Ao contrário do que muitos pensam, o Serasa não é apenas um lugar onde o seu nome fica sujo.
Além de ser uma empresa de proteção ao crédito — responsável pela negativação —, eles também contam com diversos outros serviços que podem ser muito úteis para você e para o seu bolso.
Um excelente exemplo é o Serasa Consumidor.
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é a Serasa Consumidor?
A Serasa Consumidor é um portal exclusivo para o consumidor, criado pela Serasa Experian, uma empresa de birô de crédito com mais de 50 anos de mercado.
O objetivo do portal, como o próprio nome indica, é ajudar consumidores não só a saberem mais sobre o status do seu CPF — e se o seu nome está sujo ou não.
Mas, além disso, oferecer outros serviços e conteúdos que podem ajudar você a retomar o controle da sua vida financeira.
Ao total, eles disponibilizam 6 opções, além da consulta ao CPF, e muitas delas são gratuitas ou com preços bem acessíveis.
São eles:
Serasa eCred
O Serasa eCred é uma plataforma de crédito do Serasa Consumidor que funciona como um shopping center financeiro e online.
Nela, o cliente tem acesso à diversas ofertas de empréstimos e cartões de crédito de empresas parceiras como bancos, instituições financeiras e fintechs — empresas digitais especializadas em finanças.
E com isso pode comparar suas opções de crédito antes de escolher a que se encaixe melhor com sua realidade.
Com oferta de serviços 100% gratuita, a proposta do eCred é facilitar e melhorar a experiência do usuário na hora de buscar crédito, de acordo com cada perfil. O consumidor faz seu cadastro, responde às perguntas do sistema e passa por uma análise para aprovação, ou não, do crédito.
Serasa antifraude
O Serasa Antifraude é um sistema que permite monitoramento 24 horas do seu CPF.
Ele avisa sobre novas negativações, possíveis fraudes ao CPF, como a abertura de uma empresa no nome do consumidor, negativação, dentre outros serviços que podem ser escolhidos por planos pagos.
O valor mínimo é de R$9,90 ao mês. Mas pense: é uma excelente opção para não acabar perdendo dinheiro com outros problemas relacionados ao seu CPF, especialmente pessoas mal intencionadas e fraudes.
Serasa Limpa Nome
Este possivelmente é um dos recursos mais utilizados e mais conhecidos da Serasa.
Com Serasa Limpa Nome é possível consultar as contas atrasadas, e melhor ainda, conhecer opções exclusivas de negociação da sua dívida com as empresas parceiras do Serasa.
Além disso, dentro do próprio portal, você consegue gerar o boleto, efetuar o pagamento e acompanhar a retirada do seu nome dos órgãos de proteção ao crédito em até 5 dias úteis.
Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é o seu currículo como bom pagador.
As empresas de proteção ao crédito já tinham um sistema de score que gerava pontos para as pessoas que mantinham as contas em dia.
Mas desde 9 de julho deste ano, esse cadastro se tornou automático, e agora as empresas podem ter acesso a sua nota, que é gerada a partir dos seus históricos de pagamento.
O bom disso é que agora, no lugar do nome sujo, você tem outra fonte de consulta para aumentar suas chances de conseguir crédito, além de melhores condições de pagamento e juros menores.
Para acessar à sua nota, é só acessar o site do Cadastro Positivo no Serasa e fornecer seus dados ou fazer login, caso você já tenha um cadastro.
Serasa Ensina
O Serasa Ensina é um portal educativo da Serasa Consumidor que tem como objetivo descomplicar a vida financeira das pessoas de forma bem acessível.
São dicas, muitas vezes curtas e objetivas, por meio de textos e vídeos divertidos de rápida duração, focados em finanças e bom uso do dinheiro.
O site oferece dicas de como economizar, como ganhar uma renda extra, como entender melhor juros e outros termos financeiros, além de ajudar a entender os serviços do Serasa Consumidor.
Você Consulta
A plataforma da Serasa Você Consulta oferece, por meio de planos pagos, acesso ao CPF e CNPJ de instituições e pessoas com as quais você queira contratar serviços ou abrir uma empresa.
É uma forma de se precaver antes de escolher uma empresa ou profissional, diminuindo a chance de fraudes ou sociedades de alto risco.
Quer ficar por dentro de dicas incríveis como essas? Cadastre-se gratuitamente para recebê-las diretamente em seu e-mail:
Como usar o Serasa Consumidor ao meu favor?
Agora é hora de entender, na prática, como esses serviços podem ser úteis para você, estando negativado ou não.
O Serasa pode ser a sua chance de entender melhor como lidar com o seu dinheiro, além da possibilidade de se resguardar de golpes e problemas.
Fazendo o cadastro
Fazer o cadastro é bem simples, e ele é único para todas as plataformas do Serasa.
A partir disso você já consegue acessar o status do seu CPF gratuitamente, para saber se existe alguma negativação, e também o seu Cadastro Positivo.
Mantendo os dados atualizados
Manter os dados atualizados na Serasa Consumidor é fundamental.
Dessa forma o Serasa consegue te avisar caso alguma empresa queira registrar o seu nome — ou seja, deixar ele sujo — por causa de uma dívida. Especialmente se essa dívida não for de fato sua.
A partir disso você tem 10 dias, seja para regularizar ou para contestar a pendência, evitando a negativação de fato.
Monitorando o seu CPF
Monitorar seu CPF ajuda a evitar fraudes, como o uso ou associação do seu nome a golpes, compras indevidas e empresas fantasma.
Além disso, reporta rapidamente se outras pessoas estão utilizando seu nome para ilegalidades e ainda dá pra saber quem consultou o seu Cadastro de Pessoas Físicas.
Tirando suas dúvidas
Por meio da Serasa Ensina você consegue aprender muito sobre como lidar melhor com seu dinheiro, como se livrar das dívidas, além de dicas sobre serviços financeiros, como empréstimos, cartão de crédito e cheque especial.
Seguir as redes sociais da Serasa Consumidor e de cada uma de suas plataformas, também permite que você fique antenado às novidades e não perca nada.
Negociando suas dívidas
Por fim, mas não menos importante, o Serasa Limpa Nome pode ser a opção que você procurava para quitar as suas dívidas de uma vez por todas.
Infelizmente eles não têm convênio com todas as empresas, mas já com um bom grupo, especialmente de lojas de departamento, bancos e empresas de cartão de crédito em geral.
Mesmo que você não negocie pelo portal, é bom que você conheça as possibilidades que ele tem, para comparar e sempre poder optar pela opção com o melhor desconto.