Aplicativos de bancos e financeiras, como o Caixa Tem, infelizmente, não estão imunes a problemas técnicos, e vez ou outra podemos nos deparar com eles fora do ar.
Ou ainda, podemos enfrentar problemas de conexão, o que também pode gerar erros no acesso.
Se você está enfrentando dificuldades para usar o app da Caixa, saiba que há algumas medidas que podem ser tomadas para tentar resolver o problema.
Confira nossas dicas para quando o Caixa Tem não funciona, e veja como contornar essas situações!
Você vai ver nesse conteúdo:
Toggle- Por que o Caixa Tem não está funcionando?
- O que fazer quando o Caixa Tem não funciona?
- O que fazer quando o Caixa Tem não abre?
- Quando o Caixa Tem não libera acesso por motivos cadastrais
- Quando aparece a mensagem “sessão expirada”
- Quando aparece a mensagem “app desatualizado”
- Quando aparecer tela branca no Caixa Tem
- Quando aparece “erro de código” ao pagar boletos
- Quando aparecer a mensagem “horário excedido”
- Qual o site do Caixa Tem?
- 3 dicas para usar o Caixa Tem
Por que o Caixa Tem não está funcionando?
Existem diversas razões que podem fazer com que o Caixa Tem não funcione corretamente.
Os problemas podem variar desde falhas do próprio sistema da Caixa Econômica Federal, até questões relacionadas ao seu celular ou à conexão de internet.
Um dos problemas mais comuns ocorre quando há instabilidade no sistema devido ao alto volume de acessos simultâneos. Isso foi frequente durante o anúncio dos auxílios governamentais, como o Auxílio Emergencial durante a pandemia, lembra?
Isso pode causar lentidão, travamentos ou até mesmo a queda temporária do aplicativo.
Independentemente da causa, sabemos o quanto esses problemas podem ser frustrantes, já que o Caixa Tem é uma das principais ferramentas para acessar contas da Caixa e obter benefícios sociais.
Como saber se o sistema da Caixa está fora do ar?
Uma das causas mais frequentes para o app não funcionar é a queda nos sistemas da Caixa Econômica Federal.
E embora o banco não faça anúncios sobre falhas de forma recorrente, há maneiras de verificar se o problema está relacionado ao sistema.
Uma opção é o Down Detector, uma plataforma que monitora quedas de serviços em tempo real.
Ao acessar o site, basta pesquisar por “Caixa” ou “Caixa Econômica Federal”, e o site mostrará se outros usuários estão enfrentando o mesmo problema, seja no app, no site, ou até mesmo nos caixas eletrônicos e agências.
Outra opção é verificar as redes sociais oficiais da Caixa, pois ela pode oferecer atualizações por lá:
O que fazer quando o Caixa Tem não funciona?
Se você não conseguir acessar o aplicativo ou se ele estiver apresentando erros, aqui estão algumas dicas para tentar resolver a situação:
O que fazer quando o Caixa Tem não abre?
O primeiro passo é verificar sua conexão de internet. Certifique que seu celular está conectado, seja no wifi ou com os dados móveis, e que a rede está ativa.
Se a internet estiver funcionando normalmente, mas mesmo assim você está enfrentando dificuldades, vale a pena conferir as atualizações do app.
Isso porque o Caixa Tem pode precisar de uma versão mais recente para funcionar corretamente. Para isso, busque pelo app na loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store) e atualize o app se necessário.
Outra opção é reinstalar o app, apagando do celular e fazendo download novamente, ou ainda reiniciar o aparelho. Às vezes, a reinstalação resolve problemas de instabilidade.
Quando o Caixa Tem não libera acesso por motivos cadastrais
Se o aplicativo estiver bloqueando seu acesso ou apresentar a mensagem de “inconsistência cadastral”, o ideal é procurar uma agência da Caixa para regularizar a situação.
Lembre-se de levar os documentos do titular da conta, como documento de identificação com foto, e comprovante de endereço, pois eles podem ser necessários para liberar seu acesso.
Quando aparece a mensagem “sessão expirada”
Em momentos de alta demanda, o app pode gerar uma fila virtual para que os clientes entrem no Caixa Tem de forma mais ordenada, e não todos de uma vez.
Nesses casos, se passamos muito tempo inativos na fila, podemos encontrar a mensagem “sessão expirada”.
Se isso acontecer, reinicie o processo e aguarde uma nova tentativa.
Mas fique calmo: muitas vezes, a segunda tentativa tem um intervalo de espera menor!
