fbpx

Registrato Banco Central: O que é e como usar

Tempo de leitura: 6 minutos

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” é uma expressão que se tornou popular a partir de um filme, mas que podia muito bem ser o slogan do Banco Central em relação à vida financeira dos brasileiros. Em todas as estações, não só no verão. ? 

Quando se trata das nossas contas bancárias, empréstimos, financiamentos e demais movimentações financeiras, o Bacen está sempre de olho e concentra absolutamente tudo no Registrato. Já ouviu falar nessa plataforma?

O Registrato reúne todo o histórico de transações financeiras da vida do cidadão em um único lugar. Ele permite ter uma visão de tudo o que envolve os dados de uma pessoa em relação ao dinheiro e você pode aproveitar as vantagens desse recurso de diversas formas.

Continue a leitura e entenda como o Registrato funciona, por que ele pode ser útil no seu dia a dia, o passo a passo de como acessar o seu de forma gratuita e muito mais!

O que é o Registrato do Banco Central?

Também conhecido como “Minha Vida Financeira”, o Registrato é uma plataforma online do Banco Central do Brasil com todo o extrato da vida financeira do cidadão. A ferramenta permite acompanhar o histórico de todos os processos que você faz com os bancos por meio do computador ou smartphone.

É um sistema gratuito em que o usuário pode relembrar dívidas que tem com as instituições financeiras, consultar pendências antigas e ver se contas em bancos foram devidamente encerradas, entre outros recursos.

Porém, não pense que por ser plataforma de um grande órgão como o Banco Central ela é inacessível ou difícil de utilizar. No passo a passo que ensinaremos logo mais, você verá como o sistema é simples, intuitivo e bastante prático de mexer.

Como o Registrato pode ser útil no dia a dia das pessoas?

Existem instituições que cobram taxas e mensalidades para que o cidadão monitore seu CPF e tenha acesso a relatórios financeiros. Mas o que muita gente não sabe é que o Minha Vida Financeira é um recurso gratuito e que qualquer pessoa pode utilizar. A partir dele é possível:

  • relembrar as chaves do Pix que você cadastrou com os bancos;
  • consultar empréstimos e financiamentos do Sistema de Informações de Crédito (SCR);
  • verificar as contas que tem em aberto com os bancos, as já encerradas e as inativas do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS);
  • identificar as contas de investimentos abertas em instituições financeiras;
  • consultar dívidas com o setor público federal, como as da Receita Federal;
  • saber para quais empresas já emitiu cheque sem fundo;
  • identificar crediários que estão com pagamentos pendentes;
  • acompanhar suas operações de câmbio e transferências internacionais;
  • emitir certidão de inexistência de contas em bancos.

Para que utilizar o Registrato – Minha Vida Financeira?

Se você tem pouca movimentação financeira e pensa que o Registrato não servirá de muita coisa para você, pode acreditar que ele será útil em diversas situações, inclusive, para resolver problemas que envolvem outras pessoas. Veja algumas dicas.

Identificar contas pendentes de encerramento

Sabe aquela situação em que você pediu ao banco para encerrar uma conta e, de repente, recebeu uma cartinha de cobrança sobre um saldo devedor que você nem tinha noção da existência

Isso acontece mais do que você imagina e o motivo é que, se o atendente não encerra a conta, de fato, as tarifas de manutenção da conta, que são mensais, começam a gerar cobranças para o cliente, resultando em inadimplência com a instituição.

Saiba que, como muitos bancos não enviam comprovantes de encerramento da conta para o cliente, é possível consultar se ela foi devidamente finalizada utilizando o Registrato. Isso pode ajudar a evitar uma possível dor de cabeça, concorda?

Fazer a Declaração do Imposto de Renda 

É muito comum vermos pessoas que deixam para fazer a Declaração do Imposto de Renda na última hora devido à falta de tempo (ou preguiça) para reunir todos os comprovantes necessários para declarar à Receita Federal.

Esse é o seu caso? Pois o Registrato também está aí para ajudar nesse perrengue. Como ele reúne todas as suas movimentações, você terá uma visão de tudo que precisa informar em um só lugar.

Encerrar contas de parentes falecidos

Uma situação complexa em que o extrato financeiro do Banco Central poderá ajudar muito: quando algum familiar falece e você precisa encerrar as contas dessa pessoa junto aos bancos. Esse é um grande facilitador na hora de identificar quais são as dívidas, com quem, e saber quais providências tomar.

Verificar se há fraudes no seu nome

O Registrato é um aliado e tanto para conferir se outras pessoas estão utilizando seus dados para abrir contas, fazer empréstimos e outros tipos de operações com o seu CPF.

Inclusive, saiba que roubar e vazar dados pela internet é uma prática muito comum de golpistas, devido, especialmente, à integração de plataformas e da crescente utilização de recursos financeiros online, como é o caso dos bancos digitais. 

Hoje em dia, é muito mais fácil ter acesso aos dados e informações sigilosas dos clientes. Por isso, é preciso ficar de olho nos apps que você baixa, nos sites que visita, e-mails que abre e, claro, sempre consultar seus registros no Minha Vida Financeira.

