Você recebe o auxílio emergencial do governo, mas ainda não sabe como pagar boletos pelo Caixa Tem?
Evitar ir à agências da Caixa para sacar o dinheiro é mais seguro e mais prático. Por isso, criamos um passo a passo para que você saiba como realizar o pagamento de boletos pelo app. Confira abaixo!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleComo pagar boletos e contas pelo Caixa Tem
O processo é super simples, e não é muito diferente do processo para pagar boletos que é feito em outros aplicativos de banco. O desafio, no caso do Caixa Tem, está relacionado às instabilidades do app da Caixa.
Siga o passo a passo para conseguir pagar suas contas no Caixa Tem:
1. Abra o aplicativo e verifique o saldo
A primeira coisa que você precisa fazer para pagar seus boletos é entrar no aplicativo Caixa Tem e fazer login, informando o CPF e senha cadastrados.
Então, você acessará o conteúdo do app, podendo verificar o seu saldo para saber se o auxílio emergencial já caiu em sua conta ou se existe saldo suficiente para o pagamento que deseja fazer.
Dica: não conseguiu acessar o app? A Caixa justifica que erros tendem a ocorrer em razão de um volume alto de pessoas acessando o programa ao mesmo tempo. Com isso, pode ser necessário aguardar dez minutos e, só então, tentar novamente.
2. Selecione a opção “Realizar Pagamentos”
Tem dinheiro em conta e saldo suficiente para pagar boleto pelo Caixa Tem? Ótimo. O passo seguinte é selecionar a opção “Realizar Pagamentos”.
Você vai se deparar com duas opções: a da leitura do código de barras do boleto ou para digitar o número de identificação que acompanha o boleto.
Caso você tenha a conta impressa, o leitor de código de barras é a opção mais prática, mas o sistema pode apresentar erro informando que “não foi possível ler o seu código de barras”. Com isso, pode ser preciso digitar o código manualmente.
Dica: alguns boletos virtuais vêm com a opção de “copiar linha digitável” e isso permite que você, em apenas alguns cliques, copie o código do boleto e cole no aplicativo Caixa Tem, facilitando toda a operação.
3. Confira a identificação do boleto e confirme o valor
Sempre confira as informações apresentadas pelo Caixa Tem para se certificar de que o boleto foi identificado corretamente.
Após fazer essa conferência, você deverá informar o valor do boleto, algo que deve ser feito porque é comum que o parcelamento seja uma opção. Inclusive, boletos acima de R$ 600 precisam ser parcelados, segundo as regras do Caixa Tem.
Assim, esse é o momento em que você escolhe pagar o valor total do boleto ou apenas uma parcela. E, em seguida, basta clicar no ícone redondo em azul, identificado pelo desenho de um aviãozinho de papel branco.
4. Confira os dados do pagamento e confirme (ou corrija)
Depois do envio das informações, o aplicativo mostrará uma nova tela com informações sobre o pagamento. É importante conferi-las com atenção.
Dados como a data do vencimento do boleto a ser pago pelo Caixa Tem, banco de destino, eventuais descontos ou acréscimos devem ser observados para evitar surpresas.
Se tudo estiver ok, basta clicar em “sim, realizar pagamento”. Se algo estiver errado, clique em “não, voltar ao início” para corrigir o que for preciso.
Dica: boletos vencidos não podem ser pagos pelo aplicativo Caixa Tem, por isso, verifique se essa é a origem do problema e organize-se para não perder prazos, sobretudo considerando a instabilidade do app.
5. Informe sua senha para efetuar o pagamento
Com tudo certo, ao clicar em “sim, realizar pagamento” o app Caixa Tem abrirá outra página em que você deverá informar a sua senha de cadastro.
Note que, ao clicar no símbolo de um olho cortado, localizado em frente do campo onde a senha é digitada, é possível conferir se você digitou a senha correta.
Em seguida, basta clicar na seta em laranja. Caso esteja tudo ok com a senha, o pagamento do boleto será processado imediatamente e você receberá a mensagem de “pagamento feito com sucesso!”.
6. Solicite e salve o comprovante do pagamento
Logo depois de pagar um boleto pelo Caixa Tem, você pode clicar na opção “ver comprovante” que o aplicativo mostrará. Com isso, uma nova tela será aberta para conferir o pagamento feito.
No canto superior direito aparecerá o ícone de um quadrado com uma seta saindo dele. Ao clicar, as opções de salvar o comprovante ou enviá-lo a alguém vão aparecer como alternativas para manter um registro de que o pagamento foi devidamente realizado.
Vale saber que, salvando ou não o comprovante, você pode consultar pagamentos feitos ao acessar a parte de “Extratos” do Caixa Tem. Com isso, é possível conferir se o boleto foi pago e evitar problemas.
Dica: caso não consiga conferir o extrato imediatamente ou não veja informações sobre o pagamento, aguarde. Verifique novamente, antes de repetir toda a operação, para não correr o risco de ter o dinheiro descontado da conta duas vezes.
Pagar boletos pelo Caixa Tem pode ser simples, mas o processo requer atenção e paciência para assegurar que tudo saia como esperado, sem erros.