Quando aparece a mensagem “app desatualizado”
Como vimos, atualizar o app do Caixa Tem pode ser uma ótima forma de resolver o problema quando ele não funciona.
Isso porque o aplicativo do banco está sempre recebendo atualizações para aprimorar seu atendimento e garantir a segurança dos clientes. E, em alguns momentos, quando ele está desatualizado, ele deixa de funcionar.
Para atualizar seu app, basta visitar a loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store), procurar pelo “Caixa Tem” e clicar em “Atualizar”. Em pouco tempo o novo app é descarregado!
Outra dica é atualizar o seu celular. Sim! Os telefones também precisam estar atualizados para que o app funcione corretamente, então fique atento ao painel de configurações/ajustes do seu dispositivo para mantê-lo atualizado.
Quando aparecer tela branca no Caixa Tem
Outro sinal de que o aplicativo da Caixa pode estar desatualizado é o aparecimento de uma tela branca quando você tenta abrir.
Mas se isso acontece mesmo quando o Caixa Tem está na sua versão mais recente, recomendamos desinstalar o app e baixar novamente.
Para isso, exclua o aplicativo do seu celular e, logo em seguida, acesse a loja de apps. Busque por ele novamente e clique em “Baixar”.
No caso de aparelhos Andorid, também é possível limpar o cachê do app para resolver esse tipo de problema. Veja como fazer isso:
- Acesse configurações do seu celular;
- Selecione a opção “Aplicativos” e escolha o “Caixa Tem”;
- Clique em “Armazenamento”;
- Escolha a opção “Limpar cache” e aguarde o processo de limpeza.
Prontinho, agora você já pode abrir o app novamente e tentar fazer seu login.
Quando aparece “erro de código” ao pagar boletos
A situação é a seguinte: você consegue acessar o Caixa Tem mas, na hora de pagar um boleto, aparece a mensagem de “erro de código”.
Isso pode indicar alguns problemas como:
- O tipo de boleto que você deseja pagar não é aceito pelo Caixa Tem: nesse caso, infelizmente, não temos o que fazer. A não ser buscar outro banco para fazer o pagamento, ou tentar pagar presencialmente. Mas, adiantamos que todas as contas básicas, como água, energia elétrica, telefone, internet, podem ser pagas no app da Caixa.
- O código digitado ou escaneado está incorreto: confira atentamente o código do boleto e como ele foi transcrito no aplicativo. Pode acontecer de errarmos um número, o que invalida o pagamento.
- O boleto é muito recente: se tentarmos pagar um boleto que foi gerado há poucos minutos, podemos encontrar erros na identificação do código. O segredo aqui é aguardar um tempinho e repetir a tentativa.
Quando aparecer a mensagem “horário excedido”
Esse é outro erro comum no app na hora de pagar boletos no Caixa Tem.
Ele ocorre porque o app permite pagamento de boletos somente de 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.
Se você tentar pagar fora desse horário, a transação será bloqueada. E aí não tem jeito, a única opção é tentar novamente durante o horário de expediente.
Qual o site do Caixa Tem?
O Caixa Tem não possui site ou opção de internet banking.
Isso quer dizer que não conseguimos acessar o app da Caixa pelo computador.
A única forma de acessar seus serviços é pelo aplicativo, que está disponível tanto para dispositivos Android, quanto iOS.
3 dicas para usar o Caixa Tem
Além das medidas que indicamos acima, temos algumas dicas extras que podem facilitar o acesso ao aplicativo e te ajudar quando o Caixa Tem não funciona. Confira:
- Evite acessar o app logo após o anúncio de novos pagamentos: isso ocorre porque, nesses dias, o sistema está sobrecarregado devido ao lançamento dos créditos, ajustes nas transações, e grande volume de acessos.
- Acesse o aplicativo em horários alternativos: a lógica aqui é a mesma de evitar ir à agência do banco em horário de pico! Prefira acessar o app entre 13h e 16h, quando a demanda é menor.
- Fique atento à sua data de recebimento: o calendário de pagamentos de benefícios federais varia de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Verifique se já chegou o seu dia para não acessar o app em momentos inadequados.
Sabemos que resolver problemas com o Caixa Tem pode ser frustrante, mas com paciência e medidas simples, como verificar a internet e atualizar o app, é possível resolver a maioria das falhas!
Siga as orientações sugeridas neste artigo e, caso os problemas persistam, não hesite em procurar uma agência da Caixa!
E no caso de clientes com dívidas ativas na Caixa, saiba que há diversas maneiras de negociar! Veja mais no nosso guia especial sobre o tema: Como consultar e negociar minha dívida com a Caixa Econômica?