Se você perdeu o emprego de maneira repentina, existem grandes chances de que você não consiga arcar com algumas despesas e acabe com o nome sujo: cartão de crédito, financiamento, contas a prazo….
Todas essas compras que fazemos contando com o salário dos próximos meses.
Por isso, é importante que, você consiga um novo emprego o quanto antes e volte a regularizar a sua vida financeira.
Porém, muita gente se questiona: é possível conseguir um emprego com o nome sujo?
Podemos te adiantar que sim, é super possível. Mas existem alguns cuidados que você precisa tomar.
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é, na prática, a negativação?
Quando dizemos que alguém está negativado ou com o “nome sujo”, significa que essa pessoa possui um registro em um dos órgãos de proteção ao crédito.
Com isso, seu CPF fica registrado e aberto para consultas de outras empresas, que podem verificar as dívidas não pagas que constam em seu nome.
No Brasil, os principais órgãos de cadastro de proteção ao crédito são a Serasa Experian, o SPC e o Boa Vista SCPC.
Qual a relação entre um novo emprego e o nome sujo?
O Ministério Público do Trabalho considera recusar uma pessoa de um processo seletivo por conta da negativação uma prática discriminatória.
No entanto, em 2012, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão inédita, deu ganho de causa a um empregador que se recusou a contratar um candidato com nome sujo, abrindo precedente jurídico. Ou seja, permitindo que outras pessoas também caiam na exceção.
Nesse caso específico, o entendimento do TST considerou que a vaga demandava manuseio e controle das finanças da empresa e que por isso o candidato havia sido recusado por ter o nome negativado.
Mas, desde então, as empresas podem consultar o CPF dos candidatos, durante os processos seletivos, nas empresas de proteção ao crédito.
Então eu posso conseguir emprego com nome sujo?
Pode sim.
Mesmo com a decisão do TST para o caso de 2012, continua sendo prática discriminatória — e por isso ilegal — recusar candidatos em processos seletivos, se eles estiverem com o nome sujo.
Se isso acontecer, o que eu faço?
Caso você seja excluído de um processo seletivo ou sua contratação seja negada por conta da negativação de seu nome, é necessário acionar a justiça e buscar reparação de danos morais ou mesmo a contratação.
Para isso, você pode abrir uma reclamação formal junto ao Ministério do Trabalho, através da Ouvidoria, relatando o fato.
E se for um cargo público?
Para concursos que não se destinam ao preenchimento de vagas em instituições financeiras, a negativação do nome não é um impedimento.
A legislação brasileira prevê alguns requisitos para que um candidato possa assumir vaga após aprovação em concurso público. Veja quais são:
- Ter nacionalidade brasileira;
- A quitação das obrigações eleitorais e militares;
- Comprovar o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
- Ter idade igual ou maior a 18 anos.
Como eu faço para limpar meu nome?
Para ficar com o nome limpo e remover as restrições nos órgãos de proteção ao crédito, é necessário regularizar todas as dívidas negativadas.
Levante todos os valores devidos
O primeiro passo para limpar o nome é saber quais são as dívidas que estão negativadas e os valores de cada uma.
A forma mais fácil de fazer esse levantamento é utilizar o Serasa Consumidor, que permite identificar quais são as dívidas negativadas de graça.
Organize suas finanças
Após realizar o levantamento das dívidas negativadas, é fundamental se preparar para o pagamento sem que isso comprometa o orçamento da sua casa.
Para isso, faça as contas e entenda qual o valor máximo mensal que você pode pagar.
Negocie
Depois de definir quais os valores que você pode pagar por mês e ter certeza de que isso não irá prejudicar seu orçamento mensal, é hora de negociar o pagamento.
Nós indicamos que você conheça todas as suas possibilidades de pagamento — renegociação, parcelamento, pagamento à vista, negociação online — para conhecer os benefícios de cada uma. E só então feche a negociação.
Pague
Após o pagamento — seja do valor total ou da primeira parcela, as empresas têm até 5 dias úteis para retirar o seu nome do SPC e Serasa. Mas, caso você quebre o acordo no meio do processo, elas podem voltar pedir o cadastro.
Por isso pague as parcelas em dia.
Algumas dicas para manter o nome limpo
Os benefícios de manter o nome limpo vão muito além da possibilidade de conseguir um emprego. Por isso, para que você não se endivide de novo:
- Prefira sempre pagamentos à vista;
- Faça um planejamento financeiro, com todos os gastos domésticos, para entender onde está indo seu dinheiro;
- No caso de compras a prazo, opte sempre por um número menor de parcelas e também fique atento ao juros para saber se o preço final das parcelas cabem no seu bolso;
- Mantenha uma reserva financeira por segurança. Isso ajuda a não ficar negativado em caso de imprevistos!