Saiba o que fazer se o seu nome está sujo, mas não consta no Serasa

O Serasa é um dos maiores órgãos de proteção ao crédito do Brasil. Seu extenso banco de dados costuma armazenar as informações de pessoas físicas e jurídicas que têm dívidas em aberto junto a uma instituição financeira. 

Agora imagine o seguinte: você foi informado que está com o nome sujo. Porém, ao consultar o seu CPF no Serasa, descobre que a dívida não está lá. E agora? Como prosseguir?

Ao longo deste conteúdo, você entende quais ações pode tomar para resolver essa situação. Além disso, descobre se é possível negociar dívidas que não aparecem no Serasa para limpar o seu nome. Continue lendo e confira!

Quando a dívida não aparece no Serasa?

Para que uma dívida conste no Serasa, ela precisa ser registrada pela empresa credora. Nesse sentido, se você já sabe que está com o nome sujo, mas ela não aparece nesse órgão, pode ser que:

  • A empresa não tenha cadastrado a dívida no Serasa: em alguns casos, instituições financeiras e empresas optam por negativar o nome do consumidor em outros birôs de crédito, como o SPC. Por isso, vale a pena fazer a consulta em ambos os birôs.
  • A dívida tenha caducado: uma dívida caduca é aquela que já tem mais de 5 anos e, portanto, não pode mais aparecer no Serasa. Embora isso não signifique que o seu nome está limpo de verdade, ele não aparecerá nos órgãos de proteção ao crédito.
  • As pendências não estejam negativadas: algumas contas podem ser consideradas atrasadas sem que o seu CPF seja imediatamente negativado. Priorizar o pagamento é uma forma de evitar que o processo continue e você fique com o nome sujo. 
  • Haja algum erro ou atraso na atualização dos dados: a negativação e a atualização no sistema do Serasa pode levar um tempo. Por isso, vale a pena checar o portal mais de uma vez.

Leia também: Qual a diferença entre o SPC e a Serasa?

Dívidas fora do Serasa impactam o meu score de crédito?

Sim. O score de crédito não é uma pontuação usada apenas pelo Serasa, mas por vários birôs de crédito nacionais. Isso significa que, ao passar por uma análise de crédito, o seu CPF é consultado em mais de um portal.

Assim, ainda que o seu Serasa score não seja afetado por uma dívida que não está registrada nesse birô, você pode enfrentar dificuldades para conseguir crédito se tem o nome sujo. 

Leia também: Score da Serasa: jeitos práticos de aumentar sua pontuação

Minha dívida sumiu do Serasa. E agora?

Em alguns casos, uma dívida pode “sumir” do Serasa mesmo quando não foi paga. Embora isso pareça positivo, a verdade é que não significa, necessariamente, que essa pendência deixou de existir.

Alguns cenários possíveis são:

  • A dívida caducou: após o período de 5 anos, uma dívida caduca e, por isso, deve ser removida dos órgãos de proteção ao crédito. Mas atenção: embora ela pare de afetar o seu score naquele órgão, isso não significa que a dívida acabou e não pode mais ser cobrada.
  • A dívida migrou para outro birô: em alguns casos, uma dívida cadastrada no Serasa pode ir para o SPC ou Boa Vista SCPC. Assim, vale conferir outros birôs para ter certeza que a pendência não desapareceu.

Além desses casos, a dívida também pode “sumir” quando é negociada ou paga. Assim, o seu nome volta a ficar limpo de verdade, sem pendências “escondidas”. 

O que fazer se meu nome está negativado, mas não aparece no Serasa?

Se você sabe ou foi informado de que está negativado, mas isso não consta no Serasa, você pode:

  1. Consultar outros órgãos de proteção ao crédito: em alguns casos, a negativação está em um desses birôs, como o SPC. 
  2. Solicitar detalhes ao credor: Entre em contato com a empresa ou instituição que negativou seu nome e pergunte onde o registro foi feito.
  3. Verificar pendências bancárias: Se for uma dívida com banco, ela pode estar restrita ao sistema interno da instituição.

Em qualquer um desses cenários, porém, é fundamental entender onde a dívida foi registrada para que você possa adotar as medidas corretas e limpar o seu nome. 

Como negociar uma dívida que não aparece no Serasa?

O Serasa é conhecido pelo Serasa Limpa Nome, um dos maiores feirões do Brasil para pessoas que querem sair da inadimplência. No entanto, existem outras formas (e feirões!) que possibilitam renegociar dívidas.

Se você não está com o nome no Serasa, mas ainda tem pendências no seu CPF, também pode:

  • Falar diretamente com o credor: entre em contato com a empresa onde a dívida foi feita. Em seguida, tente uma negociação.
  • Usar outras plataformas de negociação: buscar diferentes feirões para limpar nome também é uma forma eficaz de conseguir a negociação da dívida. Mas atenção aos golpes!

Para conseguir negociar uma dívida que não aparece no Serasa do conforto da sua casa e de forma totalmente segura, você pode contar com a Acerto! Além do Acerto Quita Fácil, um feirão com descontos de até 99%, nós também contamos com inúmeros parceiros.

Quer saber mais? Veja como negociar a sua dívida com a Acerto e comece agora mesmo a sair da inadimplência!

Summary

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.