Realizar o gerenciamento financeiro de um pequeno negócio pode ser um grande desafio, sobretudo para empreendedores iniciantes. Há diversos boletos para pagar, impostos, leis trabalhistas e uma infinidade de planilhas com contabilidade para administrar.
Essa quantidade de trabalho tem consequências negativas. A principal delas é afastar o pequeno empresário do foco principal do negócio. Dessa forma, ele passa mais tempo tentando gerenciar as finanças da empresa do que melhorando seus produtos ou serviços.
Felizmente, hoje, já há diversas ferramentas e softwares para gerenciamento financeiro. Elas são fundamentais para permitir que os empreendedores explorem o seu talento, e não percam dezenas de horas em trabalhos burocráticos.
Mas, vale lembrar que nem só de aplicativos e softwares estamos falando. Existem outras maneiras que podem ser adotadas no gerenciamento financeiro de uma pequena empresa e é sobre elas que vamos falar neste artigo. Abaixo, em destaque, estão 5 maneiras que podem auxiliar no gerenciamento financeiro empresarial.
Você vai ver nesse conteúdo:
Toggle1 – Sistema de gerenciamento financeiro.
Esse tipo de ferramenta é vital para os empreendedores. Afinal, por meio dela é possível realizar a automação de processos e ainda analisar os dados financeiros com precisão. Além disso, é uma ferramenta que oferece alto retorno de investimento.
Ao implementá-la, a empresa tem a oportunidade de economizar com despesas de impressão de documentos, horas extras de profissionais, entre outros gastos. Por outro lado, ao utilizar um sistema de gerenciamento financeiro, um negócio pode organizar de forma otimizada todas as suas contas a pagar, mantendo seu controle financeiro em dia.
Com uma empresa mais ágil e integrada por meio dessas ferramentas, o impacto é sentido até mesmo pelo cliente. Afinal, a automação permite que um empreendimento tenha mais tempo para pensar em soluções para o seu público.
Outro ponto positivo em um sistema de gerenciamento financeiro é a segurança de dados. Usar uma ferramenta como essa é muito mais seguro do que guardar informações em planilhas do Excel, por exemplo.
2 – Cartão de crédito corporativo
Pode parecer óbvio, mas muitos pequenos negócios realizam o seu gerenciamento financeiro baseado em cartões de créditos pessoais. Portanto, independentemente do tamanho do negócio, o ideal é ter um cartão corporativo.
Com ele é possível conseguir maior crédito, ganhar maiores descontos e até mesmo participar de programas de recompensas mais vantajosos.
Além disso, por meio de uma conta corporativa, é possível oferecer cartões dependentes também para os funcionários. O limite, claro, é menor. Entretanto, torna o trabalho mais conveniente e permite ao empresário ter mais controle sobre os gastos.
3 – Plataformas de pagamentos online
Diversas pequenas empresas atuam na Internet. Essas lojas virtuais precisam oferecer formas de pagamentos instantâneas para os clientes. Afinal, eles não querem mais esperar três dias para um boleto ser compensado. Atualmente, há inúmeras formas de pagamentos em tempo real, como o PIX e o próprio WhatsApp. Portanto, as pequenas empresas não podem perder essa oportunidade.
Ferramentas como o PayPal e o PicPay são excelentes, sobretudo para quem deseja receber pagamentos do exterior. Além disso, essas plataformas oferecem atributos que auxiliam no gerenciamento financeiro desses negócios. Assim, o empreendedor sabe exatamente quanto dinheiro está entrando no caixa.
4 – Ferramentas de orçamento
O gerenciamento financeiro não se faz apenas por meio de contas a pagar. É necessário, portanto, realizar algum planejamento. A boa notícia é que há ferramentas exclusivas para planejar e controlar o orçamento, medidas fundamentais para um gerenciamento financeiro bem-sucedido.
Por meio delas, é possível criar um orçamento baseado na realidade financeira de uma pequena empresa. Dessa forma, elas podem saber com precisão qual o melhor momento para realizar um investimento e até mesmo se preparar para possíveis crises econômicas.
Existem muitas ferramentas com esse objetivo no mercado e vale a pena buscar a opção que atenda melhor ao perfil e às necessidades da empresa.
5 – Ferramentas de vendas
O gerenciamento financeiro de uma empresa também passa pelo planejamento de vendas. Afinal, quanto mais um negócio vender, mais fôlego ele terá para realizar novos investimentos. Para auxiliar empreendimentos de todos os portes, uma ferramenta de CRM é uma excelente opção.
Isso porque plataformas como essas geram leads automaticamente, com origem em ligações, e-mails, redes sociais e aplicativos de mensagens. Esses clientes em potencial podem oferecer novas oportunidades para a aquisição de receitas.
Além disso, um CRM apresenta relatórios em tempo real, permitindo que os gestores tenham um panorama sobre o desempenho de cada time de vendas. Dessa forma, é muito mais simples realizar uma previsão sobre os valores que entrarão no caixa. O que permite à empresa realizar um gerenciamento financeiro com muito mais precisão.
O que considerar antes de usar uma ferramenta para gerenciamento financeiro?
Existem diversos fatores que os pequenos empresários devem considerar antes de utilizar uma ferramenta para gerenciamento financeiro. São eles:
- Verificação de custos – Muitas dessas ferramentas são pagas. Portanto, o ideal é analisar quais são as prioridades do negócio e contratar aquela que melhor atenda a necessidade da empresa.
- Segurança – Independentemente se for uma plataforma paga ou gratuita, é fundamental certificar a segurança dela. Como muitas vezes serão compartilhados dados relevantes e confidenciais da empresa, é vital que a ferramenta seja a mais segura possível.
- Escala – Se um negócio está crescendo, não vale muito a pena economizar em uma plataforma que rapidamente não atenderá mais as necessidades da empresa. Por isso, é muito relevante escolher uma ferramenta que esteja alinhada com o momento e o planejamento da companhia.
- Nuvem – Hoje, não é recomendado a instalação de nenhum software para gerenciamento financeiro. As melhores soluções estão hospedadas na nuvem, e podem ser acessadas de qualquer lugar.