fbpx

Caixa Tem não funciona: qual o problema e como resolver?

Tempo de leitura: 5 minutos

Aplicativos de bancos e financeiras, como o Caixa Tem, infelizmente, não estão imunes a problemas técnicos, e vez ou outra podemos nos deparar com eles fora do ar. 

Ou ainda, podemos enfrentar problemas de conexão, o que também pode gerar erros no acesso.

Se você está enfrentando dificuldades para usar o app da Caixa, saiba que há algumas medidas que podem ser tomadas para tentar resolver o problema.

Confira nossas dicas para quando o Caixa Tem não funciona, e veja como contornar essas situações!

Por que o Caixa Tem não está funcionando?

Existem diversas razões que podem fazer com que o Caixa Tem não funcione corretamente.

Os problemas podem variar desde falhas do próprio sistema da Caixa Econômica Federal, até questões relacionadas ao seu celular ou à conexão de internet.

Um dos problemas mais comuns ocorre quando há instabilidade no sistema devido ao alto volume de acessos simultâneos. Isso foi frequente durante o anúncio dos auxílios governamentais, como o Auxílio Emergencial durante a pandemia, lembra?

Isso pode causar lentidão, travamentos ou até mesmo a queda temporária do aplicativo.

Independentemente da causa, sabemos o quanto esses problemas podem ser frustrantes, já que o Caixa Tem é uma das principais ferramentas para acessar contas da Caixa e obter benefícios sociais.

Como saber se o sistema da Caixa está fora do ar?

Uma das causas mais frequentes para o app não funcionar é a queda nos sistemas da Caixa Econômica Federal. 

E embora o banco não faça anúncios sobre falhas de forma recorrente, há maneiras de verificar se o problema está relacionado ao sistema.

Uma opção é o Down Detector, uma plataforma que monitora quedas de serviços em tempo real.

Ao acessar o site, basta pesquisar por “Caixa” ou “Caixa Econômica Federal”, e o site mostrará se outros usuários estão enfrentando o mesmo problema, seja no app, no site, ou até mesmo nos caixas eletrônicos e agências.

Print sobre o funcionamento do aplicativo Caixa Tem no Down Detector.

Outra opção é verificar as redes sociais oficiais da Caixa, pois ela pode oferecer atualizações por lá:

O que fazer quando o Caixa Tem não funciona?

Se você não conseguir acessar o aplicativo ou se ele estiver apresentando erros, aqui estão algumas dicas para tentar resolver a situação:

O que fazer quando o Caixa Tem não abre?

O primeiro passo é verificar sua conexão de internet. Certifique que seu celular está conectado, seja no wifi ou com os dados móveis, e que a rede está ativa.

Se a internet estiver funcionando normalmente, mas mesmo assim você está enfrentando dificuldades, vale a pena conferir as atualizações do app.

Isso porque o Caixa Tem pode precisar de uma versão mais recente para funcionar corretamente. Para isso, busque pelo app na loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store) e atualize o app se necessário.

Outra opção é reinstalar o app, apagando do celular e fazendo download novamente, ou ainda reiniciar o aparelho. Às vezes, a reinstalação resolve problemas de instabilidade.

Quando o Caixa Tem não libera acesso por motivos cadastrais

Se o aplicativo estiver bloqueando seu acesso ou apresentar a mensagem de “inconsistência cadastral”, o ideal é procurar uma agência da Caixa para regularizar a situação.

Lembre-se de levar os documentos do titular da conta, como documento de identificação com foto, e comprovante de endereço, pois eles podem ser necessários para liberar seu acesso.

Quando aparece a mensagem “sessão expirada”

Em momentos de alta demanda, o app pode gerar uma fila virtual para que os clientes entrem no Caixa Tem de forma mais ordenada, e não todos de uma vez.

Nesses casos, se passamos muito tempo inativos na fila, podemos encontrar a mensagem “sessão expirada”.

Se isso acontecer, reinicie o processo e aguarde uma nova tentativa

Mas fique calmo: muitas vezes, a segunda tentativa tem um intervalo de espera menor!

Quando aparece a mensagem “app desatualizado”

Como vimos, atualizar o app do Caixa Tem pode ser uma ótima forma de resolver o problema quando ele não funciona.

Isso porque o aplicativo do banco está sempre recebendo atualizações para aprimorar seu atendimento e garantir a segurança dos clientes. E, em alguns momentos, quando ele está desatualizado, ele deixa de funcionar.

