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Caixa Tem Não Funciona: Como Resolver?

Tempo de leitura: 6 minutos

Tem direito ao auxílio emergencial, mas não consegue acessar o app Caixa Tem ou o aplicativo não funciona toda vez que você tenta usá-lo? Milhares de brasileiros estão passando pela mesma situação que você, viu? 

Tanto é que o problema foi um dos assuntos mais comentados nas principais redes sociais e surgiu até a hashtag #caixatemnãofunciona quando o benefício foi liberado no início da pandemia e na extensão dos pagamentos em 2021. Porém, se você chegou até este post, o seu objetivo é encontrar uma solução, certo?

Saiba que é possível acessar o app a partir das dicas que selecionamos aqui! Confira agora como resolver e o que fazer em cada situação quando o Caixa Tem não funciona ou apresenta erros.

Os principais problemas enfrentados pelos usuários

O Caixa Tem é o principal meio de acesso e ferramenta fundamental para a gestão do benefício liberado pelo governo para minimizar os impactos econômicos causados pela crise do coronavírus na vida de milhares de brasileiros. 

Desde o início do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 muitas pessoas tiveram que baixar o app para receber e movimentar seus pagamentos, e esse foi o principal causador de tanta instabilidade na ferramenta.

A partir dos relatos dos usuários, a Caixa tem tentado resolver os problemas pontualmente. Porém, sabemos que muitas ações que envolvem serviços públicos e processamentos realizados pela internet podem demandar uma certa burocracia.

Apesar de em 2021 a situação ter melhorado bastante em relação ao início da liberação do benefício, afinal, tudo ainda era muito novo, a população ainda enfrenta os seguintes desafios:

  • dificuldade de acesso;
  • problemas na hora de realizar pagamentos;
  • tela em branco;
  • fila de espera de mais de 1 hora;
  • app entra, mas trava a todo momento.

O que a Caixa diz

Apesar de reconhecer as falhas, de maneira geral, o posicionamento da Caixa em relação à instabilidade se deve ao fato de que muitas pessoas estão acessando o aplicativo ao mesmo tempo. A instituição orienta que se evite entrar no sistema no início de cada mês, pois os pagamentos ainda estão sendo lançados nesse período.

O que fazer quando o Caixa Tem não funciona?

Pode acontecer de você não conseguir entrar no aplicativo na primeira tentativa devido ao alto volume de acessos simultâneos. Por isso, a primeira dica é: tenha paciência! Sabemos que a situação está complicada para todo mundo, mas tenha em mente que perder a calma só piora o problema. Confira o que fazer em cada caso:

Quando o Caixa Tem não abre

Certifique-se de que a sua internet está ligada: seja wifi ou dados móveis. Além disso, veja se os dados estão atualizados e dentro das novas regras para o recebimento em 2021, que este ano é um pouco diferente do que foi proposto em 2020.

Entre os requisitos estão a necessidade de ter a renda familiar mensal por pessoa de até de meio salário-mínimo e que o cidadão seja membro de família que tenha renda mensal total de até três salários mínimos.

De acordo com a Caixa, o valor do benefício em 2021 varia de acordo com a composição da família:

  • se a família for composta por apenas uma pessoa, o benefício é de R$ 150,00 por mês;
  • se a família for composta por mais de uma pessoa, o benefício é de R$ 250,00 por mês;
  • se a família for chefiada por mulher sem cônjuge ou companheiro, com pelo menos uma pessoa menor de dezoito anos de idade receberá, mensalmente, R$ 375,00.

Se tudo estiver certo e mesmo assim o Caixa Tem não funciona, tente reiniciar o celular ou desinstalar e reinstalar o app. Muitas vezes, isso funciona, pois pode ser necessário instalar a nova versão do aplicativo.

Quando o aplicativo está bloqueado por motivos cadastrais

Se você tomou todas as medidas acima e, mesmo assim, percebeu que o app está bloqueado ou que aparece a informação de inconsistência cadastral, é necessário procurar uma agência da Caixa, levando todos os documentos originais do beneficiário.

Acontece que, quando o auxílio foi renovado em 2021, automaticamente, muitos cidadãos acabaram perdendo o direito de receber, como muitos MEIs, pois houve uma mudança do perfil de beneficiários.

Porém, se no aplicativo o seu CPF ou do seu familiar ainda consta como inconsistente, não perca tempo e tente resolver em uma agência.

Quando aparecer a mensagem “sessão expirada”

Essa é uma informação que aparece em muitos casos quando a pessoa já está aguardando na fila de espera por muito tempo e, quando chega a sua vez, a sessão expira. Isso não significa que o Caixa Tem não funciona e, inclusive, usuários relataram conseguir acesso na segunda tentativa. 

