Você está com dívidas atrasadas ou negativadas e seu nome consta no cadastro da Serasa? Está com o nome sujo no mercado e não consegue crédito em lojas e bancos?
Quer saber como limpar o nome de forma rápida e simples e com descontos de até 99% no valor devido? Veja abaixo dicas importantes e aprenda de uma vez por todas como resolver esse incômodo.
Devido à inflação, juros crescentes e desemprego elevado, o número de brasileiros endividados aumentou acentuadamente.
Segundo pesquisa da Serasa, o número de inadimplentes do país foi de 64,82 milhões de pessoas no ano passado e o valor total das dívidas alcançou mais de 260 bilhões de reais.
São muitas pessoas que atrasam os pagamentos por diversos motivos, como desemprego e falência. E se esse for o seu caso, você não precisa se envergonhar. Existem maneiras de você renegociar suas dívidas e deixar seu nome limpo.
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleComo saber se o meu nome está sujo?
Hoje, o principal banco de dados de restrição ao crédito no Brasil é o site da Serasa. As informações são administradas pela Serasa Experian em sociedade com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
A consulta do CPF é de graça e feita por intermédio de um cadastro prévio no site ou no aplicativo (disponível para iOS e Android).
Após se cadastrar, você pode verificar se o seu nome está limpo ou sujo e qual é a sua situação em relação à Receita Federal, isto é, se está regular ou não.
Neste mesmo sistema, você também pode ver o seu score de crédito.
Ele mostra a probabilidade de uma pessoa pagar suas dívidas nos próximos 12 meses, portanto, é um item que os bancos avaliam no momento de conceder variados tipos de créditos, como empréstimos, financiamentos e cartões.
Pode-se também consultar se seu nome consta em outros sistemas, porém podem ser pagos. Se tiver dívidas em aberto, essas pesquisas mostrarão não só o valor, mas também as empresas credoras.
A partir daí, soluções podem ser encontradas para quitar a dívida e resolver a situação. Pesquise em mais de um órgão de restrição, porque pode acontecer da empresa que você está consultando não ter acordo com a empresa que você deve.
O que é nome sujo?
Tudo o que se compra para pagar no futuro é uma dívida que se assume. Ter o nome sujo ou CPF negativado significa que não pagamos algum compromisso dentro da data programada.
A empresa credora então inscreve o consumidor na base de inadimplentes de algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa.
Antes disso o consumidor sempre é avisado, seja por carta ou e-mail, informando que ele tem uma pendência financeira com determinada empresa e em quanto tempo seu nome será incluído no cadastro de pessoas que não cumpriram as obrigações legais dentro do prazo estabelecido previamente.
Em seguida, caso não efetue o pagamento, o CPF fica negativado.
Quanto tempo demora para o nome ficar limpo?
Depois que o pagamento de uma dívida é efetivado, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. Outra dúvida que pode estar embutida na pergunta é sobre quanto tempo leva para a dívida caducar.
O significado de uma dívida caducar
Quando a dívida completar 5 anos ela não poderá mais permanecer nos bancos de dados da Serasa. Isto, no entanto, não significa que ela deixa de existir.
O banco, a financeira ou o estabelecimento onde você contraiu a dívida ainda pode fazer a cobrança, podendo, inclusive, cobrar juros. Esse estabelecimento também pode rejeitar seu segundo pedido de crédito.
O termo “caducar” é comumente usado no sentido de que a dívida perdeu a validade e saiu da ficha do devedor, e é muito usado pelas próprias pessoas que tiveram o nome sujo.
É verdade que depois de 5 anos seu nome não pode permanecer nos órgãos de proteção ao crédito, mas continua causando transtornos para abrir contas, ter acesso a cheque especial e cartões de crédito e conseguir empréstimos.
Resumindo: quando a dívida caduca não significa que ela não deva ser paga. Por isso o conselho é sempre tentar uma negociação para não ter problemas posteriores.
Importância de ter o nome limpo
Em tempos de crise, limpar o nome torna-se uma necessidade ainda maior tendo-se em vista que você pode precisar de crédito, buscar um novo emprego ou mesmo fazer um concurso para obter estabilidade.
Ter o nome sujo no SPC ou Serasa gera restrições que impedem de se correr atrás de saídas como estas. Conheça alguns benefícios reais de se ter o nome limpo:
- Grande parte dos bancos proíbe a concessão de empréstimos e produtos como cartões de crédito;
- Ficar em dia com suas contas tem um grande impacto em outras áreas da vida, como o trabalho, além de favorecer no momento de uma entrevista;
- Uma escola ou faculdade pode se recusar a renovar a admissão de alunos em débito com a instituição;
- A falta de organização com as finanças é uma das principais causas de separações de casais;
- Os bancos impossibilitam a abertura de conta-corrente e bloqueiam o cheque especial;
- Uma pessoa negativada pode ser reprovada em qualquer análise de crédito, seja para alugar um apartamento ou comprar no crediário, por exemplo;
- Alguns concursos reivindicam nome limpo do candidato, principalmente para vagas em órgãos financeiros.
Como limpar o nome na Acerto
Se você está negativado e não tem ideia de como negociar dívidas com seus credores, existe a oportunidade de contar com a ajuda de uma empresa habilitada no assunto e fazer um acordo que seja bom para todas as partes.
A fintech Meu Acerto faz exatamente esse serviço com a intenção de limpar o nome do cliente nas organizações de análise de crédito Serasa e SPC.
Caso tenha interesse, basta acessar o site Meu Acerto e digitar o CPF no campo em branco da página principal e clicar em Consultar CPF. Depois disso é preciso completar o cadastro e fornecer as informações pessoais.
Em seguida são mostradas na tela as dívidas que estão em seu nome, e você precisa escolher qual delas quer negociar. Faça uma oferta que atenda às suas condições financeiras e permita quitar a dívida.
Você também pode consultar diferentes opções de pagamento, como a prazo, à vista ou sem entrada. E ainda pode ganhar descontos, podendo, inclusive, conforme o caso, pagar sem juros.
Se sua proposta for aceita, a negociação pela plataforma não demora mais do que 5 minutos. São gerados boletos de pagamentos e assim que quitar o primeiro, seu nome é excluído do SPC e Serasa.
A grande vantagem de fazer negociação pela Meu Acerto é ser muito fácil, rápido e não ter estresse. Toda a negociação é feita online, de maneira rápida, sem maiores delongas e ligações intermináveis.
Além disso, o site da Meu Acerto opera 24 horas ao dia, e a negociação pode ser feita no momento que melhor lhe aprouver.
Dicas para manter o nome limpo
Após limpar o nome, é imprescindível adotar algumas medidas para manter o nome sempre limpo.
Em síntese, podemos dizer que tudo depende de uma boa organização financeira. Com ela é possível mensurar suas possibilidades financeiras, colocando-o ciente do seu exato padrão de vida. Confira algumas dicas:
- Tenha ciência dos prazos para suas obrigações financeiras. Por exemplo, ao usar cheques, certifique-se de ter dinheiro suficiente em conta para cobri-lo. O mesmo serve para cheques pré-datados;
- Sempre pague suas contas em dia para evitar juros. Alguns dias de atraso podem parecer pequenas multas, mas se você somar todas as contas, o valor a ser pago pode ser assustador;
- Não seja desorganizado. Tenha o controle de todas as despesas fixas mensais básicas, como telefone, luz, água, alimentação etc, lembrando de acrescer despesas extras e desnecessárias;
- Faça um cálculo rápido de quanto você ganha e deduza as contas essenciais. Assim você terá uma ideia de quanto pode gastar em coisas particulares e economizar para o futuro;
- Tente sempre uma renegociação. É o melhor caminho. Assim é mais fácil conseguir resultados satisfatórios, como amortizações nas prestações, taxas de juros mais baixas e prazos de pagamentos mais elásticos.
Se a ideia for pagar à vista, o desconto pode ser ainda maior. Depois disso é preciso ficar atendo para não fazer novas dívidas enquanto estiver pagando essas novas prestações;
- Jamais empreste seu CPF para outras pessoas fazerem compras, nem permita que outra pessoa utiliza seu cartão de crédito;
- Use seu cartão de crédito com sabedoria, nunca ultrapassando seu limite, porque isso resultará em cobranças adicionais.
Leia também: Mutirão de renegociação de dívidas Febraban: saiba como aproveitar
Conclusão
A primeira conclusão que chegamos é que é possível limpar o nome sujo tanto por empresas especializadas na prestação desse serviço quanto diretamente nos órgãos de proteção ao crédito.
Meios de deixar seu nome limpo é o que não faltam. Mas para evitar manchar seu nome novamente, é preciso reconsiderar seus hábitos do dia a dia, como gastar mais do que ganha e desorganização financeira.
Nossa sugestão é começar a fazer a gestão financeira no celular ou computador para gerenciar suas finanças pessoais. Como já frisamos acima, é muito vantajoso manter seu nome limpo.
Assim, além de conseguir crédito com facilidade, você também terá uma vida com menos preocupações e equilíbrio financeiro.
Se você gostou do conteúdo, siga a Acerto nas redes sociais para continuar por dentro de assuntos relevantes para o seu bolso.