Para atualizar seu app, basta visitar a loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store), procurar pelo “Caixa Tem” e clicar em “Atualizar”. Em pouco tempo o novo app é descarregado!

Outra dica é atualizar o seu celular. Sim! Os telefones também precisam estar atualizados para que o app funcione corretamente, então fique atento ao painel de configurações/ajustes do seu dispositivo para mantê-lo atualizado.

Quando aparecer tela branca no Caixa Tem

Outro sinal de que o aplicativo da Caixa pode estar desatualizado é o aparecimento de uma tela branca quando você tenta abrir.

Mas se isso acontece mesmo quando o Caixa Tem está na sua versão mais recente, recomendamos desinstalar o app e baixar novamente.

Para isso, exclua o aplicativo do seu celular e, logo em seguida, acesse a loja de apps. Busque por ele novamente e clique em “Baixar”.

No caso de aparelhos Andorid, também é possível limpar o cachê do app para resolver esse tipo de problema. Veja como fazer isso:

  1. Acesse configurações do seu celular;
  2. Selecione a opção “Aplicativos e escolha o “Caixa Tem”;
  3. Clique em “Armazenamento”;
  4. Escolha a opção “Limpar cache” e aguarde o processo de limpeza.

Prontinho, agora você já pode abrir o app novamente e tentar fazer seu login.

Quando aparece “erro de código” ao pagar boletos

A situação é a seguinte: você consegue acessar o Caixa Tem mas, na hora de pagar um boleto, aparece a mensagem de “erro de código”.

Isso pode indicar alguns problemas como:

  • O tipo de boleto que você deseja pagar não é aceito pelo Caixa Tem: nesse caso, infelizmente, não temos o que fazer. A não ser buscar outro banco para fazer o pagamento, ou tentar pagar presencialmente. Mas, adiantamos que todas as contas básicas, como água, energia elétrica, telefone, internet, podem ser pagas no app da Caixa.
  • O código digitado ou escaneado está incorreto: confira atentamente o código do boleto e como ele foi transcrito no aplicativo. Pode acontecer de errarmos um número, o que invalida o pagamento.
  • O boleto é muito recente: se tentarmos pagar um boleto que foi gerado há poucos minutos, podemos encontrar erros na identificação do código. O segredo aqui é aguardar um tempinho e repetir a tentativa. 

Quando aparecer a mensagem “horário excedido”

Esse é outro erro comum no app na hora de pagar boletos no Caixa Tem.

Ele ocorre porque o app permite pagamento de boletos somente de 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Se você tentar pagar fora desse horário, a transação será bloqueada. E aí não tem jeito, a única opção é tentar novamente durante o horário de expediente.

Qual o site do Caixa Tem?

O Caixa Tem não possui site ou opção de internet banking.

Isso quer dizer que não conseguimos acessar o app da Caixa pelo computador.

A única forma de acessar seus serviços é pelo aplicativo, que está disponível tanto para dispositivos Android, quanto iOS.

3 dicas para usar o Caixa Tem

Além das medidas que indicamos acima, temos algumas dicas extras que podem facilitar o acesso ao aplicativo e te ajudar quando o Caixa Tem não funciona. Confira:

  1. Evite acessar o app logo após o anúncio de novos pagamentos: isso ocorre porque, nesses dias, o sistema está sobrecarregado devido ao lançamento dos créditos, ajustes nas transações, e grande volume de acessos.
  2. Acesse o aplicativo em horários alternativos: a lógica aqui é a mesma de evitar ir à agência do banco em horário de pico! Prefira acessar o app entre 13h e 16h, quando a demanda é menor.
  3. Fique atento à sua data de recebimento: o calendário de pagamentos de benefícios federais varia de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Verifique se já chegou o seu dia para não acessar o app em momentos inadequados.

Sabemos que resolver problemas com o Caixa Tem pode ser frustrante, mas com paciência e medidas simples, como verificar a internet e atualizar o app, é possível resolver a maioria das falhas!

Siga as orientações sugeridas neste artigo e, caso os problemas persistam, não hesite em procurar uma agência da Caixa!

E no caso de clientes com dívidas ativas na Caixa, saiba que há diversas maneiras de negociar! Veja mais no nosso guia especial sobre o tema: Como consultar e negociar minha dívida com a Caixa Econômica?

Esse artigo foi útil?
[Total: 2Média: 3]

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também