazer um acordo a longo prazo em que pagará mensalmente as parcelas. 

Entenda em quanto tempo gostaria de quitar sua dívida 

Qual é o plano para pagamento da dívida? Você pretende se livrar dela em quanto tempo? Qual o momento certo para fazer uma renegociação? 

Esses são questionamentos que você pode levantar ao cogitar um acordo. Claro que, quando optamos pela negociação de uma dívida, a ideia é pagar o quanto antes. Mas é essencial levar em conta como e quando você conseguirá fazer isso para alinhar asexpectativas dentro da sua realidade. 

Como renegociar dívidas

Agora que você começou a se organizar para iniciar a renegociação de suas dívidas, vamos orientar como fazer um acordo financeiro.

Conheça suas dívidas

Primeiramente, é crucial que você faça um levantamento de todas as dívidas. Saiba que, ao negociá-las, você tem direito de acesso a informações claras do quanto está devendo e o que está envolvido no valor devido (juros, multas, descontos etc.). Por isso, analise os seguintes pontos: 

  • confira todos os locais, empresas, credores, bancos etc. que você deve – tome conhecimento e faça uma conferência de todos;
  • analise os valores devidos –os antigos e os atuais — para começar a se organizar financeiramente antes de fazer o acordo; 
  • confira o histórico de pagamento da sua dívida – quanto você deixou de pagar? Quanto você pagou até agora? Você já fez acordos anteriores? Quais informações a mais são relevantes para levar em conta?;
  • verifique os juros, multas e valores atualizados – veja o quanto você precisará pagar e qual será o valor final da negociação. 

Descubra como pode renegociar suas dívidas

Chegou a hora de pôr a mão na massa e procurar os meios de renegociação das suas dívidas. Hoje, existem diversos meios de fazer um acordo – e isso vai depender do tipo da dívida e dos meios disponibilizados para isso. 

A maior parte das dívidas pode ser renegociada online, atualmente. Isso facilita a vida e torna prático um processo que antes poderia ser burocrático ou dar mais dor de cabeça do que ajudar. 

Você pode primeiramente fazer uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito, que disponibilizam meios de descobrir online a maior parte das suas dívidas. Você pode também descobri-la em poucos passos no site da Meu Acerto. É fácil, prático e rapido: basta digitar seu CPF para ter acesso às ofertas de renegociação das dívidas vinculadas ao seu nome. 

Dicas para não voltar a inadimplência

Você teme que as dívidas voltem para te assombrar?? Não se preocupe, porque  vamos te ajudar. Confira algumas dicas importantes para você evitar cair em ciladas! 

Faça uma reserva de emergência 

Pensar na sua segurança financeira é algo primordial para garantir que tudo se mantenha em equilíbrio financeiramente. 

Por isso, considere imprevistos e gastos de emergência no seu planejamento, separando uma quantia necessária para te ajudar na hora que mais precisar. Isso pode evitar que você perca o acordo da sua dívida e volte ao cenário de instabilidade – e até de nome sujo. 

Mantenha um controle financeiro 

Colocar no papel (ou em uma planilha, por exemplo) o seu planejamento financeiro mensal, pode te ajudar a ter uma visão mais clara de como anda sua situação e possibilita um maior controle da sua vida financeira. 

Previna-se e evite dívidas novas 

Um acompanhamento do seu controle e planejamento financeiro evita que você caia em armadilhas que te levam diretamente para novas dívidas. Portanto, mantenha os seus gastos sob controle e, principalmente, sobre sua organização de pagamentos. Não deixe que distrações te levem a caminhos de desequilíbrio e instabilidade financeira. 

Como negociar com a Meu Acerto

É fácil você negociar suas dívidas com a Meu Acerto. Confira as principais vantagens em renegociar sua dívida em nosso site: 

  • você pode negociar sua dívida online, sem precisar fazer ou receber ligações; 
  • você conta com a praticidade de renegociar diretamente pelo WhatsApp; 
  • você escolhe as condições de renegociação dizendo como e quando pagar;
  • você conta com condições exclusivas e descontos especiais na sua negociação; 
  • seu nome será limpo em até 5 dias úteis;
  • o processo é rápido, prático e sem burocracia. Você faz tudo 100% online e só precisa de 5 minutos para renegociar. 

Você pode renegociar agora suas dívidas acessando o site da Meu Acerto e inserindo seu CPF para consulta. Logo após a consulta, você terá acesso às suas dívidas e às condições de negociação. 

Você pode optar também por acessar as páginas específicas de renegociação dos nossos parceiros, facilitando o processo e indo direto na fonte da sua dívida. Você pode acessar as as páginas abaixo: 

Gostou deste conteúdo? Confira mais artigos como este no Blog da Acerto. Aproveite também e siga a Acerto no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira!

Esse artigo foi útil?
[Total: 1Média: 5]

Leandro Jesus

Você pode gostar também