A empresa É OBRIGADA a avisar que vai negativar o seu nome?

Para muitos brasileiros, a realidade de uma dívida atrasada é uma preocupação constante que pode resultar na negativação do nome, trazendo sérias consequências para a vida financeira. Essa situação afeta milhões de pessoas e é um dos grandes desafios da nossa sociedade.

Quando você se torna inadimplente, instituições como o SPC e o Serasa são acionadas pelo credor — a empresa para a qual você deve. Após essa comunicação, uma carta é enviada informando sobre a dívida, e você tem um prazo de 10 dias para quitar o débito antes que seu nome seja realmente negativado.

No artigo de hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse processo. Também, vamos explicar como funciona a negativação, o que fazer quando você não é avisado e oferecer dicas valiosas para limpar seu nome. Continue a leitura para saber mais!

Tem que avisar antes de negativar?

Sim! O processo acontece da seguinte forma: a partir do momento em que você atrasa o pagamento de uma dívida — ou seja, quando o pagamento não ocorre até a data de vencimento — a empresa já está autorizada a enviar seu CPF para os órgãos de proteção ao crédito (SPC/Serasa/Boa Vista).

Porém, isso não quer dizer que o seu nome já será negativado de uma vez. Após receber o seu CPF, o órgão de proteção ao crédito precisa enviar uma carta avisando que seu nome está prestes a ficar negativado.

Contando a partir da data de postagem dessa carta, você tem 10 dias para quitar a dívida e não sofrer a negativação. Por isso, é importante ficar atento à data de envio do comunicado. Afinal, o prazo conta a partir desse dia, e não do dia em que você recebeu a carta.

No entanto, a maioria das empresas não envia o seu CPF para negativação logo após o vencimento. Geralmente, há um prazo de tolerância para você quitar a sua dívida.

Nesse meio tempo, você pode receber outras formas de cobrança da própria empresa, como telefonemas, mensagens por email e SMS, por exemplo.

Banner com a chamada "Limpe seu nome do jeito certo e fácil". Link para: https://acerto.com.br/

O que é aviso de negativação?

O aviso de negativação é um comunicado que você recebe, via correspondência, sinalizando que o seu nome está prestes a ser inscrito em um cadastro restritivo de crédito nos órgãos responsáveis, como SPC e o Serasa. Ou seja, é um lembrete de que você está com a dívida atrasada e de que seu nome pode ficar sujo.

Antigamente, você poderia receber esse comunicado exclusivamente via email e SMS. Porém, a partir de abril de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu a obrigatoriedade da notificação por correspondência.

Como saber se o comunicado é verdadeiro?

Para verificar a autenticidade do comunicado de negativação, siga estas dicas:

  1. Verifique o remetente: a correspondência deve vir de uma instituição reconhecida, como SPC ou Serasa. Desconfie de mensagens que não tenham identificação clara.
  2. Cheque seus dados: verifique se o comunicado contém informações corretas sobre você e sobre a dívida, como o valor devido, a data de vencimento e o credor.
  3. Entre em contato com o credor: se tiver dúvidas, entre em contato diretamente com a empresa para a qual você deve. Eles poderão confirmar se o comunicado é legítimo.
  4. Desconfie de links e anexos: em caso de comunicações eletrônicas, não clique em links ou abra anexos de fontes desconhecidas. Fraudes frequentemente utilizam esses métodos para roubo de informações.

Tomar essas precauções pode te ajudar a evitar golpes e a garantir que você esteja lidando com uma notificação legítima.

Pode sujar o nome sem avisar?

Não. É fundamental o envio do aviso de negativação, com prazo para a quitação de dívida, antes de o seu CPF ser inscrito em um cadastro restritivo de crédito. Porém, apesar da obrigatoriedade do envio da notificação, não há necessidade de aviso de recebimento (que comprova que você recebeu a carta).

Por isso, é necessário ficar muito atento quanto às alterações de endereço. Afinal, as empresas responsáveis pela negativação do seu nome precisam enviar a correspondência, mas não precisam conferir se, de fato, você a recebeu.

Qual o prazo legal para negativação do nome?

Após o envio do aviso de negativação pelo órgão de proteção ao crédito, você tem 10 dias (a contar a partir da data de postagem da correspondência) para quitar a sua dívida e não ter o seu nome sujo.

Porém, é o credor que define o período máximo de tolerância antes de enviar o seu CPF para o órgão de proteção ao crédito. A partir do momento em que a dívida está atrasada, ele pode começar esse processo. No entanto, a maioria das empresas espera um período maior.

