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Passo a passo para desbloquear o seu Cartão Cidadão de forma simples e rápida

Tempo de leitura: 3 minutos

O Cartão Cidadão tem o objetivo de facilitar suas movimentações na hora de sacar benefícios da Caixa, como o Seguro Desemprego, o PIS (Programa de Integração Social) e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Ele oferece uma série de vantagens ao trabalhador de carteira assinada, principalmente pela comodidade de poder utilizar o caixa eletrônico e não ter que enfrentar filas das casas lotéricas para sacar os valores que tem direito. 

Mas o que fazer para desbloquear o cartão? Acompanhe para entender como o procedimento é fácil!

Como faço para desbloquear/validar o cartão?

Infelizmente, atualmente não é possível desbloquear o cartão cidadão de forma online ou pelo celular. É necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com o seu cartão e um documento de identificação, que pode ser:

  • carteira de identidade (RG);
  • carteira de habilitação (CNH);
  • passaporte;
  • carteira profissional, funcional ou identidade militar.

Um atendente da Caixa verificará os dados e, então, poderá desbloquear o seu cartão para você começar a usar.

Telefone 0800

Se você tiver alguma dúvida ou precisar solicitar a segunda via do cartão, é possível entrar em contato com um atendente da Caixa pelo telefone. O número é 0800-726-0207. Escolha a opção para “mais informações” e, depois, digite “1” para falar com um atendente.

WhatsApp

A Caixa também tem um número de atendimento para WhatsApp: 0800-104-0104. Porém, por lá não é possível desbloquear seu cartão. Você conseguirá tirar dúvidas sobre outros serviços, como cartões de crédito e débito, consórcio, seguro de vida, etc.

O que é e quem pode ter o cartão cidadão?

O Cartão Cidadão é gratuito e emitido pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores que são contratados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e também para quem tem direito a receber algum benefício dos programas sociais do Governo, como o Bolsa Família, e não possui conta corrente na Caixa.

Ou seja: tem direito ao Cartão Cidadão quem recebe os seguintes benefícios sociais e trabalhistas

Além disso, o cartão permite fazer consultas de saldos e extratos de FGTS, cotas ou rendimento do PIS, saber quantas parcelas ainda tem direito no Seguro Desemprego e diversos outros serviços.

Para emitir o cartão, o cidadão deve solicitá-lo pelo atendimento da Caixa no 0800-726-0207 ou em qualquer agência do banco. Vale ressaltar que o cartão não pode ser feito na Casa Lotérica e nem pela internet. 

Após solicitado, o cartão chega em sua casa em poucos dias e deve ser desbloqueado. 

Por que a senha é bloqueada? 

O seu cartão pode estar bloqueado pelos seguintes motivos:

  • ao receber o cartão;
  • senha errada várias vezes.

Antes de definir uma senha e fazer o primeiro uso do seu cartão, é necessário desbloqueá-lo por questão de segurança. Afinal, ao passar por esse processo, o atendente da Caixa conseguirá verificar os seus dados.

Por outro lado, se a senha errada foi digitada muitas vezes, o cartão é bloqueado automaticamente para evitar que outra pessoa saque o seu benefício, assim como ocorre com outros cartões de débito ou crédito.

Esqueci a senha, e agora?

A Caixa não oferece um serviço em que o cidadão pode consultar a senha do seu cartão, por medida de segurança para o próprio cliente. Por isso, caso você tenha esquecido, é necessário cadastrar uma nova senha.

Nesse caso, vá até uma agência ou terminal eletrônico do banco para realizar o processo de troca de senha.

Para evitar novos problemas, recomendamos que você anote-a em um local seguro, onde consiga visualizá-la sempre que precisar. Jamais anote a senha no verso do cartão e no celular, pois isso facilita que outras pessoas tenham acesso caso você o perca.

Como acessar a conta do cartão cidadão?

Para consultar saldos, datas de pagamento do seguro desemprego, benefícios do PIS e outros, você pode utilizar o caixa eletrônico. 

Basta comparecer a uma agência do banco, seguir as instruções do caixa eletrônico e visualizar na tela ou retirar um extrato da sua conta de cidadão. 

Ainda, a Caixa oferece um app gratuito que pode facilitar o seu dia a dia.

O que fazer em caso de perda do cartão?

A primeira medida é entrar em contato com a Caixa e solicitar o bloqueio do cartão perdido. Você pode fazer isso ligando para o número que citamos anteriormente, 0800-726-0207, ou indo até uma agência para pedir o cancelamento, informando o motivo. 

Assim, a Caixa vai enviar uma segunda via do cartão para a sua casa em até 30 dias.

Se o cartão foi cancelado, o que fazer? 

Se o cartão foi cancelado por motivos de roubo ou furto ou ainda porque sofreu algum dano físico no material, não se preocupe! Basta pedir um novo cartão pelos procedimentos que informamos acima. 

Além disso, enquanto recebe seus benefícios, você pode fazer o saque e retirada de extratos nas Casas Lotéricas ou mesmo indo até uma agência da Caixa. Não se esqueça que, para ambos os casos, será necessária a apresentação do documento de identidade original e com foto.

Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre o Cartão Cidadão? Esperamos ter te ajudado! Aproveite para conferir, também, o nosso artigo sobre como consultar e resolver dívidas com a Caixa!

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Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

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