Pegar dinheiro emprestado com banco nem sempre é a melhor escolha, mas algumas vezes é a única disponível. Nós sabemos.
Seja para pagar uma dívida ou para realizar um sonho, é importante ter planejamento financeiro para não cair nas garras das multas e juros por atraso.
Mas quando a possibilidade de realização de um sonho começa a virar pesadelo, é hora de procurar entender como sair dele.
Por isso, neste texto vamos mostrar algumas opções para que você possa se livrar de sua dívida com o Banco Mercantil.
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é o Banco Mercantil?
O Banco Mercantil do Brasil faz parte do Grupo Mercantil do Brasil, fundado em 03 de maio de 1943, em Minas Gerais, sua principal região de atuação.
Por ter vencido um leilão do INSS em 2010, a instituição é a principal pagadora de benefícios em Minas Gerais e no interior de São Paulo.
Atualmente, o banco conta com nota 7,5 na avaliação do site Reclame Aqui (considerações as avaliações feitas pelos clientes entre janeiro e junho de 2021) , o que é considerada uma boa nota.
Para garantir essa reputação, o banco respondeu a 98% das reclamações e resolveu 82,6% delas.
Quais são os tipos de crédito oferecido pelo Banco Mercantil
O Banco Mercantil está autorizado a oferecer uma série de produtos e serviços aos seus clientes. Veja alguns deles:
- empréstimos pessoal e consignado;
- previdência privada;
- seguros;
- cartões;
- limite especial.
É na contratação desses serviços que você pode se enrolar com o banco, já que eles cobram multas e juros por atrasos.
Para você ter uma ideia, a taxa de juros do crédito pessoal, no Banco Mercantil é de 11,21% ao mês, em média.
Essa taxa de juros, porém, pode variar — para mais ou para menos — dependendo da análise de crédito que o banco faz sobre suas finanças.
Já a taxa para empréstimo consignado é de 1,79% ao mês, bem menor porque a parcela é descontada diretamente na folha de pagamento do benefício do INSS, o que dá mais segurança de recebimento ao banco.
Como renegociar dívida com o Banco Mercantil?
Precisou contratar um dos serviços do Banco Mercantil e não conseguiu quitar a dívida? Bom, saiba que é possível renegociar seu débito com a instituição.
Antes, é importante saber que só é possível negociar dívidas de produtos contratados no Banco Mercantil do Brasil com atraso superior a 60 dias.
Não é possível negociar contratos que estejam em dia (para diminuir taxas de juros, por exemplo), cheques sem fundos, falência e protestos.
Para iniciar as negociações com o banco é simples:
- acesse o site do banco;
- acesse a opção Negocie Aqui;
- preencha seus dados no formulário que irá abrir na tela;
- escolha entre o pagamento à vista ou uma das opções de parcelamento disponíveis;
- leia e aceite as condições contratuais.
Caso você não concorde com uma ou mais condições do novo contrato, a instituição permite que você envie sua proposta para análise pelos canais de atendimento oficiais.
Agora, se você tem apenas algumas parcelas em atraso e gostaria de regularizá-las, e não a dívida toda, também é possível. Nesse caso, é preciso entrar em contato com o banco, pois esse tipo de negociação não é feita pela plataforma de negociação do banco.
Caso, por causa da dívida, seu nome tenha ficado “sujo”, ele será retirado dos órgãos de proteção ao crédito SPC ou Serasa em até 5 dias úteis após a regularização da dívida que originou a restrição.
Como entrar em contato com o Banco Mercantil?
Se antes de finalizar a sua renegociação você ficou com dúvidas, basta entrar em contato com o banco para esclarecê-las.
Para isso, a instituição oferece os seguintes canais de atendimento:
- chat (acesse pelo site do banco);
- Gente Fone: 4004 1044 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 70 70 389 (para demais localidades);
- formulário de contato no site
Existe outra forma de renegociar dívida do Banco Mercantil?
Sim, por meio de empresas especializadas na renegociação de dívidas que sejam parceiras do Banco Mercantil. E não se preocupe, esse tipo de procedimento é normal e muito comum.
Em muitos casos, empresas como o Banco Mercantil contratam outras organizações para realizar a renegociação de dívidas com seus clientes inadimplentes para evitar mais custos e poder oferecer melhores condições de pagamento.
Há várias empresas do tipo no mercado, como a Meu Acerto, que possui uma plataforma online para que você possa realizar a renegociação de dívidas de várias empresas parceiras.
Essas firmas, inclusive, possuem taxas mais atrativas de renegociação do que as empresas que você contraiu a dívida.
Isso acontece porque essas empresas possuem estrutura e processos específicos para realização de cobranças, o que diminui custos e permite diminuir bastante as taxas que seriam cobradas pelas empresas originais.
Quer saber se você possui alguma dívida que pode ser renegociada pela Meu Acerto? Clique aqui e consulte gratuitamente.