Caixa Tem não funciona: qual o problema e como resolver?

Aplicativos de bancos e financeiras, como o Caixa Tem, infelizmente, não estão imunes a problemas técnicos, e vez ou outra podemos nos deparar com eles fora do ar. 

Ou ainda, podemos enfrentar problemas de conexão, o que também pode gerar erros no acesso.

Se você está enfrentando dificuldades para usar o app da Caixa, saiba que há algumas medidas que podem ser tomadas para tentar resolver o problema.

Confira nossas dicas para quando o Caixa Tem não funciona, e veja como contornar essas situações!

Por que o Caixa Tem não está funcionando?

Existem diversas razões que podem fazer com que o Caixa Tem não funcione corretamente.

Os problemas podem variar desde falhas do próprio sistema da Caixa Econômica Federal, até questões relacionadas ao seu celular ou à conexão de internet.

Um dos problemas mais comuns ocorre quando há instabilidade no sistema devido ao alto volume de acessos simultâneos. Isso foi frequente durante o anúncio dos auxílios governamentais, como o Auxílio Emergencial durante a pandemia, lembra?

Isso pode causar lentidão, travamentos ou até mesmo a queda temporária do aplicativo.

Independentemente da causa, sabemos o quanto esses problemas podem ser frustrantes, já que o Caixa Tem é uma das principais ferramentas para acessar contas da Caixa e obter benefícios sociais.

Como saber se o sistema da Caixa está fora do ar?

Uma das causas mais frequentes para o app não funcionar é a queda nos sistemas da Caixa Econômica Federal. 

E embora o banco não faça anúncios sobre falhas de forma recorrente, há maneiras de verificar se o problema está relacionado ao sistema.

Uma opção é o Down Detector, uma plataforma que monitora quedas de serviços em tempo real.

Ao acessar o site, basta pesquisar por “Caixa” ou “Caixa Econômica Federal”, e o site mostrará se outros usuários estão enfrentando o mesmo problema, seja no app, no site, ou até mesmo nos caixas eletrônicos e agências.

Print sobre o funcionamento do aplicativo Caixa Tem no Down Detector.

Outra opção é verificar as redes sociais oficiais da Caixa, pois ela pode oferecer atualizações por lá:

O que fazer quando o Caixa Tem não funciona?

Se você não conseguir acessar o aplicativo ou se ele estiver apresentando erros, aqui estão algumas dicas para tentar resolver a situação:

O que fazer quando o Caixa Tem não abre?

O primeiro passo é verificar sua conexão de internet. Certifique que seu celular está conectado, seja no wifi ou com os dados móveis, e que a rede está ativa.

Se a internet estiver funcionando normalmente, mas mesmo assim você está enfrentando dificuldades, vale a pena conferir as atualizações do app.

Isso porque o Caixa Tem pode precisar de uma versão mais recente para funcionar corretamente. Para isso, busque pelo app na loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store) e atualize o app se necessário.

Outra opção é reinstalar o app, apagando do celular e fazendo download novamente, ou ainda reiniciar o aparelho. Às vezes, a reinstalação resolve problemas de instabilidade.

Quando o Caixa Tem não libera acesso por motivos cadastrais

Se o aplicativo estiver bloqueando seu acesso ou apresentar a mensagem de “inconsistência cadastral”, o ideal é procurar uma agência da Caixa para regularizar a situação.

Lembre-se de levar os documentos do titular da conta, como documento de identificação com foto, e comprovante de endereço, pois eles podem ser necessários para liberar seu acesso.

Quando aparece a mensagem “sessão expirada”

Em momentos de alta demanda, o app pode gerar uma fila virtual para que os clientes entrem no Caixa Tem de forma mais ordenada, e não todos de uma vez.

Nesses casos, se passamos muito tempo inativos na fila, podemos encontrar a mensagem “sessão expirada”.

Se isso acontecer, reinicie o processo e aguarde uma nova tentativa

Mas fique calmo: muitas vezes, a segunda tentativa tem um intervalo de espera menor!

Quando aparece a mensagem “app desatualizado”

Como vimos, atualizar o app do Caixa Tem pode ser uma ótima forma de resolver o problema quando ele não funciona.

Isso porque o aplicativo do banco está sempre recebendo atualizações para aprimorar seu atendimento e garantir a segurança dos clientes. E, em alguns momentos, quando ele está desatualizado, ele deixa de funcionar.