Ficou alguma dúvida em relação ao Pagamento no app Caixa Tem? Deixe-a nos comentários!
Como muitas pessoas também usam o aplicativo tradicional da Caixa, abaixo, explicamos o passo a passo para pagar boletos através dele também.
Observe: o app é diferente do Caixa Tem, viu? Por isso, os processos são diferentes!
Como pagar conta no aplicativo original da Caixa Econômica?
A Caixa Econômica Federal ou, simplesmente, Caixa,é um dos maiores e mais acessíveis bancos do país.
Além de disponibilizar serviços comuns a outros bancos, a instituição é responsável por repassar aos cidadãos vários benefícios oferecidos pelo governo. Por isso, é um dos bancos com mais clientes do Brasil.
Muita gente tem dúvidas sobre como usar o aplicativo da Caixa para pagar boletos e outras contas. Por isso, preparamos um passo a passo super simples pra que você entenda como fazer pagamentos pelo seu celular!
Como fazer seu cadastro no aplicativo da Caixa
Confira o passo a passo.
- Certifique-se de que você tem o app baixado. Procure o ícone da Caixa no menu do seu celular. Se não encontrar, entre na loja de aplicativos do seu celular para baixá-lo. Para facilitar, aqui estão os links: Android | iOS | Windows
- Ao abrir o app, toque em “Não tenho usuário”.
- Leia atentamente os Termos de Uso e, se estiver de acordo, clique no texto “Declaro que li e aceito os termos e condições acima” e toque em “Continuar. Preencha os dados que são pedidos em seguida: nome, CPF e data de nascimento. Importante: não inclua caracteres especiais como acentos e ç.
- Preencha os dados da sua conta na Caixa Econômica Federal (tipo de conta, agência, número da conta e senha). As informações sobre sua conta encontram-se no seu cartão.
- Cadastre uma senha de 8 dígitos para conseguir acessar o aplicativo. Memorize-a ou anote em um local de difícil acesso!
Após cadastrar você poderá acessar sua conta no aplicativo usando o seu CPF como usuário e a senha que você acabou de criar.
Veja o passo a passo ilustrado na imagem abaixo:
Como fazer pagamentos usando o aplicativo da Caixa
No app é possível pagar boletos de cobrança, contas de água, luz, telefone, entre outras, usando o código de barras. Também é possível fazer o pagamento de impostos e outros tributos que não possuem código de barras.
IMPORTANTE: para fazer qualquer transação financeira no app (pagamento, transferência, etc), você precisa habilitar uma Assinatura Eletrônica (é diferente da senha para entrar no app).
Você pode cadastrar a sua Assinatura Eletrônica de duas formas:
- No aplicativo e depois no caixa de Autoatendimento:
Acesse o ícone “Senhas e Configurações” > “Senhas e acesso” > “Assinatura Eletrônica” > selecione a conta > “Cadastrar Assinatura” > leia e aceite o Termo > informe a Assinatura Eletrônica que deseja usar > clique em “Confirmar” > vá a um terminal de Autoatendimento > clique em “Outros Serviços” > “Senhas e validações de acessos” > “Desbloqueio de Assinatura Eletrônica” > digite seu CPF e confirme.
obs: se esses passos não aparecerem pra você, significa que você deverá procurar a sua agência e solicitar a ajuda do gerente para cadastrar uma nova Assinatura Eletrônica.
- Diretamente no caixa de Autoatendimento
No autoatendimento, basta seguir os passos indicados após o caminho “Outros Serviços” > “Senhas e validações de acessos. Se precisar, peça ajuda aos funcionários da agência para prosseguir.
Nesse link aqui você encontra mais orientações sobre como cadastrar uma Assinatura Eletrônica.
Passo a passo para fazer pagamento de boleto e conta
Vamos ao que interessa: você já baixou o app, fez o seu cadastro e também cadastrou uma Assinatura Eletrônica. Se você possuir saldo na conta, o próximo passo é, então, fazer o pagamento.
Para isso, você deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1: Encontre o ícone do app no Menu do seu celular e selecione;
Passo 2: Insira seu usuário e senha para entrar no app;
Passo 3: Selecione o ícone “Pagamentos” na página inicial do app;
Passo 4: Escolha a opção “Com código de barras” para pagar boletos e contas. Em seguida, selecione o tipo de conta/boleto;
Passo 5: Digite o código de barras manualmente ou selecione o “Leitor de Código de Barras” para fazer a leitura do código de barras usando a câmera do celular. Em seguida, clique em “Continuar”;
Passo 6: Confira os dados do boleto e, se estiver tudo correto, clique em “Continuar”;
Passo 7: Outras informações do boleto aparecerão. Se tudo estiver correto, digite sua Assinatura Eletrônica e aperte “Confirmar”.
Pronto!
Caso você precise de alguma outra ajuda para usar o aplicativo da Caixa, você pode entrar em contato com os atendentes diretamente pelo telefone 0800 726 0101 ou também pelas redes sociais do banco.
Se você gostou das dicas que demos aqui sobre como usar o app da Caixa, segue a gente no Instagram! Tem váaarias dicas legais (memes divertidos) por lá: