Posso fazer uma liminar para limpar meu nome? Entenda!

As liminares para exclusão de débitos se popularizaram como uma maneira simples de limpar o nome. Mas, embora o processo seja, sim, muito benéfico em alguns casos, ele também requer cuidados para que você não caia em golpes.

Neste conteúdo, te explicamos tudo sobre a liminar para limpar nome, como ela funciona, quando é mais indicada e até os prós e contras de seguir por esse caminho. Continue lendo e saiba mais!

Posso limpar meu nome por meio de processo judicial?

Sim. É possível solicitar a exclusão do seu nome das listas de órgãos de proteção ao crédito e, assim, evitar os problemas do nome sujo. No entanto, é preciso ter atenção. 

A liminar judicial pode ser feita porque a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) determina que os órgãos de proteção ao crédito não podem expor os dados de uma pessoa a terceiros. A prática, no entanto, é bastante comum. Desse modo, o cidadão pode exercer o seu direito de solicitar a retirada do seu nome dessas listas.

A dívida, porém, continua existindo. Ou seja: o seu nome pode parecer limpo para agências de crédito, mas, na verdade, você ainda precisa fazer o pagamento.

Leia também: 7 maneiras de quitar suas dívidas!

Como limpar o nome por ação judicial?

Para ter o nome limpo judicialmente é necessário contratar uma empresa especializada. Hoje em dia, são muito comuns os golpes envolvendo as liminares de ocultação de crédito. Por isso, fuja de quem: 

  • Diz poder limpar o seu nome sem que o pagamento das dívidas seja feito;
  • Promete que o seu nome ficará limpo em um período de tempo curtíssimo, inferior a 30 dias úteis;
  • Garante que você pode até receber uma indenização ao entrar com a liminar.

Nenhuma dessas coisas é possível, em nenhum cenário. Lembre-se: esse processo provavelmente levará um tempo, e seu nome só ficará “limpo” para as instituições financeiras — para os órgãos de proteção ao crédito, você ainda será um devedor.

Quanto tempo leva para limpar o nome por liminar?

Uma ação liminar pode levar de 30 a 60 dias úteis para retirar o nome de uma pessoa do SPC e Serasa. Por isso, fique atento às propagandas que prometem “limpar o nome em 20 dias” e milagres similares: é simplesmente impossível fazer o processo caminhar tão rápido.

Depois de limpar meu nome, já posso ter crédito?

Não necessariamente. A ausência de débitos no seu CPF ou no seu CNPJ é só um dos critérios para ser elegível para a obtenção de crédito nas instituições financeiras. Por isso, você também deve:

1. Não ter restrições internas no Banco Central (BACEN) 

Instituições financeiras têm o hábito de lançar o nome de um cliente que pagou a dívida com desconto ou com uma dívida que prescreveu na aba de “Prejuízos” do  Sistema de Informações de Crédito (SCR), que fornece o histórico de crédito do cidadão, incluindo dívidas vencidas ou a vencer.

Isso impede que essa pessoa seja considerada para novos empréstimos, já que a lista do SCR é compartilhada entre os bancos. 

Para checar se é o seu caso, você pode acessar o site do Registrato do Banco Central, realizar um cadastro na plataforma e verificar as informações de crédito em seu nome. Caso haja pendências, você deve entrar em contato com o banco para solicitar a remoção ou resolver o problema.

2. Ter um rating bancário alinhado ao crédito

O rating bancário é uma classificação que ajuda os bancos a determinar o nível de risco de emprestar dinheiro a uma pessoa — bastante similar ao score do Serasa, porém interno aos bancos. 

Ele não costuma ser divulgado, mas é calculado com base no seu histórico de pagamentos. Assim, se você tem muitas inadimplências, pode ser considerada uma pessoa de “alto risco” e acabar com menos chances de conseguir crédito. 

Prós e contras de usar uma liminar para limpar o nome

A liminar pode ser uma boa alternativa para quem deseja ter o nome “limpo” de forma mais rápida. No entanto, sem um bom planejamento financeiro, ela pode aumentar o acúmulo de dívidas.

Na tabela abaixo, separamos os principais benefícios e pontos de atenção dessa prática. Confira:

PrósContras
É uma forma rápida de “limpar o nome”;Permite que a pessoa tenha acesso a crédito, que pode ser usado para priorizar o pagamento das dívidas com juros mais baixos ou condições melhores de parcelamento.É, cada vez mais, uma proposta usada para aplicar golpes nas pessoas, então requer atenção redobrada;Gera uma falsa sensação de “nome limpo”, embora a dívida ainda exista e deva ser paga, o que pode contribuir para o aumento do endividamento;Sem que haja cuidado na hora de adquirir novos créditos, a pessoa pode voltar a ficar com o nome sujo.

Para resumir: se você procura uma forma de ter acesso a melhores condições de empréstimos para quitar as suas dívidas, a liminar pode ser uma excelente opção.

Contudo, é importante manter em mente que, para quem deseja realmente limpar o próprio nome, mas não pode arcar com o valor devido, a melhor opção são os Feirões Limpa Nome. Que tal entender melhor como eles funcionam?

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.