Refinanciamento: o que é, como funciona e quando fazer

Tá com uma dívida te deixando de cabelo em pé? Pediu um empréstimo e notou que ficou difícil quitar as parcelas? Calma, tem solução, e o refinanciamento é uma opção para você.

Vem que a gente te conta melhor sobre isso!

O que é refinanciamento?

O refinanciamento é uma modalidade de crédito pessoal que te permite reorganizar os débitos para que seja mais fácil pagar o que você deve.

Na prática, o que acontece é uma renegociação do contrato do empréstimo feito, com alterações no prazo para quitação da dívida ou do valor contratado.

Em todos os casos, a instituição financeira passa a contar com a certeza de que você vai pagar porque algo ― um bem ou seu salário/aposentadoria ― é colocado como garantia.

Por essa razão, a instituição pode oferecer melhores condições de pagamento, como taxas mais baixas.

Como funciona o refinanciamento?

Como indicamos, o refinanciamento pode alterar prazos ou o valor contratado no empréstimo. Uma das possibilidades é negociar a redução do valor das parcelas, e isso pode ser feito de duas formas:

  • negociando com o banco o aumento do prazo de pagamento para que o valor das parcelas restantes seja redividido em mais meses;
  • negociando com o banco a redução da taxa de juros para que o valor das parcelas restantes caia e você consiga pagá-las no prazo definido inicialmente.

Outra possibilidade é a unificação de dívidas para buscar melhores condições de pagamento.

Nesse caso, é preciso que as dívidas sejam de um mesmo banco ou credor. Unindo todas elas em um só pagamento, você tem chances de conseguir taxas menores ou prazos maiores — ou até ambos.

A seguir, te contamos sobre as principais formas de refinanciamento no país.

Como funciona o refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículos é uma modalidade em que você usa seu automóvel como garantia de pagamento.

Ao colocar um bem como garantia, suas chances de conseguir melhores condições de pagamento aumentam. Isso porque a instituição financeira sabe que, caso você não quite a dívida, ela vai ficar com seu carro.

Em outras palavras, de uma forma ou de outra, o banco vai receber de volta a grana que te emprestou. E, para que esse acordo aconteça, o veículo precisa estar em seu nome, mas não necessariamente 100% pago, ok?

Como funciona o refinanciamento de imóvel?

O refinanciamento de imóvel é bastante parecido com o de veículos. Novamente, o bem é colocado como garantia e, em contrapartida, você tem acesso a melhores condições de pagamento da dívida em aberto.

Em ambos os casos, você precisa se lembrar que o atraso no pagamento pode fazer com que o banco tenha o direito de leiloar seu imóvel.

Então, uma vez que você buscar essa solução, tenha a certeza de que o acordo é viável. Ou seja: que você vai conseguir pagar direitinho o que deve para não ter o risco de perder o que é seu.

Gostou deste conteúdo? Que tal seguir a Acerto nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira?

Pago Quando Puder

Oi! Nós somos o time Pago Quando Puder: especialistas em gambiarras e finanças para te ajudar a lidar melhor com o seu suado dinheirinho!

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.