Você não sabe o que é a Recovery, mas recebeu um contato da empresa? Isso pode acontecer, e a primeira coisa que você precisa fazer, para entender a situação, é fazer o que já está fazendo: buscar saber mais sobre a empresa de cobrança.
Muitas vezes, não são as pessoas que procuram a Recovery, mas é a própria organização que toma a iniciativa. Quando isso acontece, aquela ligação, e-mail ou SMS pode ser a primeira vez que a pessoa está ouvindo o nome da empresa, o que pode gerar dúvidas.
Uma dúvida que se torna uma verdadeira “pulga atrás da orelha” surge quando a Recovery liga para anunciar que está ligando para cobrar uma dívida.
É o que aconteceu com você? Continue a leitura para desvendar esse mistério!
O que é a Recovery?
A Recovery é uma empresa especializada em gestão de dívidas e em recuperação de crédito que nasceu na Argentina, em 2000, e veio para o Brasil em 2006.
Basicamente, sua atuação é focada em auxiliar na regularização da situação de pessoas físicas e jurídicas endividadas.
O foco da empresa é buscar um acordo com o devedor e dar a ele condições melhores para que possa quitar sua dívida e voltar a ter crédito no mercado.
Com mais de 20 anos de mercado, a Recovery já ajudou 2,8 milhões de pessoas a resolver pendências financeiras e, consequentemente, limpar seu nome e se livrar de uma baita dor de cabeça.
Como a Recovery atua?
Geralmente, a Recovery passa a fazer parte da vida de alguém quando compra uma dívida que pode ser… a sua! Calma, que já já vamos explicar isso melhor.
Antes, para entender melhor o que é a Recovery e o que essa empresa faz podemos conhecer as suas formas de atuação, que se dividem em quatro áreas:
- Cobrança extrajudicial
Quando faz uma cobrança extrajudicial, a Recovery entra em contato com a pessoa devedora e oferece condições especiais para que ela quite suas dívidas.
Isso significa que, se você tem uma dívida com a empresa “X”, que é parceira de uma recuperadora de crédito como a Recovery, ela pode entrar em contato com você para cobrar o débito em aberto.
- Gestão de ativos
A gestão de ativos é feita quando há uma negociação de transferência da dívida de um credor para outro que, por sua vez, se torna responsável por fazer a cobrança.
- Cobrança judicial
A cobrança judicial é o último recurso buscado pela Recovery e acontece quando os clientes não respondem às tentativas de cobrança por vias extrajudiciais.
Dica importante: pense duas vezes antes de fugir do contato de uma empresa como a Recovery porque pode ser mais fácil negociar uma dívida do que ter que encarar a justiça depois.
- Cessão de créditos
A própria Recovery explica em seu site que a cessão de crédito é “uma forma de transferir as obrigações de pagamento entre duas instituições financeiras”.
O que quer dizer “empresa que compra dívida”?
Promessa feita precisa ser cumprida, e dissemos que explicaríamos melhor o que é uma empresa que compra dívidas e como isso acontece.
Apenas para deixar bem claro: a Recovery é uma dessas empresas.
Agora, como esse trabalho é feito: quem tem clientes tem boas chances de precisar lidar com alguma dívida, eventualmente. Imagine que você tenha feito um empréstimo bancário, mas não conseguiu pagar ao banco e nem atendeu às cobranças da instituição.
Com o tempo, o banco entende que não vale o esforço de cobrá-lo mais. Para não ficar no prejuízo, o que a instituição faz é procurar uma empresa, como o grupo Recovery, para vender a sua dívida e conseguir o dinheiro de volta.
Quando isso acontece, é a Recovery quem passa a ser a maior interessada em fazer com que você pague o que deve. Afinal, o banco já saiu de cena, mas alguém precisa dar à Recovery o dinheiro pela dívida comprada.
É por isso que “do nada”, você que antes tinha uma dívida com o Banco “Y” passa a receber comunicados de uma dívida com a Recovery ― ou com alguma outra empresa do mesmo ramo de atuação.
É importante saber: não é porque o banco ou outra instituição financeira vendeu sua dívida, ou porque passou um determinado tempo, que ela deixa de existir ou ser passível de cobrança, inclusive judicial.
Ao receber uma dívida, a empresa começa o processo de negociação com o cliente e a busca por um acordo amigável.
Nesse momento, a Recovery avalia a dívida e oferece descontos e condições de pagamento que sejam mais interessantes para cada cliente.
Além das formas tradicionais de contato, como o telefone, a empresa utiliza canais como SMS, e-mail, o WhatsApp, o Facebook Messenger e também possui um site e um aplicativo para que o cliente possa fazer sua negociação.
O que a Recovery faz é legal?
Sim, nós sabemos! Ao ler tudo isso você deve estar se perguntando “mas a Recovery pode fazer isso? Alguma empresa pode comprar a minha dívida?”.