Ou seja, se você abrir o app e deparar-se com uma sala de espera, aguarde a sua vez. Caso a sessão expire, não saia da fila, apenas reinicie o processo. Muitas vezes, na segunda tentativa o tempo de intervalo é menor. Por isso, não desista!

Quando aparecer a mensagem “app desatualizado”

O app Caixa Tem está sempre recebendo atualizações para aprimorar o atendimento, por isso, é muito comum abrir a ferramenta e descobrir que você precisa atualizá-lo. 

Para isso, basta ir na loja de aplicativos, a que você baixa os apps no seu celular — normalmente são Play Store, para smartphones Android, e App Store, para IOS —, procurar pelo Caixa Tem e apertar o botão “atualizar”. Como o app é leve, o processo costuma ser rápido. Assim que finalizado, volte à ferramenta e reinicie o processo.

Outra dica é sempre verificar se o Caixa Tem já está na versão mais recente antes mesmo de acessar o app. Assim, você otimiza seu tempo e evita o desgaste de ter que refazer procedimento.

Quando aparecer uma tela em branco

Como o aplicativo recebe atualizações com frequência, muitos usuários relataram o aparecimento de uma tela branca ou que o Caixa Tem não abre ao acessar a ferramenta. A solução para esse problema é simples: desinstale o app, instale-o novamente e limpe o cache do seu celular.

Essa é uma medida que pode ser tomada quando o smartphone tiver o Android como sistema operacional. Para iOS, infelizmente, ainda não há informações para resolver o problema. Após desinstalar e instalar novamente, para limpar o cache, siga as instruções:

  1. abra o menu de “Configurações” do seu aparelho;
  2. vá em “Aplicativos” e busque pelo Caixa Tem;
  3. clique em “Armazenamento” e, em seguida, na opção “Limpar cache”;
  4. entre no app novamente e digite seu login e senha para acessar.

Quando aparecer a mensagem “erro de código” ao pagar boletos

Um dos erros do Caixa Tem aparece na hora de tentar pagar boletos. Porém, saiba que duas situações podem acontecer: ou o app não aceita aquele tipo de conta — sim, não são todos os tipos que são aceitos — ou o sistema (ou a internet) falhou naquele momento.

A dica então é: se você já pagou o mesmo tipo de conta pelo aplicativo, saia da opção de pagamentos e volte alguns minutos depois, pois o sistema pode ser normalizado em pouco tempo. Já se você não tem certeza de que aquele tipo de boleto é aceito, entre em contato com o suporte que atende pelo app.

Vale também confirmar se o código foi digitado corretamente ou se a leitura do código de barras está nítida. Saiba, porém, que o pagamento de contas essenciais, como água, luz, telefone e cartão de crédito é permitido pelo Caixa Tem, normalmente.

Quando aparecer a mensagem “horário excedido”

Para pagamentos de boletos, a ferramenta funciona de forma diferente de muitos outros apps de bancos digitais. As transações desse tipo só podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Por isso, se o horário já tiver passado, tente pela manhã, no dia seguinte, ou em horários com menos acessos, como no meio da tarde.

Caixa Tem para PC: tem site?

Não, o Caixa Tem é um aplicativo que foi criado para ajudar na gestão e pagamento do auxílio emergencial e, para garantir mais segurança e centralização das informações, o sistema só foi disponibilizado via app para smartphones. Ou seja: o Caixa Tem não funciona no computador!

Dicas extras

Relatamos aqui as principais medidas que você deve se atentar para enfrentar os erros mais comuns informados sobre o Caixa Tem. Mas ainda temos algumas dicas que podem facilitar o acesso e tornar sua experiência com o app mais proveitosa:

  • evite acessar o aplicativo assim que a Caixa anunciar a liberação de novos pagamentos. Nesses dias, a instituição ainda está lançando os créditos e ajustando as transações pelo sistema, o que provoca ainda mais congestionamento;
  • coloque um lembrete para acessar o app em horários estratégicos. Na correria das tarefas diárias, ficamos de realizar atividades importantes, mas esquecemos. Por isso, defina um despertador para entrar entre 13h e 16h, por exemplo;
  • não desista na primeira vez que não conseguir acesso. Tenha em mente que muitas pessoas estão entrando e que se você sair da fila, o tempo de espera será ainda maior;
  • faça outras coisas enquanto aguarda na fila. Você pode minimizar a tela do app e realizar outras atividades pelo celular enquanto espera, sem precisar sair da fila. Essa é uma forma de otimizar seu tempo sem perder seu lugar;
  • atente-se à sua data de recebimento. Há um calendário para pagamento que varia conforme a data de nascimento, por isso, verifique se já está no seu dia antes de acessar o app.

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