O que acontece com a negativação do CPF?

Quando o seu CPF é negativado, isso significa que você foi inscrito em um cadastro de inadimplentes, o que pode trazer várias consequências para a sua vida financeira. 

Uma das consequências mais imediatas é a dificuldade em conseguir novos empréstimos ou financiamentos. Bancos e instituições financeiras consultam seu CPF antes de conceder crédito, e a negativação indica um risco maior de inadimplência. Da mesma forma, solicitações de novos cartões de crédito provavelmente serão recusadas, e as operadoras de cartões podem reduzir o limite dos cartões existentes.

Além disso, muitas lojas fazem uma verificação de crédito antes de permitir compras a prazo. Com o CPF negativado, você pode ser impedido de fazer compras parceladas ou adquirir bens a crédito. Isso pode afetar desde a compra de eletrodomésticos até a contratação de serviços essenciais.

Empresas de telefonia, TV por assinatura e provedores de internet frequentemente verificam o status do CPF antes de fechar novos contratos. Um CPF negativado pode levar à recusa desses serviços, dificultando o acesso à comunicação e ao entretenimento. 

Ademais, proprietários de imóveis e imobiliárias também costumam verificar o CPF dos interessados. A negativação pode dificultar a assinatura de contratos de aluguel e até mesmo a compra de imóveis.

Portanto, a negativação do CPF pode causar uma série de restrições e complicações financeiras, afetando diversos aspectos da sua vida diária. É importante estar atento às suas dívidas e buscar regularizar sua situação o mais rápido possível para evitar essas consequências.

Leia também: Afinal, nome sujo atrapalha arrumar emprego?

Fui negativado e não fui avisado. O que fazer?

Se você foi negativado sem ter sido devidamente avisado e seus dados estão corretos tanto no credor quanto nos órgãos de proteção ao crédito, é importante tomar medidas para resolver a situação.

Primeiramente, registre uma reclamação no Procon da sua cidade. O Procon pode orientar e mediar a situação para garantir que os procedimentos corretos sejam seguidos e que seus direitos como consumidor sejam respeitados.

Se a situação não for resolvida através do Procon, você pode procurar o Juizado Especial de Causas Cíveis. Esse tribunal é responsável por resolver disputas de menor valor de forma mais rápida e simples, garantindo que você possa buscar reparação pelo erro cometido sem a necessidade de um processo judicial prolongado.

Qual o valor da indenização por negativação indevida?

A negativação indevida pode gerar uma indenização por danos morais. Porém, não há um valor ou fórmula fixa para calcular quanto você pode receber. O montante pode ser impactado pelo número de provas e pela gravidade do dano que você sofreu.

Para ter direito à indenização, você precisará provar judicialmente que o seu nome foi inscrito inadequadamente nos órgãos de proteção ao crédito e que não havia dívidas legítimas vinculadas ao CPF.

Alguns pontos que podem impactar o valor da indenização são:

  • consequências de ter o nome sujo em sua vida financeira;
  • se você foi constrangido publicamente;
  • se a empresa já fez isso mais de uma vez;
  • se o aviso de negativação não foi enviado, etc.

Como tirar o meu nome da negativação?

Para tirar seu nome da negativação, siga este passo a passo:

  1. Acesse o site da Acerto: por lá, você conseguirá visualizar sua dívida, credor e demais detalhes. Além disso, poderá negociar o valor final com descontos e parcelamento para facilitar o pagamento.
  2. Formalize o acordo: após negociar as condições de pagamento, você pode formalizar a negociação e emitir o boleto de pagamento no próprio site da Acerto.
  3. Efetue o pagamento: siga o acordo estabelecido e efetue o pagamento conforme combinado. Mantenha todos os comprovantes de pagamento guardados.
  4. Acompanhe a atualização do seu CPF: após o pagamento, acompanhe a atualização do seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito. O credor tem um prazo legal para retirar a negativação após a quitação da dívida.

Seguindo esses passos, você poderá resolver a questão da negativação e restabelecer sua credibilidade financeira.

Quantos dias o nome sai da negativação?

Após o pagamento integral da dívida (se for à vista) ou da primeira parcela do acordo realizado, o credor tem o prazo de 5 dias úteis para tirar o seu nome da negativação. Fique atento e entre em contato com a empresa credora caso tenha algum problema!

Esperamos ter tirado as suas dúvidas com este artigo! Aproveite para conferir o nosso conteúdo com mais dicas para você limpar o seu nome.

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.