Parece uma loucura pensar que alguém queira comprar a dívida de uma pessoa, mas acontece e é legal. Ou seja: o processo de compra e venda de dívidas está dentro da lei, segundo o Código Civil brasileiro, na Lei 10.406, de janeiro de 2002.
Acontece que a Recovery não pode comprar sua dívida com o banco ou com qualquer outra instituição sem que você saiba, tá? O texto legal define que a possibilidade de venda de uma dívida não paga deve estar prevista em contrato desde o início.
Por isso, leia atentamente um contrato para conhecer seus detalhes e não se assustar se uma empresa de gestão de dívidas te ligar!
Recovery faz cobrança para quais empresas?
Como você já deve ter entendido até aqui, a Recovery cobra dívidas feitas com outras empresas. Portanto, se você tinha pendências com outras instituições, vale a pena checar se o seu débito está com a recuperadora de crédito.
Atualmente, a Recovery faz cobrança de dívidas das seguintes empresas:
O mais importante é: na dúvida, não custa nada consultar se a sua dívida está com a Recovery!
Como consultar dívida com a Recovery?
Se você está aí querendo saber se a Recovery comprou alguma dívida sua, vamos te ensinar a fazer isso agora. Entendemos que a dúvida pode surgir por medo de fraude, um problema que naturalmente nos faz desconfiar se uma ligação de cobrança é ou não real.
Com isso, temos algumas dicas para que você confirme a existência desse débito. Confira:
- faça contato com a empresa com a qual você fez a dívida primeiro. Se você devia ao banco “Y”, ligue e pergunte se a instituição realmente vendeu sua dívida à Recovery. É seu direito ter essa confirmação;
- entre em contato com a Recovery. A empresa de gestão de dívidas também deve ser capaz de confirmar os dados sobre a dívida em questão para que você confira se a cobrança é verdadeira.
- Faça contato pelo site da Recovery;
- Envie mensagens pelo Whatsapp no (11) 4765-8402;
- Tire suas dúvidas pelo telefone da Recovery no 0800-772-3331;
- consulte os detalhes da dívida no site. Nesse site aqui você consegue conferir se a dívida está registrada no banco de dados da Recovery, além de poder confirmar informações da cobrança.

Como negociar dívida com a Recovery?
Agora, vamos supor que você já passou por todo esse processo e confirmou que a cobrança da Recovery é verdadeira. O que você precisa fazer em seguida é descobrir como renegociar sua dívida.
Por que? Porque o contato com empresas de gestão de dívidas pode ser muito interessante a quem está devendo. Ao conversar com a Recovery você tem chances de conseguir um acordo novo e melhor para quitar sua dívida.
Traduzindo para que você não tenha dúvidas, a ideia é que você consiga parcelas menores e um prazo mais adequado para o seu orçamento. Assim, pode pagar o que deve sem que isso pese demais no seu bolso.
Caso você queria, o processo de negociação pode ser feito inteiramente online, mas se preferir, pode usar o bom e velho telefone mesmo. Confira o que fazer:
Passo 1
Entre no site da Recovery para fazer seu cadastro e seguir o passo a passo para renegociar sua dívida.

Uma vez que o cadastro foi feito, você pode conferir suas opções de negociação e as ofertas que a empresa já preparou. Caso queira buscar outras condições, você pode fazer novas propostas à empresa.
Sua proposta ficará sujeita à análise e a Recovery vai avisar se aceita ou apresentar uma contraproposta na tentativa de chegar a um meio-termo. Mas não se preocupe: a resposta aparecerá pra você na hora.
Passo 2
Quando um acordo sobre a dívida for definido, tudo o que você precisa fazer é aceitar a proposta e imprimir os boletos para fazer os pagamentos.
Passo 3
Em seguida, você precisa se organizar para pagar os boletos da Recovery em dia e se ver livre da dívida.
A empresa informa que, depois da confirmação do pagamento do primeiro boleto, seu nome é retirado da lista do SPC/Serasa em até cinco dias, caso tenha ficado “sujo” em razão da dívida.
Clique aqui e saiba mais sobre a negociação de dívidas com a Recovery.
Conclusão
A Recovery pode mesmo chegar de surpresa em sua vida e causar espanto, já que vai te comunicar sobre uma dívida que você pode acabar questionando se é real ou não.
Por fazer cobrança e gestão de dívidas, a Recovery pode comprar seus débitos de outra empresa e, com isso, te apresentar uma possibilidade real de negociação, com vantagens e descontos.
Em caso de dúvidas, você já sabe o que fazer para ter certeza de que não se trata de uma fraude e, então, buscar um novo acordo para evitar ficar com o nome “sujo” na praça.
Quer mais facilidade para conferir sua situação com a Recovery? Consulte agora se sua dívida está disponível para negociação online!