fbpx

Portabilidade de salário: Como fazer e tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 4 minutos

A portabilidade de salário é um direito seu e, com ela, você escolhe em qual banco gostaria de receber seu salário mensalmente. 

Trata-se de um grande poder de escolha, já que é comum o empregado abrir uma conta salário ao ingressar em uma empresa. Em muitos casos, isso ocorre porque a empregadora tem parcerias com instituições financeiras e isso facilita a condução de processos internos. 

Mas nós sabemos que uma conta salário não oferece as facilidades importantes no dia a dia, seja para pagar contas ou fazer transferências e compras. E tampouco dá acesso a produtos financeiros, como cartão de crédito ou empréstimo. 

Por isso, surge a opção da portabilidade bancária, na qual você pode transferir seu salário para o banco que achar melhor. Mas como fazer esse processo? Quais os benefícios? Existe algum custo para fazer a portabilidade? Continue com a gente nessa leitura que vamos te explicar tudo. 

O que é portabilidade salarial?

A portabilidade salarial é uma prática regulamentada e garantida pelo Banco Central do Brasil desde 2006. Isso dá a você o direito de escolha da instituição financeira para receber seu salário – seja ela um banco convencional ou até mesmo em contas digitais e de pagamento. 

Ter a opção de trocar um banco pelo outro é algo que pode trazer muitas vantagens tanto para trabalhadores de empresas privadas quanto de órgãos públicos. Conheça alguns dos principais benefícios: 

Fugir de contas unificadas 

Diante da necessidade do empregado de criar uma conta salário no banco de sua empresa empregadora, muitas vezes o banco conveniado vê uma oportunidade de oferecer a criação de uma conta corrente tradicional unificada à conta salário.

Essa é uma situação em que o cliente se vê na obrigação de criá-la sem avaliar melhor as possibilidades e taxas de manutenção, principalmente.

Fugir de taxas de manutenção altas ou desnecessárias

Seja na criação de uma conta unificada ou na hora de optar pelo melhor banco para você, é importante levar em conta o valor pago em taxas de manutenção que são práticas tradicionais bancárias. 

Se você utiliza bancos digitais, a portabilidade pode ser uma opção para fugir ainda mais dessas taxas.

Concentrar tudo em apenas um banco

Tenha em mente qual é o banco que mais oferece vantagens para você movimentar mensalmente seu salário. Com a evolução dos meios bancários —como o PIX ou o Open Finance — hoje está muito mais fácil concentrar todas as movimentações financeiras em apenas um banco.

Ter mais liberdade financeira

Um dos passos iniciais para conquistar sua liberdade financeira é ter liberdade para escolher qual banco você deseja utilizar os serviços. 

Considere  a portabilidade salarial para usufruir desse direito e encontrar um banco que facilite sua busca por uma vida financeira saudável e equilibrada – e que traga ainda mais benefícios a longo prazo. 

Como solicitar a portabilidade de salário?

Solicitar a portabilidade de salário é um procedimento que a maior parte dos bancos já está habituada. Portanto, você não encontrará grandes dificuldades para fazê-la.

Mas para te ajudar, vamos deixar alguns passos importantes para realizar a solicitação: 

  1. Tenha em mãos a sua conta salário. Para realizar a solicitação, será necessário que a conta salário já esteja criada e devidamente ativa. Tanto o processo de abertura quanto a conta salário são gratuitos e, mesmo com a portabilidade, ela continuará existindo. Importante lembrar que apenas contas salário são aceitas para fazer a portabilidade (contas corrente ou poupança não são aceitas).
  2. Escolha o banco destinado a receber seu salário Caso já tenha conta no banco escolhido, considere-o no processo. Caso ainda não tenha, você deve primeiro criar uma conta corrente ou poupança e, com sua conta ativa, dar entrada na solicitação. Mas atenção: a conta precisa ser de sua titularidade, já que não são aceitas contas de outras titularidades. 
  3. Entre em contato com o banco e peça a portabilidade. Agora, você precisa entrar em contato com seu banco para fazer a solicitação. Você pode fazer isso por meio dos canais de atendimento, encontrando a opção de portabilidade nos canais online do banco (site, aplicativo ou internet banking) ou dirigindo-se a uma agência física. Em ambos, você receberá as orientações necessárias para realizar a solicitação. 
  4. Aguarde o prazo para aprovação da solicitação. O prazo definido pelo Banco Central é de até 10 dias úteis 

Como fazer a portabilidade do salário em bancos digitais?

Desde 2018, o mercado tem recebido uma entrada massiva e de bancos digitais. São instituições que oferecem uma gama de produtos e serviços financeiros com facilidade e agilidade para os brasileiros – sobretudo para os trabalhadores. 

Dentre tantas facilidades oferecidas, vale destacar a possibilidade de fazer a portabilidade de salário para bancos digitais, como Banco Pan, Inter, Agibank, Nubank, Next, BMG, C6, Neon e muitos outros. 

Como a maior parte dos bancos digitais, o principal canal de gestão e relacionamento com o cliente é o aplicativo. Por isso, para realizar a solicitação de portabilidade salarial, basta acessar o app do seu banco digital e encontrar a opção relacionada ao assunto. 

Para te ajudar, nós aconselhamos:

  • Ter em mãos o CNPJ e o banco que você possui sua conta salário; 
  • Certificar-se de preencher corretamente os dados na hora de fazer a solicitação; 
  • Caso não encontre a opção no aplicativo, verifique no tópico de ajuda alguma informação a respeito ou entre em contato com o suporte do seu banco.

Para bancos digitais, o prazo é o mesmo para qualquer outro banco convencional – demora-se até 10 dias úteis para a realização do processo de portabilidade. 

Principais dúvidas sobre Portabilidade salarial

É normal que surjam algumas dúvidas importantes ao optar pela portabilidade de salário. Afinal, precisamos nos preparar para essa mudança e também saber de qualquer empecilho no processo. Confira abaixo algumas das dúvidas mais frequentes. 

Tenho empréstimo pessoal, posso mudar de banco?

A portabilidade de salário é válida apenas para transferências de conta salário para conta corrente, não tendo relação com empréstimos ou financiamentos, por exemplo. 

Mas quem pretende aproveitar a portabilidade para mudar de banco, e possui um empréstimo pessoal ou consignado ativo, pode optar pela portabilidade de crédito. 

O que é a portabilidade de crédito?

Criada em 2013 pelo Banco Central do Brasil, a portabilidade de crédito é mais uma facilidade para quem procura mudar de banco — seja por motivos de portabilidade de salário, atendimento do banco ou para buscar melhores taxas, juros e condições de pagamento do seu empréstimo. 

O banco pode impedir minha portabilidade?

Não. O banco é obrigado a realizar a portabilidade de salário, além de executar o processo em até 10 dias úteis. 

Apenas no caso da portabilidade de crédito (portabilidade de empréstimo, por exemplo), a solicitação fica sujeita à análise por parte do banco e também da proposta do banco por parte do cliente. 

Portabilidade de salário tem algum custo?

Não. A portabilidade salarial é totalmente gratuita. Tanto o processo de portabilidade quanto a transferência mensal dos recursos da conta salário para a conta de destino não podem ser taxados ou cobrados. 

Gostou deste conteúdo? Confira mais artigos como este no Blog da Acerto. Aproveite também e siga a Acerto no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira!

Esse artigo foi útil?
[Total: 0Média: 0]

Leandro Jesus

Você pode gostar também