Como acessar o seu Registrato? Confira o passo a passo

Existem, basicamente, quatro formas de você se cadastrar e utilizar o Registrato: 

  1. pelo celular;
  2. pelo internet banking do seu banco;
  3. pela certificação digital — por exemplo, utilizando o e-CPF; 
  4. solicitar um relatório por correspondência (isso mesmo, uma carta!), enviando-a diretamente ao Banco Central.

Como o celular e internet banking são recursos mais fáceis para a maioria das pessoas — tenha em mente que para ter uma certificação digital é preciso comprar essa certificação —, vamos ensinar o passo a passo nessas duas situações, combinado?

Celular

Nessa opção, o registro só é permitido para quem tem conta nos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil (Acessar: Menu / Serviços / Registrato);
  • Bradesco (Acessar: Registrato);
  • Caixa Econômica (Acessar: Senhas e Configurações / Registrato Banco Central);
  • Itaú (Acessar: Serviços / Registrato Banco Central);
  • Santander (Acessar: APP Santander / Santander ON / Meu momento / Bacen Auto Credenciamento Registrato);
  • Sicoob (Acessar: APP SICOOB / Serviços / Registrato Banco Central);
  • Sicredi (Acessar: Sicredi X/Registrato).

Escolha o seu banco e siga os passos abaixo:

  1. Acesse o app do banco no celular ou no tablet;
  2. procure a opção “Registrato”, conforme o caminho indicado acima, e obtenha o PIN;
  3. entre no site do Bacen e conclua o credenciamento informando seus dados pessoais (CPF, o banco com o qual iniciou o cadastramento, o PIN gerado pelo app e e-mail);
  4. crie uma senha de acordo com os critérios necessários.

Pronto! Agora é só acessar o seu extrato no site do Bacen.

Internet Banking

Diferentemente do que acontece no caso anterior, quem tem contas em bancos digitais como o Inter, pode acessar o Minha Vida Financeira por essa opção:

  1. Acesse o site do Registrato e siga o passo a passo para obter a frase de segurança para registrar-se no sistema;
  2. acesse o Internet Banking do seu banco pelo computador; 
  3. vá na opção “Registrato” e valide a frase de segurança que você acabou de cadastrar;
  4. siga os passos para concluir o credenciamento na página do Banco Central;
  5. a partir da validação da frase de segurança, cadastre uma senha.

Pronto! É só acessar o seu histórico de movimentações financeiras.

Como gerar relatórios no Minha Vida Financeira?

Você viu que tanto para se cadastrar quanto para acessar o Registrato não tem segredo, certo? Com o login feito, é possível navegar pela plataforma e conhecer os serviços disponibilizados. Veja exemplo da tela inicial.

Agora, é só encontrar o serviço que você deseja consultar, que pode ser: chaves Pix, empréstimos e financiamentos, contas e relacionamentos em bancos (onde estarão descritos todos as contas antigas e atuais, como dissemos anteriormente) e câmbio e transferências internacionais.

Para fazer uso delas, veja o processo a seguir, etapa por etapa:

  1. Escolha a opção desejada;
  2. clique em “Consultar”;
  3. leia e aceite os termos de ciência e responsabilização com o acesso dos seus dados;
  4. clique em “Gerar relatório”;
  5. leia as informações apresentadas sobre o seu histórico;
  6. localize um botão com três ícones, do lado direito da tela, e clique no que tem uma setinha para fazer download do arquivo.

Além disso, é possível enviar o relatório diretamente para o seu e-mail. É necessário apenas clicar no ícone da cartinha e ele será enviado automaticamente para o e-mail cadastrado no momento do primeiro acesso. 

Perceba que em todos os serviços existe a opção de gerar relatórios. Gerar extratos de cada funcionalidade e deixá-los arquivados em “Relatórios” (na aba do seu lado esquerdo) é uma medida importante para consultar e comparar as informações sempre que quiser.

Como consultar dívidas no CPF utilizando o Registrato?

Viu que tem uma dívida no seu nome e você não reconhece a origem? É fácil utilizar o Registrato para imprimir as informações do débito e levar até o banco para reivindicar:

  1. Acesse a aba “Empréstimos e Financiamentos (SCR);
  2. clique em “consultar”;
  3. digite a data que deseja consultar;
  4. escolha entre relatório resumido ou detalhado;
  5. dê o aceite nos Termos de Ciência e Responsabilidade;
  6. clique em “Gerar relatório”;
  7. imprima o relatório e leve ou encaminhe ao banco na qual a dívida foi feita e peça o termo de contestação de dívida para que o banco possa levantar informações detalhadas sobre o não-reconhecimento do débito.

Viu como o Registrato é fácil de ser utilizado e pode ser um ótimo aliado para controlar melhor a sua vida financeira? Ele também é uma ótima ferramenta para as situações em que você pretende pegar um empréstimo e precisa consultar se tem dívidas em aberto das quais você nem se lembra mais.

Você já conhecia o Registrato do Banco Central? Aproveite e compartilhe este conteúdo para ajudar outras pessoas a conhecerem melhor a plataforma que é muito útil na vida financeira de todos!

Esse artigo foi útil?
[Total: 3Média: 5]

Pago Quando Puder

Oi! Nós somos o time Pago Quando Puder: especialistas em gambiarras e finanças para te ajudar a lidar melhor com o seu suado dinheirinho!

Você pode gostar também