Se os bancos já oferecem até cartões de crédito sem anuidade, não é para ter uma conta essencial que você vai abrir a carteira, não é mesmo?
A conta básica — e totalmente sem tarifa bancária — é um direito seu desde 2008. Se você ainda não sabia disso, pois que fique sabendo agora, lendo este post.
Vamos te explicar melhor essa história e contar o que você precisa fazer para ter uma conta dessas. Vem?
O que é conta essencial?
A conta essencial é uma conta bancária ― corrente ou poupança ― que garante acesso gratuito a uma lista de serviços básicos oferecidos pelos bancos.
Quais serviços básicos são esses? Veja abaixo quais fazem parte do pacote essencial da conta bancária:
- cartão de débito e segunda via (exceto em casos de perda, roubo ou danos);
- realização de até quatro saques por mês em guichês de caixa (inclusive por meio de cheque) ou em terminais de autoatendimento;
- retirada de até dois extratos por mês em terminais de autoatendimento;
- duas transferências entre contas da mesma instituição por mês;
- consultas sem limite via internet;
- até dez folhas de cheque por mês (apenas para correntistas aprovados para uso de cheques);
- compensação de cheques;
- retirada de extrato consolidado com o detalhamento mensal de eventuais tarifas cobradas no ano anterior. Por regra, o documento deve ser disponibilizado e enviado até 28 de fevereiro de cada ano.
Sabendo disso, você logo entende que a conta essencial tem muita coisa útil, mas também tem algumas limitações se compararmos com outras opções oferecidas pelas instituições.
Atualmente, muita gente já nem usa cheques, mas gostaria de realizar mais transferências gratuitas por mês. Então, cada pessoa deve avaliar o que acha desse tipo de conta, ok?
Ah, ressaltamos que uma conta essencial não oferece DOC e TED para outros bancos. Essa é uma das razões pelas quais é considerada uma conta basiquinha ?
Conta essencial tem tarifa?
Precisamos te contar que você terá que pagar tarifas bancárias se exceder o limite de algum serviço ofertado gratuitamente.
Um exemplo simples para deixar tudo fácil de entender: a conta essencial dá direito a duas transferências por mês entre contas do mesmo banco.
Se, em algum mês, você fizer três transferências ou simplesmente esquecer e ultrapassar o limite, deverá pagar por essa transferência adicional.
Entendeu como funciona? É só ficar de olho!
Como solicitar essa conta no banco?
Agora que você já sabe o que é uma conta essencial, a gente vai te contar como pedir a sua na faixa. Ou seja, não pagar nada para abrir e nem para usar.
É o seguinte: qualquer pessoa pode abrir uma conta essencial e basta informar ao gerente que você deseja apenas os serviços básicos de uma conta.
Sim, você precisa dizer ao gerente que tipo de conta quer e deixar claro que não quer nenhum serviço adicional. Por que? Porque é natural que o banco queira te sugerir uma conta mais robusta e com mais tarifas bancárias.
Entretanto, é direito seu ter uma conta basiquinha, dessas que não dá despesa alguma (a menos que você ultrapasse limites).
A conta essencial é de graça mesmo?
Para não ter erro: a conta de serviços essenciais é garantida pela Resolução n° 3.919 do Banco Central do Brasil, o BACEN.
É esse texto legal que obriga todos os bancos a oferecerem a conta essencial aos cidadãos de maneira inteiramente gratuita. Então, sim, é de graça. 0800.
E isso vale mesmo que você ainda não seja correntista do banco e tenha passado pela porta da agência pela primeira vez, ok?
Informe-se sobre a documentação necessária para a abertura de contas, procure um gerente e faça sua solicitação.
Confira a lista de serviços e assegure-se que somente os gratuitos estão relacionados no contrato e, só então, assine e comece a usar sua conta essencial.
Viu como é possível ter conta em banco sem pagar tarifas? Se você gostou dessa dica, entre para o Clube do Corre e receba nossos conteúdos na sua caixa de e-mail, de forma exclusiva e gratuita!