Quem não é segurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ou que nunca ouviu falar do termo Prova de Vida, deve estar se perguntando “prova de quê? Como assim provar que tá vivo?”. Mas o procedimento é bem comum, e deve ser feito todos os anos por pessoas seguradas pelo INSS.
Se você quer saber todos os detalhes sobre quando e como fazer essa comprovação, vem com a gente. Vamos te contar tudinho! Aqui, você vai encontrar informações sobre agendamento, aplicativos usados e o passo a passo do processo para fazer a prova de vida pelo celular.
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é a prova de vida do INSS?
A chamada Prova de Vida do INSS (também conhecida como “renovação de senha” ou “fé de vida”, para os mais íntimos) deve ser realizada todos os anos por pessoas que recebem benefícios do INSS, como pensão ou aposentadoria.
E, por mais estranho que pareça, o objetivo é esse mesmo: comprovar que está vivo para continuar recebendo o benefício. Essa é uma forma que o governo criou, em 2012, para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Quais foram as alterações na prova de vida devido à pandemia?
Antes da pandemia, os segurados realizavam a prova de vida indo diretamente ao banco onde recebiam o benefício. Pessoas impossibilitadas de se locomover podiam, também, solicitar a prova de vida domiciliar/hospitalar ou até mesmo indicar um procurador responsável. O mesmo recurso também poderia ser utilizado por quem estivesse fora do país, fosse portador de doença contagiosa ou tivesse mais de 80 anos.
Contudo, as regras de isolamento da pandemia levaram à suspensão da obrigatoriedade da prova de vida, em março de 2020. Agora, o governo federal anunciou a retomada do procedimento, que volta a ser obrigatório a partir de maio deste ano, com algumas mudanças.
Possibilidade de indicar um representante legal
Antes da pandemia, o INSS determinava que apenas o segurado realizasse a prova de vida e de forma presencial. A partir de agora, pessoas com mais de 60 anos podem enviar um representante legal, que deverá apresentar algum documento que comprove esse vínculo, como procuração, termo de tutela, curatela ou guarda.
Pessoas que estejam viajando, que são impossibilitadas de se locomover ou que sejam portadoras de doenças contagiosas também podem contar com um representante legal para fazer a atualização da prova de vida.
Ampliação da prova de vida digital
Em agosto do ano passado, o governo federal disponibilizou, para cerca de 500 mil beneficiários, a possibilidade de realizar a prova de vida digitalmente, por meio de aplicativos no celular. A novidade deste ano é que o projeto piloto foi ampliado para mais 5,3 milhões de beneficiários, o que permite que mais pessoas não precisem ir ao banco para realizar o procedimento.
Outra boa notícia é que, agora, a prova de vida digital pode ser feita utilizando apenas um aplicativo, o meu gov.br, e não mais dois aplicativos, como era antes, com a necessidade de uso do Meu INSS. O Meu INSS deve ser usado pelo segurado apenas para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.
Os beneficiários selecionados para participar desta nova etapa do projeto serão notificados pelo INSS por SMS e e-mail e direcionados para o aplicativo onde podem fazer o procedimento.
Outro ponto importante é que o INSS utiliza a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.
Como fazer a prova de vida digital?
A prova de vida pelo aplicativo meu gov.br utiliza leitura biometria facial. Ou seja, você comprova que está vivo por meio de fotos e selfies (capricha no penteado, hein?!). Para isso, é preciso usar um smartphone (celular) com câmera frontal — lembre-se de limpar a lente para a foto ficar bem nítida.
Confira o passo a passo:
- Baixe o Meu Gov.br (disponível no Play Store e na App Store);
- faça login utilizando seu CPF e senha no Meu Gov.br. Caso ainda não tenha uma senha, será possível fazer o cadastro;
- siga os passos apresentados na tela;
- registre a sua biometria facial (selfie) e autorize o uso para a prova de vida;
- tenha em mãos a CNH ou título de eleitor para informar a data de emissão do documento que utilizar para a comprovação da identidade.
- confira se a sua prova de vida foi realizada com sucesso.
Atente-se ao prazo
Como mencionamos mais acima, a realização da prova de vida volta a ser obrigatório a partir de maio deste ano. Por isso, se você é beneficiário do INSS, fique atento ao prazo que precisa cumprir para ficar com seu cadastro em dia.
Última prova de vida realizada: | Mês para realização da próxima prova de vida: |
até abril/2019 | até abril/2021 |
maio e junho/2019 | até maio/2021 |
julho e agosto/2019 | até junho/2021 |
setembro e outubro/2019 | até julho/2021 |
novembro e dezembro/2019 | até agosto/2021 |
janeiro e fevereiro/2020 | até setembro/2021 |
março e abril/2020 | até outubro/2021 |
Fonte: Caixa
Gostou deste conteúdo? Além de compartilhar com os amigos, faça seu cadastro e participe do Clube do Corre. Ao fazer parte dessa comunidade, você vai receber, toda semana, conteúdos que vão te manter informado sobre seus direitos e te ajudar a lidar melhor com seu dinheiro.