Para atualizar seu app, basta visitar a loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store), procurar pelo “Caixa Tem” e clicar em “Atualizar”. Em pouco tempo o novo app é descarregado!

Outra dica é atualizar o seu celular. Sim! Os telefones também precisam estar atualizados para que o app funcione corretamente, então fique atento ao painel de configurações/ajustes do seu dispositivo para mantê-lo atualizado.

Quando aparecer tela branca no Caixa Tem

Outro sinal de que o aplicativo da Caixa pode estar desatualizado é o aparecimento de uma tela branca quando você tenta abrir.

Mas se isso acontece mesmo quando o Caixa Tem está na sua versão mais recente, recomendamos desinstalar o app e baixar novamente.

Para isso, exclua o aplicativo do seu celular e, logo em seguida, acesse a loja de apps. Busque por ele novamente e clique em “Baixar”.

No caso de aparelhos Andorid, também é possível limpar o cachê do app para resolver esse tipo de problema. Veja como fazer isso:

  1. Acesse configurações do seu celular;
  2. Selecione a opção “Aplicativos e escolha o “Caixa Tem”;
  3. Clique em “Armazenamento”;
  4. Escolha a opção “Limpar cache” e aguarde o processo de limpeza.

Prontinho, agora você já pode abrir o app novamente e tentar fazer seu login.

Quando aparece “erro de código” ao pagar boletos

A situação é a seguinte: você consegue acessar o Caixa Tem mas, na hora de pagar um boleto, aparece a mensagem de “erro de código”.

Isso pode indicar alguns problemas como:

  • O tipo de boleto que você deseja pagar não é aceito pelo Caixa Tem: nesse caso, infelizmente, não temos o que fazer. A não ser buscar outro banco para fazer o pagamento, ou tentar pagar presencialmente. Mas, adiantamos que todas as contas básicas, como água, energia elétrica, telefone, internet, podem ser pagas no app da Caixa.
  • O código digitado ou escaneado está incorreto: confira atentamente o código do boleto e como ele foi transcrito no aplicativo. Pode acontecer de errarmos um número, o que invalida o pagamento.
  • O boleto é muito recente: se tentarmos pagar um boleto que foi gerado há poucos minutos, podemos encontrar erros na identificação do código. O segredo aqui é aguardar um tempinho e repetir a tentativa. 

Quando aparecer a mensagem “horário excedido”

Esse é outro erro comum no app na hora de pagar boletos no Caixa Tem.

Ele ocorre porque o app permite pagamento de boletos somente de 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Se você tentar pagar fora desse horário, a transação será bloqueada. E aí não tem jeito, a única opção é tentar novamente durante o horário de expediente.

Qual o site do Caixa Tem?

O Caixa Tem não possui site ou opção de internet banking.

Isso quer dizer que não conseguimos acessar o app da Caixa pelo computador.

A única forma de acessar seus serviços é pelo aplicativo, que está disponível tanto para dispositivos Android, quanto iOS.

3 dicas para usar o Caixa Tem

Além das medidas que indicamos acima, temos algumas dicas extras que podem facilitar o acesso ao aplicativo e te ajudar quando o Caixa Tem não funciona. Confira:

  1. Evite acessar o app logo após o anúncio de novos pagamentos: isso ocorre porque, nesses dias, o sistema está sobrecarregado devido ao lançamento dos créditos, ajustes nas transações, e grande volume de acessos.
  2. Acesse o aplicativo em horários alternativos: a lógica aqui é a mesma de evitar ir à agência do banco em horário de pico! Prefira acessar o app entre 13h e 16h, quando a demanda é menor.
  3. Fique atento à sua data de recebimento: o calendário de pagamentos de benefícios federais varia de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Verifique se já chegou o seu dia para não acessar o app em momentos inadequados.

Sabemos que resolver problemas com o Caixa Tem pode ser frustrante, mas com paciência e medidas simples, como verificar a internet e atualizar o app, é possível resolver a maioria das falhas!

Siga as orientações sugeridas neste artigo e, caso os problemas persistam, não hesite em procurar uma agência da Caixa!

E no caso de clientes com dívidas ativas na Caixa, saiba que há diversas maneiras de negociar! Veja mais no nosso guia especial sobre o tema: Como consultar e negociar minha dívida com a Caixa Econômica?

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.