Em 2020, muita gente buscou no Google o termo “cashback”, que em português significa “dinheiro de volta”. Esse é um dos vários benefícios que muitas lojas online passaram a oferecer aos seus clientes recentemente.
Em resumo, o cashback funciona como um tipo de desconto — mas, no lugar de você pagar um valor reduzido, paga o preço normal e depois recebe um percentual de volta.
Esse benefício se juntou a vários outros já oferecidos por muitas empresas, como a possibilidade de acumular pontos e trocar por milhas aéreas.
A pergunta que fica é: é melhor comprar de quem oferece cashback ou milhas? E, de forma direta e resumida, a resposta é: depende.
Neste texto, vamos explicar rapidamente o que é cada um desses benefícios, como você pode aproveitá-los e dar algumas dicas para você avaliar qual é o melhor para você.
Vem com a gente!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é cashback?
O cashback nada mais é do que a devolução de parte do valor que você pagou por um produto ou serviço.
O percentual que volta para o seu bolso varia de loja para loja. Há algumas que oferecem 0,5% enquanto outras chegam a oferecer até 100% de cashback.
Devido ao crescimento da busca por esse benefício, começaram, inclusive, a surgir empresas especializadas nesse tipo de serviço — como o Méliuz. Até mesmo alguns bancos e cartões de crédito entraram na onda.
O que são milhas?
As milhas são mais conhecidas pelo público em geral, pois já são oferecidas por muitas empresas há vários anos.
Nesse caso, você acumula pontos a partir das suas compras e pode trocá-los por milhas.
Por sua vez, as milhas podem ser trocadas por passagens aéreas ou mesmo por alguns produtos e serviços.
Embora muitas marcas tenham seus próprios programas de pontuação, como as companhias aéreas, também há empresas especializadas nisso, reunindo outras firmas que aceitam recompensar os clientes pelas suas compras.
Mesmo assim, cada empresa define o quanto quer oferecer de pontos ou cashback de acordo com suas estratégias comerciais e de negócio.
Mas você pode estar se perguntando: o que as empresas ganham com isso? É simples: se o consumidor sabe que terá esses benefícios, ele tende a gastar mais e a voltar mais vezes para comprar naquela loja — é um mecanismo pra conquistar a fidelidade do cliente, sabe?
Quais cartões e bancos oferecem esses benefícios?
Como dissemos no início deste texto, em 2020 muita gente passou a procurar por cashback no Google. E isso não foi à toa.
Devido à pandemia e às medidas de isolamento social, muita gente passou a fazer suas compras pela internet.
Como essa é uma tendência que provavelmente vai se consolidar nos próximos anos, muitos bancos e cartões de crédito também passaram a oferecer esses benefícios.
Veja alguns deles:
- cartão de Crédito e Débito do Banco Inter;
- cartão Méliuz em parceria com o Banco PAN;
- PicPay Card em parceria com o Banco Original;
- cartão de crédito C6 Bank;
- cartão Banco PAN Mooba;
- cartão com Cashback Banco Original;
- cartão Trigg;
- cartão Itaucard Ipiranga Mastercard Platinum;
- cartões ModalMais;
- cartão Next com cashback.
E quais bancos e cartões oferecem milhas?
Assim como há cartões que oferecem cashback, existem aqueles que oferecem a possibilidade de trocar pontos por milhas.
Fizemos uma lista com alguns deles:
- cartão Azul Itaucard Visa Infinite;
- cartão Porto Seguro Visa Infinite;
- The Platinum Card American Express;
- cartão Bradesco Elo Nanquim Diners Club;
- cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black;
- cartão Latam Pass Itaucard Visa Infinite;
- crtão C6 Carbon Mastercard Black;
- cartão Decolar Santander Visa Infinite;
- cartão Santander Unlimited;
- cartão Latam Pass Itaucard Mastercard Platinum;
- cartão Decolar Santander Visa Platinum;
- cartão Latam Pass Itaucard Mastercard Gold;
- cartão Decolar Santander Visa Gold;
- cartão Latam Pass Itaucard Mastercard Internacional.
Perceba que grande parte dos cartões de crédito é emitida por empresas aéreas em parceria com bancos e financeiras — os chamados cartões Private Label. Essa é uma maneira de as companhias aéreas oferecerem mais milhas para quem utilizar os cartões com suas marcas, promovendo maior fidelização dos consumidores.
Mas além dos cartões, há programas específicos que permitem que você acumule milhas sem a necessidade do uso de um cartão de crédito. É o caso dos programas das próprias companhias áreas, como o Latam Pass, da Latam, o Smiles, da Gol, e o Tudo Azul, da Azul.
Nesses programas você pode acumular milhas não importando o meio de pagamento que você utiliza.
Outra alternativa são os programas especializados em acúmulo de pontos que podem ser trocados por milhas, como o Livelo e o Dotz. Nesses casos você também junta pontos independentemente da forma de pagamento utilizada.
Cashback ou milhas: qual é o melhor para mim?
Para ter essa resposta você precisa se fazer algumas perguntas.
Qual é o meu objetivo?
Se você tem planos de viajar em breve ou gosta de viajar sempre, participar de programas de milhas e ter cartões que oferecem esse tipo de vantagem é o ideal.
Agora, se você prefere descontos e não tem planos de viajar no curto ou médio prazo (porque as milhas, na maioria das vezes, têm prazo de validade curto), então optar por programas de desconto e cashback é a melhor opção.
Qual é o meu comportamento de compra?
Além disso, você precisa avaliar o quanto e como você gasta seu dinheiro e usa seus cartões de crédito. Geralmente, para acumular milhas suficientes para trocar por passagens aéreas é preciso ter um gasto mensal alto.
Isso porque, a maioria dos programas faz as trocas baseadas no dólar. Como a moeda americana está cara nos últimos anos, você terá que gastar mais para acumular mais milhas.
Então, se você não costuma usar o cartão de crédito com muita frequência ou gasta pouco, provavelmente vai demorar muito para juntar as milhas que precisa para viajar. E não esqueça que elas têm prazo de validade.
Nesse caso, o cashback pode ser uma solução interessante, já que o dinheiro recebido de volta pode ser investido para render e você não corre o risco de ele expirar.
Olha só que dica interessante. O Inter é uma das empresas que oferece cashback no uso do seu cartão de crédito. A instituição criou um portal pra ajudar o consumidor a entender se o cashback é mais vantajoso do que milhas ou pontos. Vale a pena fazer a simulação de acordo com a sua realidade.
O que posso fazer com cashback ou milhas?
Esse é outro ponto importante a avaliar: quais as possibilidades de uso que cada programa oferece.
É que nem todos os programas de milhas e cashback permitem que você troque seus pontos por milhas de qualquer empresa aérea, no caso de programas de milhas, ou saque o dinheiro, no caso do cashback.
Portanto, se você já sabe o que precisa (milhas ou dinheiro de volta), avalie o programa que vai atender suas expectativas de forma plena, para não se frustrar.
E aí, já sabe qual é o melhor benefício para você?
Se tiver gostado deste conteúdo e quiser receber outras dicas pra te ajudar a usar seu dinheiro de forma mais inteligente, inscreva-se gratuitamente no Clube do Corre! A gente te envia, semanalmente, conteúdos exclusivos, direto na sua caixa de e-mail. Não vai perder essa chance, né?