Conheça as vantagens de empreender no ambiente digital e como fazer isso da melhor forma possível!
O sonho de ter o próprio negócio faz parte da vida de milhares de brasileiros que desejam sair da condição de empregado para se tornar seu próprio patrão.
No entanto, encontrar o negócio certo para investir pode levar tempo e, para alcançar o sucesso, é preciso muita determinação e disposição para encarar os desafios que vem pela frente.
Talvez você já tenha criado o seu próprio negócio mas, no contexto da pandemia, se viu obrigado a pensar: será que preciso estar na internet?
Estar presente no digital é uma necessidade. Independentemente da área da sua empresa, provavelmente seus clientes estão no ambiente online, seja através de redes sociais, buscas no Google, ou qualquer outra ferramenta.
Por isso, explorar os canais digitais para o seu negócio não quer dizer que você precisará acabar com o presencial. Mas é uma grande oportunidade para melhorar a sua receita e, também, o seu relacionamento com a clientela! ?
Considerado como um mercado promissor, o empreendedorismo online cresce a cada dia, com uma extensa gama de oportunidades e recursos disponíveis para facilitar a vida de quem deseja começar um novo negócio ou explorar novas possibilidades para uma pequena empresa que já existe.
Sendo assim, reunimos uma série de dicas que vão te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o setor e como é possível investir e ter sucesso no digital!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleEmpreendedorismo digital: o que é?
Antes de mais nada, é preciso entender o que é o empreendedorismo online – ou digital – e como ele funciona.
Basicamente, podemos defini-lo como um modelo de negócio que tem como principal objetivo oferecer um produto ou serviço através de um meio digital (internet) e, com isso, obter lucro.
Inicialmente, é preciso compreender que há inúmeras formas de começar um negócio digital. Para ter sucesso nesse setor é necessário ter em mente que se deve conhecer muito bem o segmento em que se pretende atuar, e o público com o qual você deseja se aproximar.
Se você já possui um negócio físico, fica mais fácil: você já conhece bem o perfil dos seus clientes, a forma como eles se comunicam, quais assuntos gostam, e por aí vai.
Se você ainda não possui, observe seus concorrentes:
- Quais canais eles usam?
- Possuem site e redes sociais?
- O que eles postam que geram mais participação das pessoas?
- Que tipo de produto oferecem?
- O que as pessoas falam desse concorrente?
Os negócios digitais podem ser divididos, basicamente, em duas categorias:
- Comercialização de conteúdos e serviços em formatos de cursos em vídeos, consultorias podcasts, e-books, etc;
- Comercialização de produtos físicos.
Há muito mais possibilidades de negócios do que podemos imaginar e, na maioria das vezes, não é necessário um grande investimento para começar.
Como iniciar um negócio digital?
O primeiro conselho para começar a atuar no segmento digital é conhecer muito bem o produto/serviço que se pretende trabalhar, bem como entender o comportamento do seu público-alvo e qual a melhor maneira de encontrá-lo.
Diferente dos comércios locais onde, ocasionalmente, os seus clientes te encontraram, na internet você deve estar exatamente onde o seus potenciais compradores estão.
E não se assuste, mas a concorrência na internet é muito grande… É muito mais fácil fazer uma pesquisa de preços/produtos através da internet do que presencialmente. Por isso, é importante encontrar um diferencial que te destaque dos concorrentes.
(viu por que a pesquisa de concorrentes é tão importante?)
Algumas dicas de estratégias em que você pode se diferenciar na internet:
- no preço;
- no relacionamento e forma de atender seus clientes;
- no produto;
- nas condições de pagamento (ex: aceitar pagamento via PicPay);
- na rapidez para atender e entregar;
- criando uma experiência única para quem comprar de você (ex: unboxing);
- posicionamento em causas sociais e ambientais…
E essas são só algumas ideias. Veja as que fazem sentido pra você e dê o pontapé inicial!
Principais vantagens do empreendedorismo digital
Ser dono do próprio negócio oferece uma série de benefícios para quem decide investir, e esse cenário pode ser ainda melhor quando falamos do mercado digital.
Isso porque quem escolhe empreender digitalmente se beneficia de vantagens que a modalidade oferece. Não sabe quais são elas? Confira abaixo:
1 – Não necessita de muito investimento
Conforme já mencionamos anteriormente, investir no empreendedorismo digital não requer um grande investimento, nem muitos recursos além de uma boa internet.
Não é necessário alugar um espaço físico para atender seus clientes, guardar estoque nem nada do tipo (na maior parte das vezes).
Basicamente, os custos estão atrelados à compra de matéria-prima para produzir suas peças (se for o caso), comprar produtos para revenda do exterior (sendo necessário apenas enviar dinheiro para o exterior); possíveis gastos com a criação de conteúdos para as suas redes e criação de site.
No entanto, esses valores não são nem comparáveis aos gastos que se tem quando se abre um ponto de venda físico.
2 – Mais flexibilidade e qualidade de vida
Um dos principais benefícios de possuir um negócio online está justamente relacionado à comodidade, flexibilidade e é claro, a qualidade de vida que se tem no dia a dia.
Afinal, mesmo que se trate de um ambiente acessível 24 horas por dia, os clientes que vão até você não necessariamente precisam de um atendimento que esteja disponível durante todo esse período.
É possível criar uma rotina mais adaptável, automatizando algumas tarefas para que literalmente, você continue ganhando dinheiro enquanto dorme.
Assim, sobra mais tempo para aproveitar a família, cuidar da saúde, se dedicar à novos hobbies e aproveitar o que realmente importa.
Mas não pense que tudo é um “mar de rosas”, viu? É importante ter uma rotina e horários de atendimento bastante claros, para não gerar uma frustração em quem procura o seu trabalho. Lembre-se que é muito fácil sair da sua página e encontrar um concorrente, caso o cliente não seja respondido com a rapidez e atenção que ele precisa.
Comunicação e transparência é tudo: deixe sempre claros os seus horários de atendimento e horários em que não estará disponível, e respeite-os sempre para criar confiança.
3 – Maior alcance e reconhecimento de marca
Outra vantagem está no alcance de marca e reconhecimento. Isso porque com a internet é possível atender clientes de diversas partes do país e, se você desejar, até do mundo.
Além disso, realizando um bom trabalho de marketing, a tendência é que cada vez mais pessoas encontrem a sua marca de forma orgânica, fazendo com que seu trabalho seja reconhecido e procurado por seus clientes e não mais o contrário.
O “boca a boca” acontece muito na internet. Por isso, esforce-se para fazer sempre um bom atendimento, pois isso te ajudará a fidelizar clientes atuais e, provavelmente, ganhar novos clientes através de indicação.
Fez sentido pra você?
Investir para que seu próprio negócio esteja na internet pode ser um grande caminho para aumentar suas vendas e seu alcance, sem precisar de muito investimento.
Mas se prepare pros desafios que a atenção online vai te demandar. Não é fácil mas, se for bem feito, os resultados são certos.
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